Entendendo Cartografia: Como Mapas Moldam Nosso Entendimento do Mundo
Os mapas são confeccionados e estudados pela cartografia assim como outros elementos cartográficos como plantas, cartas e croquis. No artigo a seguir explicaremos mais sobre essa ciência dedicada a desenvolver guias para a nossa compreensão do mundo.
Cartografia: a ciência que estuda e desenvolve mapas
A cartografia é uma ciência dedicada à representação do espaço geográfico através da análise e confecção de mapas ou cartas. Porém, é importante ressaltar que essa ciência não se restringe aos mapas, também conta com outros produtos cartográficos como plantas, croquis e o globo terrestre.
Por meio de diversas técnicas, a cartografia possibilita reproduzir o espaço ou parcelas do espaço. Também é possível representar alguns dos aspectos do espaço em uma escala reduzida ou com mais detalhes.
Essa ciência também está associada à arte e se utiliza de algumas de suas técnicas. O conceito de cartografia aceito atualmente foi desenvolvido em 1996 pela Associação Cartográfica Internacional (AIC).
Funções da cartografia
A cartografia e os seus produtos, como os mapas, podem ter uma série de funções. Confira algumas delas abaixo:
- Localização de um determinado ponto referencial na superfície terrestre (desde continentes até cidades, bairros ou uma residência).
- Orientação no espaço e deslocamentos com mapas, bússolas ou GPS.
- Auxílio no estudo e entendimento de características do espaço físico como hidrografia, clima, relevo, entre outros.
- Obtenção de informações geográficas úteis para tomar decisões na esfera pública, gestão e planejamento.
Como nasceu a cartografia?
Desde tempos remotos, o ser humano tem a necessidade de conhecer o espaço que habita em detalhes, seja para fins de exploração ou ocupação. Existem registros muito antigos de mapas, datados de milhares de anos.
Um exemplo, é o mapa de Ga-Sur, um dos mais antigos já catalogados, foi datado como sendo do período entre 4500 a.C. e 2500 a.C.. Esse mapa foi encontrado no território da antiga Mesopotâmia e foi produzido pelos babilônios.
Representações tão antigas quanto essa foram encontradas na Ásia e em ilhas do Pacífico. Acredita-se que existam mapas ainda mais antigos do que esses em outras partes do planeta.
Grécia Antiga
A ciência cartográfica está baseada numa série de conhecimentos desenvolvidos na Grécia Antiga. Anaximandro de Mileto (611-547 a.C.) e Eratóstenes de Cirene (276-196 a.C.) foram essenciais para o desenvolvimento da cartografia.
Contudo, a maior contribuição foi de Claudio Ptolomeu (90-186 d.C.), autor da obra Geografia. O conteúdo foi dividido em oito volumes e apresenta conceitos usados até os dias de hoje como projeções cartográficas. Esse é um dos primeiros atlas de que se tem conhecimento.
Grandes Navegações
Outro período histórico de grande relevância para o desenvolvimento da cartografia foi o das Grandes Navegações. Mapas mais detalhados eram essenciais para uma navegação mais precisa. A obra de Gerhard Mercator (1512-1594) é um dos grandes destaques do período.
Em 1569, foi publicado o mapa-múndi de Mercator. O grande diferencial era a representação de paralelos e meridianos em linha reta formando ângulos de 90° entre si. A representação era feita por uma projeção cilíndrica. Essa projeção ainda é uma das mais utilizadas para confeccionar mapas.
Cartografia contemporânea: mapas auxiliando em nosso entendimento de mundo
As técnicas de confecção de mapas e outros produtos cartográficos avançaram consideravelmente no século XX. A aerofotogrametria teve grande relevância nesse desenvolvimento.
Basicamente, trata-se da captura de imagens da superfície terrestre através de uma câmera acoplada a um balão ou aeronave. Essa técnica foi criada no começo do século passado e contou com aperfeiçoamento durante as duas Guerras Mundiais.
Outros momentos marcantes para a cartografia contemporânea incluem:
- Desenvolvimento de satélites, em meados do século XX;
- Aprimoramento de sensores.
As imagens passaram a ser captadas com mais detalhes e se tornou possível também coletar informações de diversas localidades, como temperatura da superfície, por exemplo.
Tipos de cartografia
A cartografia é dividida, basicamente, em duas grandes áreas:
- Cartografia sistemática;
- Cartografia temática.
Cartografia sistemática
Esse ramo da cartografia tem como foco a representação das características físicas da superfície terrestre. É também conhecida como cartografia topográfica. Abrange informações de caráter genérico e por isso duradouras. A coleta e replicação se dá através de técnicas específicas.
Cartografia temática
Esse ramo da cartografia é dedicado à produção de mapas utilizando informações geográficas diversas. Não está restrito às dimensões físicas de uma área. É também conhecida como cartografia geográfica. Os seus produtos indicam a ocorrência de fenômenos sociais, econômicos, naturais e demográficos.
Conceitos de cartografia
Coordenadas geográficas
Consistem em valores numéricos que indicam a localização de um ponto ou objeto na superfície terrestre. A sua definição é feita com base nos valores da latitude e longitude que são indicadas, pelos paralelos e meridianos, respectivamente.
Projeção cartográfica
Representações da Terra em uma superfície plana. Tem como base uma rede composta por linhas imaginárias horizontais e verticais (paralelos e meridianos) dispostas perpendicularmente entre si. A sua classificação pode ser feita em relação a:
- Superfície de projeção (cilíndrica, plana, cônica);
- Propriedades (equidistante, conforme, equivalente).
Escala cartográfica
Proporção (relação numérica) entre as dimensões de uma superfície de acordo com a representação no mapa e as suas reais dimensões. A medida é feita de forma linear. Por exemplo, uma escala de 1:250.000 expressa que cada centímetro do mapa é equivalente a 250.000 cm ou 2,5 km da superfície do terreno.
Mapas
Essas representações gráficas apresentam, em escala reduzida, a superfície terrestre ou uma parte dela sobre um plano. Também podem representar algumas informações geográficas específicas, nesse caso são mapas temáticos.
Gostou de saber mais sobre a cartografia e os mapas? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!