Início / Blog / Geografia / O que é PIB e como ele é calculado?

O que é PIB e como ele é calculado?

Responsive Image

Você sabe o que é PIB e para que ele serve? Este termo que sempre aparece nos noticiários e nas aulas de Geografia é um indicador importante na economia do país, isso significa que é um assunto essencial para estudar na sua preparação para o Enem e o vestibular
 
Por isso, preparamos este artigo explicando o que é o PIB, para que ele serve e como este tema pode cair nas provas. Confira!

O que é PIB

PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, um dos principais indicadores econômicos usado para medir o nível de atividade econômica de um país ou de uma região em um determinado período, geralmente um ano, um semestre ou um trimestre. Ele apresenta a soma de todas as riquezas (bens e serviços) produzidos. 
 
Ao avaliar o PIB de uma região, é possível entender a dinâmica econômica daquele lugar, seu possível crescimento e diagnosticar possíveis problemas. 

Fatores importantes para o PIB

Existem alguns fatores que influenciam o PIB de uma região, um deles é o consumo da população. Conforme as pessoas compram, o PIB cresce. De modo contrário, se gastam menos, o PIB cai. 
 
O consumo é maior dependendo do salário e dos juros. Quando o juros é menor, as pessoas compram mais. Quando o juros é alto e o salário é baixo, as pessoas deixam de consumir. 
 
As empresas também têm influência no PIB conforme movimentam a economia ao investir em máquinas, expansão de atividades, contratação de trabalhadores, entre outras coisas. 
 
Temos ainda os gastos do governo. Por exemplo, ao investir em uma obra, como a construção de uma estrada, o governo contrata operários, compra materiais de construção e realiza gastos que elevam a produção geral da economia. Podemos citar ainda as exportações, que trazem dinheiro para o país. 

Como o PIB é calculado

A forma mais comum de calcular o PIB é pela ótica da produção, ou seja, somando o valor de todos os bens e serviços finais que foram produzidos na região avaliada. Os valores são medidos pelos bens e serviços finais, isso significa que não é contabilizado o uso da matéria-prima. Na produção de uma cadeira, por exemplo, não se leva em consideração a madeira utilizada, apenas o valor do produto final. É feito dessa forma para evitar que alguns produtos sejam contabilizados mais de uma vez. 
 
Outra maneira de calcular o PIB é pela ótica de renda, em que são somadas todas as remunerações com base nos salários, juros, aluguéis e lucros distribuídos. Para ficar mais fácil de entender, vamos a um exemplo. Considere que uma pessoa foi à padaria e comprou um pão. Ao fazer isso, ela pagou pelo serviço do padeiro, pelos custos da padaria e pela farinha de trigo, neste cálculo você pode acrescentar também os custos da produção de farinha (produtor de trigo, operários, etc). Por fim, o valor do pão equivale à soma da renda de todas as pessoas envolvidas na sua produção. 

PIB Nominal e PIB Real

O PIB Nominal corresponde ao cálculo que utiliza os preços correntes, ou seja, com base no ano em que o produto foi produzido e comercializado. Esse tipo de cálculo considera a variação no preço de acordo com a inflação ou deflação. 
 
O método mais usado pelos economistas, no entanto, é o PIB Real, que faz o cálculo com base nos preços constantes. Os especialistas escolhem um período, geralmente o ano anterior, e utilizam os valores sem levar em consideração sua variação. 

PIB per capita

PIB per capita ou PIB por pessoa é uma forma de calcular o que cada pessoa teria do total de riquezas produzidas no território analisado. Esse cálculo é feito dividindo o PIB da região pelo número de habitantes. Ele pode ser usado, inclusive, para indicar o padrão de vida dos moradores.
 
Conforme sabemos, a população mundial continua crescendo e queremos que essas pessoas que vão chegar ao mundo tenham um padrão de vida tão bom ou melhor que o da geração atual. Para avaliar se isso é possível, os analistas verificam o PIB per capita. Se o PIB cresce menos do que a quantidade de pessoas que nasce, o PIB per capita cai, demonstrando que a renda por pessoa está menor. 

PIB Brasileiro

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é responsável por calcular o PIB do Brasil todos os anos. Avaliando o segundo trimestre de 2020, foi divulgado que o PIB caiu 9,7% no segundo trimestre de 2020 (comparado ao primeiro trimestre de 2020), na série com ajuste sazonal. Em relação a igual período de 2019, o PIB caiu 11,4%. Ambas as taxas foram as quedas mais intensas da série, iniciada em 1996. 
 
Agora você já sabe o que é PIB, para que ele serve e como ele é calculado. Quer ficar por dentro de outros assuntos sobre Enem e vestibular? Acesso o Blog do Hexag Medicina e confira nossos artigos!

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Sobre o autor

user

Comentários

Responsive Image

Bitnami