Garimpo ilegal e suas consequências
O garimpo ilegal é um grande problema ambiental e social com que o Brasil precisa lidar há muito tempo. No artigo a seguir, explicaremos o que é garimpo e como essa atividade de extração de recursos minerais pode ser prejudicial para o meio ambiente.
O que é garimpo ilegal?
O garimpo consiste na atividade de extração de recursos minerais como ouro, por exemplo, de solos ou cursos d’água. Essa atividade pode ser realizada individualmente ou por cooperativas usando técnicas manuais ou maquinários, como retroescavadeiras e dragas.
O garimpo ilegal está relacionado a contaminação por mercúrio e ao aumento do desmatamento da floresta amazônica. O crescimento dessa prática à margem da lei, no Brasil, está impondo riscos às comunidades tradicionais, como ribeirinhos e indígenas.
Qual é o objetivo do garimpo?
Essa atividade tem como objetivo a obtenção de minerais com valor comercial para sua venda. O ouro é o principal tipo de metal extraído através do garimpo. De acordo com a legislação brasileira, a extração de alguns minerais é legalizada. Trata-se de minerais classificados como garimpáveis, dentre eles estão: quartzo, diamante, feldspato e mica.
Como o garimpo é feito?
A atividade do garimpo é realizada em áreas em que há a presença de minerais metálicos ou não metálicos que possuam valor comercial. Tais minerais são encontrados comumente em terras:
- Com depósitos fluviais (aluvião);
- Com fragmentos de minerais que sobraram após o intemperismo e erosão (eluvionares);
- Com depósitos secundários.
Devido a isso, é comum haver a instalação de garimpos próximos a áreas com cursos d’água.
O advento das máquinas
Por algum tempo, o garimpo foi descrito como um trabalho manual. No entanto, o avanço da tecnologia culminou na criação de maquinários como tratores de esteira, retroescavadeiras hidráulicas, dragas e pás carregadeiras. Isso contribui para o aumento da velocidade do trabalho na área a ser explorada.
As máquinas são usadas para resolver e sugar o material do fundo dos rios. Em seguida esse material passa por um processo de filtragem para fazer a separação do mineral. Em seguida a água é devolvida ao leito do rio, esse processo pode resultar em impactos negativos.
Consequências do garimpo
A atividade do garimpo contribui para diversas transformações na dinâmica espacial e socioeconômica de áreas em que se desenvolve. Dentre as consequências estão afetar diretamente o modo de vida das populações e comunidades que moram nessas áreas. Os povos tradicionais, como os indígenas, são bastante impactados.
Há o registro de invasões e disputas de terras nas regiões em que o garimpo avança, especialmente quando a atividade é ilegal. Um exemplo dessa situação é a exploração realizada nas Terras Indígenas brasileiras.
O garimpo ainda tem papel determinante para a degradação do meio ambiente. As intervenções realizadas para a garimpagem geram desequilíbrio de ecossistemas, gerando ameaça constante à biodiversidade local. Os danos ao meio ambiente podem resultar em problemas para a saúde do ser humano.
Impactos ambientais causados pelo garimpo
A alteração profunda da paisagem natural pode levar ao comprometimento da estrutura física do relevo assim como da integridade de outros elementos. O resultado é uma série de danos ao meio ambiente.
Podemos citar como principais impactos a poluição e contaminação das águas dos rios por metais pesados como o mercúrio, por exemplo. Abaixo listamos outros impactos do garimpo ilegal que comprometem o meio ambiente.
- Desmatamento;
- Turbidez das águas;
- Assoreamento de rios e mudanças no seu leito;
- Poluição dos solos.
Contaminação por mercúrio
Certamente a contaminação das águas por mercúrio é uma das consequências mais danosas do garimpo ilegal. Pode comprometer a saúde humana dos próprios garimpeiros. O mercúrio é um metal pesado altamente tóxico usado no garimpo para formar amálgamas e assim obter ouro presente na água.
Depois da extração, a água e os resíduos são despejados novamente na água. Esse processo leva à contaminação dos cursos d’água e dos solos. O mercúrio impacta na flora e na fauna dos rios e seu entorno.
Além disso, o consumo de peixes contaminados pelo homem gera diversos prejuízos para a saúde como câncer, doenças cardiovasculares, malformação congênita e problemas neurológicos.
O garimpo no Brasil
No Brasil, o garimpo é uma atividade econômica relevante que está associada com a interiorização da ocupação do território. O crescimento dessa atividade, atualmente, pode ser observada nos estados da região Norte como Amazonas, Pará e Roraima. O estado do Mato Grosso também vem apresentando crescimento.
De acordo com dados divulgados pelo MapBiomas, a área de garimpo, no Brasil, quase dobrou entre 2010 e 2021. Saltou de 99 mil hectares para 196 mil hectares. O dado mais alarmante é que esse crescimento se concentrou em áreas de terras indígenas. Essas populações são bastante afetadas pelo garimpo ilegal.
O garimpo ilegal representa ao menos um décimo da atividade garimpeira do Brasil. Ela é uma das principais formas de prejuízo ao meio ambiente. Avança sobre biomas como a Amazônia.
Agora você sabe mais sobre o garimpo ilegal. Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!