Linha do Equador: qual é a função?
A linha imaginária que divide a Terra, horizontalmente, em dois hemisférios é chamada de Linha do Equador. Essa linha é o paralelo de 0°, ou seja, a base para a definição das latitudes. Latitudes referem-se à distância em graus de qualquer ponto da superfície da Terra em relação à Linha do Equador. Continue lendo para saber o que é essa linha e qual é a sua função.
O que é a Linha do Equador?
A Linha do Equador é uma linha imaginária que divide, horizontalmente, a Terra em dois hemisférios: Norte e Sul. Essa linha é a maior circunferência horizontal do planeta. Com extensão de 40.075 km passa por 13 países, incluindo o Brasil.
Uma curiosidade é que em vários lugares em que essa linha passa tem um monumento para ela. Como já mencionamos, a Linha do Equador é o marco zero para determinar as latitudes. Trata-se do paralelo de latitude de 0°.
Onde a Linha do Equador está localizada?
Essa linha imaginária está situada exatamente na parte central do planeta Terra. A Linha do Equador atravessa os seguintes continentes: América, Ásia, África e Oceania.
Os 13 países atravessados por esse paralelo são: Equador, Brasil, Colômbia, Gabão, São Tomé e Príncipe, República Democrática do Congo, República do Congo, Quênia, Somália, Uganda, Indonésia, Kiribati e Maldivas.
Extensão da Linha do Equador?
Essa linha imaginária possui extensão de 40.075 km, encontra-se na região mais larga do planeta. Possui raio equatorial de aproximadamente 6378 quilômetros.
Qual é a função da Linha do Equador?
Uma das funções básicas dessa linha imaginária é dividir o planeta em dois hemisférios idênticos. Os nomes dos hemisférios dizem respeito à sua posição, sendo:
Hemisfério Norte – Também chamado de Boreal ou Setentrional;
Hemisfério Sul – Também chamado de Austral ou Meridional.
Mas, além dessa função, a Linha do Equador serve de referência para determinar as latitudes. Por esse motivo, é demarcado como o paralelo de 0°. Latitude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre à Linha do Equador. Nos dois hemisférios, as latitudes são medidas até 90°. Os valores aumentam gradativamente quanto mais longe se está da Linha do Equador.
A Linha do Equador é determinante para estabelecer coordenadas geográficas. Também faz a demarcação da região do planeta que recebe maior incidência de luz solar durante o ano. Quanto mais perto da Linha do Equador mais quente.
Para que a Linha do Equador pode ser usada?
Confira abaixo algumas finalidades para que essa linha imaginária pode ser utilizada:
– Para estudar a distribuição do calor no planeta e os fenômenos climáticos e atmosféricos;
– Para entender as diferentes zonas climáticas do planeta, essa linha é usada como referência para estabelecer as localizações e definir as nomenclaturas.
A Linha do Equador no Brasil
O Brasil está no grupo de 13 países que tem seu território atravessado pela Linha do Equador. Em nosso país, o paralelo 0° passa somente por estados da Região Norte, sendo eles: Amazonas, Roraima, Pará e Amapá.
Dentre as capitais brasileiras, somente Macapá (Amapá) é “cortada” pela linha imaginária. Outra curiosidade é que dentre as capitais do nosso país, somente Boa Vista (Roraima) está totalmente no Hemisfério Norte.
Paralelos e Meridianos
Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas sobre a superfície terrestre. Dessa forma, compõem um sistema cartográfico que possui diferentes objetivos, incluindo determinar as coordenadas geográficas.
Paralelos
Os paralelos estão dispostos horizontalmente sobre a superfície do planeta de maneira que cada um forma um círculo completo. A Linha do Equador é o paralelo central, por isso recebe a medida de 0°, partindo dele, é possível realizar a contagem das latitudes. Outros quatro paralelos que se destacam são:
– No Hemisfério Norte:
Trópico de Câncer (23º27’) e Círculo Polar Ártico (66º33’);
– No Hemisfério Sul:
Trópico de Capricórnio (-23º27’) e Círculo Polar Antártico (-66º33’).
Meridianos
Meridianos são linhas traçadas verticalmente sobre a superfície da Terra. Cada meridiano forma um semicírculo com o mesmo tamanho. O principal meridiano é o Meridiano de Greenwich (0°), ele divide o planeta em Hemisfério Ocidental (ou Oeste) e Hemisfério Oriental (ou Leste).
Os meridianos têm como função fazer a medição das longitudes. A contagem vai de 0° a 180°. A Linha Internacional de Data (mediano de 180°) é também chamada de Antimeridiano de Greenwich. Outra importante função dos meridianos é ajudar a delimitar os fusos horários, um sistema de padronização da contagem das horas no mundo.
Qual a relação da latitude e da longitude com a Linha do Equador?
O sistema de coordenadas geográficas é formado pela combinação das latitudes e longitudes. Esse sistema é crucial para a localização de um referencial sobre a superfície do planeta.
As latitudes dizem respeito à medida em graus da distância entre um ponto qualquer e a Linha do Equador. No Hemisfério Norte (N), as latitudes variam até 90° e no Hemisfério Sul (S) variam até -90°.
Por sua vez, as longitudes dizem respeito à distância em graus de um ponto qualquer em relação ao Meridiano de Greenwich (0º). Localidades do Hemisfério Leste (L) são referenciadas por números positivos e as localidades do Hemisfério Oeste (O) por números negativos. Para determinar exatamente a localização de um ponto é necessário ter uma medida de latitude e uma medida de longitude.
A Linha do Equador tem diversas funções como pudemos acompanhar ao longo do artigo!