O que é meio ambiente? - Hexag Medicina
09/10/2020 Geografia

O que é meio ambiente?

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
O que é meio ambiente?

Falar em meio ambiente parece algo muito comum, já que estamos acostumados a aprender sobre ele desde os primeiros anos na escola. Mas quando falamos em Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibular, vale a pena ficar atento a tópicos mais específicos que podem ser abordados na prova. 
 
Se você ainda não sabe o que estudar sobre esse tema, não se preocupe. Preparamos este artigo para explicar o que é meio ambiente e a quais pontos devemos ficar atentos na hora de estudar para o vestibular. Continue a leitura e confira!

O que é meio ambiente?

Popularmente falando, pensamos em meio ambiente como uma floresta ou qualquer região com árvores, animais, corpos d’água como rios, lagos, etc. Todos esses elementos estão, na verdade, inseridos no meio ambiente. Então, para conceituar melhor, podemos usar a definição que está na legislação brasileira: é um “conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.

Como se preparar para o vestibular

Segundo o professor de Biologia do Hexag, Heider Mendonça Andrade, os principais tópicos relacionados ao meio ambiente nos vestibulares são ecologia, que estuda a relação dos seres vivos entre si e com o meio ambiente, e os problemas ambientais. “Neste aspecto, os vestibulares querem que os alunos compreendam como se estabelecem as diferentes relações ecológicas e qual a importância de mantermos o meio ambiente equilibrado”, explica. 
 
Além disso, entender os problemas ambientais e quais são os seus impactos no equilíbrio do meio ambiente também são aspectos recorrentes nas provas. Temas como aquecimento global, eutrofização, bioacumulação e magnificação trófica, poluição (ar, água e solo), problemas com o lixo, desmatamento, redução de habitats, diminuição de biodiversidade e medidas mitigadoras tem sido muito abordados.

Problemas ambientais

Neste artigo, vamos abordar alguns dos problemas ambientais que vale a pena estudar para as provas, confira abaixo. 

Aquecimento global

O aquecimento global refere-se ao processo de aumento da temperatura do planeta devido às massivas emissões de gases que intensificam o efeito estufa. Uma das consequências é o derretimento das calotas polares, causando a elevação do nível dos oceanos. Tem ainda o risco de desertificação de determinadas regiões, alteração do regime das chuvas, escassez de água potável, entre outros.

Poluição 

Entende-se por poluição uma ação do ser humano, direta ou indiretamente, de introduzir substâncias ou energia no meio ambiente que venham a provocar efeitos danosos à saúde humana e à natureza. Os tipos de poluição mais comuns são do ar, da água e do solo. 
 
Quando falamos de poluição atmosférica nos referimos à contaminação do ar por gases, partículas sólidas, líquidos em suspensão, material biológico ou energia, de forma que podem causar um impacto ao meio ambiente ou à saúde humana. Eles são emitidos por diversas fontes, como fábricas, automóveis, queimadas, entre outros. Alguns dos impactos dessa poluição são o aquecimento global, que é responsável pela degradação dos ecossistemas, e a potencialização das chuvas ácidas.
 
A poluição hídrica pode abordar o depósito de rejeitos ou a contaminação de água dos rios, lagos, córregos, nascentes, mares e oceanos. Podemos citar como responsáveis por esse tipo de poluição as indústrias, o setor agrícola e esgotos domésticos. Os efeitos desses poluentes são os mais diversos, como a transmissão de doenças, o desaparecimento da biodiversidade e dos ecossistemas aquáticos
 
Sobre a poluição do solo, podemos citar o acúmulo de lixo sólido, como embalagens de plástico, papel e metal, e de produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas.

Desmatamento

Um dos maiores problemas ambientais, o desmatamento é a eliminação total ou parcial da cobertura vegetal de uma região. As atividades agrícola e pecuária são responsáveis pela maior parte de desmatamento no mundo, mas também podemos atribuir essa questão à urbanização e à exploração comercial de madeira. Algumas das consequências são a perda da biodiversidade, a colaboração para o aquecimento global, a exposição do solo à erosão e a desertificação.

Lixo

A grande quantidade de lixo gerado nas cidades tem sido um problema ao meio ambiente principalmente pelo descarte incorreto. Entre os principais impactos podemos citar a contaminação do solo e da água, o mau cheiro, enchentes, deslizamento de encostas e o aumento no número de incêndios causados pelos gases gerados pelo lixo em decomposição. 

Como diminuir os impactos ambientais

Ações individuais e coletivas podem colaborar para a diminuição dos impactos no meio ambiente. Algumas das coisas que podem ser feitas são o replantio de florestas em áreas desmatadas, redução do consumo desenfreado de bens materiais, separação e descarte adequado do lixo, economia de água e utilização de produtos biodegradáveis. 
 
Agora você já sabe o que é meio ambiente e quais são os principais tópicos para acrescentar em seu plano de estudos. Se quiser mais dicas para obter o melhor desempenho no Enem e no vestibular, acesse o Blog do Hexag Medicina e confira nossos artigos. 

Retornar ao Blog