GPS: Conheça a história e seu funcionamento - Hexag Medicina
01/08/2024 Geografia

GPS: Conheça a história e seu funcionamento

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
GPS: Conheça a história e seu funcionamento

O uso do GPS é tão comum em nosso dia a dia que é até difícil nos imaginar sem ele, não é mesmo? Porém, nem todo mundo sabe que ele foi criado, na década de 1960, para uma finalidade diferente, ajudar nas guerras. Continue lendo para conhecer melhor a história desse importante sistema de localização. 

O que significa GPS?

O acrônimo GPS significa Global Positioning System, que em português significa Sistema de Posicionamento Global. Em linhas gerais, o GPS é um sistema eletrônico responsável por emitir coordenadas em tempo real para navegação civil ou militar

O sistema do GPS é alimentado com informações provenientes de outro sistema, esse composto de 24 satélites, chamado NAVSTAR. Este sistema de satélites está sob o controle do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD).

Origem do GPS

Com o nome de NAVSTAR (Navigation System with Timing and Ranging), o GPS foi criado na década de 1960, como um projeto militar dos Estados Unidos. Porém, somente em 1995, esse projeto foi concluído. O custo desse trabalho de pesquisa e desenvolvimento foi de US$ 10 bilhões para o governo norte-americano

O teste do NAVSTAR consistiu na tentativa de localizar submarinos utilizando satélites. A criação desse sistema tinha como objetivo tornar mais confiável o processo de entrega de armas. 

Outro objetivo por trás desse projeto, era que o GPS fosse um sistema único e eficiente para que não existissem outros sistemas de navegação. Na criação desse aparelho, havia o desejo de que ele fosse usado somente pelo exército dos Estados Unidos. 

Outros usos do GPS:

  • Para monitoramento de explosões nucleares que violavam os tratados relacionados às armas atômicas. 
  • Para a orientação de mísseis de última geração. 

Conheça a história do GPS

O GPS foi criado pelos Estados Unidos. No entanto, foi a União Soviética quem iniciou os estudos sobre o desenvolvimento de um sistema de navegação por satélite. Em 1957, com o satélite Sputnik I, teve início o estudo de localização por meio de satélites. 

Após realizar vários estudos, a União Soviética concluiu que o Sputnik I emitia ondas para a superfície terrestre. Ao combinar com as coordenadas geográficas, era possível determinar uma localização. Porém, os Estados Unidos colocaram seu projeto em prática primeiro. Esse passo foi dado para sair na frente da União Soviética, na Guerra Fria. 

Como funciona o GPS?

O sistema de GPS está dividido em três partes:

  • Parte espacial;
  • Parte controladora;
  • Parte utilizadora.

Parte espacial

Essa parte do sistema consiste em um conjunto de 24 satélites dos Estados Unidos que se encontram espalhados entre 6 planos orbitais. Os satélites se encontram a 20.200 km de altura da Terra, a cada 12 horas, eles circundam a Terra. 

Parte controladora

Essa parte é formada pelas estações terrestres e tem como função monitorar e manter os satélites da parte espacial. 

Parte utilizadora

Essa parte consiste nos receptores que recebem o sinal emitido pelos satélites que fazem o cálculo da posição e hora no momento. 

Sendo assim, as estações terrestres são responsáveis por controlar os satélites que enviam sinais contendo diversas informações como, as coordenadas geográficas. Os GPS nos receptores são os que recebem esses sinais, eles estão sob o controle de pessoas.

Como o exército utiliza o GPS

Os satélites possuem um código de identificação de 1 a 32, supostamente esse código é aleatório. Esses equipamentos emitem sinais com:

  • 01 código geral (CA);
  • 01 código de precisão (P);
  • Informações de data, hora e mês.

Esses dados são recebidos pelo receptor. A diferença entre o uso civil e o militar é que no primeiro caso é recebido apenas o código CA, em apenas uma frequência. Já os militares recebem os dois códigos, em duas frequências, ou seja, tem mais precisão. 

Algo interessante de mencionar é que o DoD envia uma interferência proposital se o aparelho de GPS foi usado por terroristas. Além disso, elétrons livres na ionosfera atrasam também a transmissão do sinal atrasando os dados recebidos pelos civis. Os militares possuem um relógio atômico que oferece precisão quase perfeita. 

Concorrentes do GPS

Atualmente, o GPS é o sistema de navegação mais conhecido do mundo, no entanto, ele não é o único que existe. A Rússia, por exemplo, possui um sistema chamado Glonass. Por sua vez, a China vem trabalhando há algum tempo em um projeto chamado Compass. Na Europa, há um sistema que está sendo implementado, o Galileo. 

Quanto mais sistema de navegação existirem, melhor, pois o GPS tem informações limitadas quando se trata de uso civil. Se houver uma guerra, a emissão de sinal pode se tornar ainda menor ou até inexistente. 

Uso do GPS para os civis

No universo militar, o GPS possui grande importância, mas não é diferente no âmbito civil. As pessoas utilizam esse sistema de navegação para não se perder. O GPS vem sendo utilizado em diferentes áreas. 

Na publicidade, os dados de localização do usuário são analisados pelas empresas para conhecer os seus consumidores. É possível saber quais locais visitam, onde passam entre outras informações. Há empresas especializadas em análise de perfil do consumidor para uma comunicação mais efetiva da marca. 

Gostou de conhecer mais sobre o GPS? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!

Retornar ao Blog