O que é taxa de mortalidade?
A taxa de mortalidade é um tema recorrente nas questões de Geografia de provas do Enem e vestibulares. Diz respeito ao número de mortes em um determinado período de um ano em uma determinada localidade.
Essa taxa tem grande relevância para analisar os índices de violência, crescimento da população, acesso à saúde, entre outros. O cálculo dessa taxa é feito a partir de dados obtidos em pesquisas do IBGE. Continue lendo para saber mais.
Afinal, o que é taxa de mortalidade?
O indicador conhecido como taxa de mortalidade é calculado através da multiplicação do número de óbitos por 1000 e posterior divisão do valor pela quantidade de habitantes de uma cidade ou país.
Para que fique mais claro, daremos um exemplo, imagine que a cidade X, que tem 10.000 habitantes, apresentou 50 mortes no espaço de tempo de um ano. A taxa de mortalidade dessa cidade é de 5%. A partir desse dado, se identifica que morrem cinco pessoas a cada mil habitantes por ano.
Esse indicador permite compreender outros aspectos da vida em diferentes territórios. Uma cidade em que há elevada taxa de óbitos não é muito atraente para investidores, por exemplo. Por meio desse indicador é possível ainda fazer análises referentes ao crescimento da população, somando a outras taxas. Falaremos mais sobre essas outras taxas abaixo.
O que é taxa de natalidade?
A taxa de natalidade nada mais é do que a quantidade de bebês nascidos vivos no espaço de tempo de um ano. Nessa equação se descarta o número de crianças nascidas mortas ou que vieram a óbito após o parto.
O cálculo é feito com a multiplicação do número de nascimentos por 1000 e posterior divisão pelo número de habitantes.
O que é crescimento vegetativo?
Consiste na diferença entre as taxas de natalidade e mortalidade no espaço de tempo de um ano. Esse indicador é usado para a verificação da transição demográfica em uma determinada região, permitindo analisar aspectos gerais da população.
Através desse dado é possível constatar, por exemplo, que a cidade está crescendo rapidamente se houver taxa de natalidade superior à de mortalidade. Se as taxas estiverem perto, chega então a estabilidade.
O que é taxa de fecundidade?
É um indicativo relacionado à estimativa de filhos por mulher no período fértil. Os países europeus apresentam, de maneira geral, baixa taxa de fecundidade, isso demonstra que há maior envelhecimento da população.
Nos países subdesenvolvidos, essa taxa costuma ser mais elevada, pois as nações mais desenvolvidas tendem a ter um melhor planejamento familiar e métodos contraceptivos.
Devemos observar que quanto mais filhos um casal tem, mais dificuldades terá no decorrer da vida por conta dos custos com alimentação, educação, transporte, saúde, entre outros. Em países ricos, as mulheres tendem a priorizar o estudo e o trabalho, a gravidez fica em segundo plano.
O que é densidade populacional?
Outro conceito de grande relevância, a densidade populacional consiste na divisão do número de habitantes pela área. Dessa forma, se há muito espaço e poucos habitantes, se tem uma pequena densidade populacional.
Esse cenário é relativamente comum em países desenvolvidos. Os países em desenvolvimento tendem a ter alta densidade populacional, ou seja, tem elevadas taxas de natalidade, mortalidade e fecundidade.
Taxa de mortalidade: países desenvolvidos e subdesenvolvidos
Países desenvolvidos apresentam, geralmente, baixa taxa de mortalidade, uma vez que o governo oferece políticas públicas de auxílio às necessidades, como medicamentos e vacinas. Quando a qualidade de vida é uma realidade, a expectativa de vida é elevada. O saneamento básico está disponível para todos, assim como a educação.
Nos países subdesenvolvidos, por sua vez, existe elevada taxa de mortalidade, especialmente devido a problemas sanitários, miséria, violência, entre outros. Uma consequência é que a população vive menos. A vida se torna mais difícil e competitiva.
Taxa de mortalidade infantil
A taxa de mortalidade infantil contribui para definir as políticas públicas direcionadas à infância. Esse indicador diz respeito à quantidade de crianças que vem a óbito antes de completar um ano de idade.
Esse índice é definido a cada mil crianças nascidas vivas, isto é: o número de óbitos no primeiro ano de vida é multiplicado por 1.000 e dividido então pelo número de nascimentos.
Dessa forma, é possível saber qual é a taxa de mortalidade infantil a cada mil crianças nascidas vivas no período de um ano. O Brasil teve índice de 12,4 em 2019, esse é o 94° maior do mundo. Embora tenha ocorrido avanço significativo em relação ao passado, ainda não é o ideal. A taxa de mortalidade infantil no Brasil em 1940 era de 146,6.
Taxa de mortalidade no Brasil
No decorrer dos últimos anos, a taxa de mortalidade no Brasil vem apresentando queda. No ano 2000, essa taxa era de 9,37 para cada 1.000 habitantes. Atualmente, esse número é de 6,7. Essa queda, porém, foi menos significativa ao ser comparada à taxa de natalidade.
As melhorias nesse quesito são resultantes especialmente da entrada da mulher no mercado de trabalho e o aumento da cobertura de programas de saúde que atuam na conscientização de medidas contraceptivas.
A taxa de mortalidade e as doenças
O Brasil apresenta alta taxa de mortalidade especialmente por seu elevado número de casos de doenças não transmissíveis e pela violência dos centros urbanos. O Ministério da Saúde aponta que as principais causas de óbitos no Brasil são diabetes, câncer, doenças respiratórias e do aparelho digestivo.
Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a taxa de mortalidade dará um salto quando forem analisados dados a partir de 2020.
A taxa de mortalidade é um importante indicativo. Aproveite para navegar pelo blog do Hexag Medicina para conferir mais conteúdos informativos como este!