O que estuda a geografia urbana?
A geografia urbana é uma área de estudo que faz parte do campo da geografia humana. Seu foco é a compreensão e análise das cidades e do espaço urbano como um todo. No artigo a seguir você poderá entender melhor o que essa área do conhecimento geográfico estuda e sua importância.
O que é a geografia urbana?
O ramo da Geografia dedicado ao estudo das cidades e do espaço urbano recebe o nome de geografia urbana. Dentre seus enfoques de estudo estão:
- A produção, reprodução e organização do espaço urbano;
- Processo de urbanização;
- Hierarquia urbana;
- Segregação socioespacial nas cidades;
- Metropolização;
- Mobilidade urbana.
Os temas da geografia urbana são recorrentes em provas do Enem e de vestibulares, uma vez que são essenciais para compreender as relações entre a sociedade e o meio.
O que a geografia urbana estuda?
A geografia urbana é um ramo do conhecimento geográfico focado em analisar e compreender os fenômenos resultantes da ação humana sobre o meio urbano. Também se ocupa de entender como os fluxos de informações, capitais, pessoas e mercadorias acontecem e impactam na organização e reorganização do espaço.
Os principais assuntos de estudo da geografia urbana são:
- Urbanização;
- Urbanização brasileira;
- Hierarquia urbana;
- Problemas ambientais urbanos;
- Metropolização;
- Macrocefalia urbana;
- Mobilidade urbana;
- Segregação socioespacial;
- Violência urbana;
- Gentrificação do espaço urbano;
- Pobreza urbana.
Os assuntos citados nesta lista têm em comum alguns conceitos-base da geografia urbana. Apresentaremos abaixo mais detalhes sobre esses conceitos.
Conceitos importantes da geografia urbana
Espaço urbano
O espaço urbano consiste no espaço construído, alterado e reordenado através da ação dos agentes sociais. Nesses espaços há concentração de grandes populações e são formados por casas, prédios e edificações em que vivem essas pessoas.
Paralelamente, essas pessoas desenvolvem atividades que se relacionam com o trabalho e reprodução do capital como produção industrial, serviços e comércio. As cidades se desenvolvem no espaço urbano.
Urbanização
É o fenômeno descrito como ampliação do espaço urbano. Caracteriza-se pelo aumento do espaço físico das cidades e do crescimento populacional.
Cidade
Consiste no espaço físico constituído pela concentração de edificações e pessoas. Equivale à materialização da ação social que produz o espaço urbano. Cidades se caracterizam pelo:
- Tamanho da sua população;
- Concentração da infraestrutura;
- Serviço e atividades desenvolvidas e ofertadas nelas.
Os limites de uma cidade são definidos através do chamado perímetro urbano.
Município
Um município é uma das divisões administrativas de um território. O governo do município é realizado pela prefeitura formada pelo prefeito, vice-prefeito e vereadores. O município tem a sua sede na cidade.
Metrópole
É uma cidade que está em um grau de desenvolvimento elevado. Nas metrópoles há grande diversidade de atividades, serviços e instituições. Por esse motivo, as metrópoles têm influência sobre um conjunto de outras cidades ou uma região.
Região metropolitana
É um ordenamento territorial formado por um conjunto de cidades interligadas a uma cidade central (equivalente à metrópole).
Conurbação
Junção de áreas de duas ou mais cidades. É um processo bastante comum em regiões metropolitanas.
Megalópole
Uma área de adensamento urbano que se forma através da expansão e alinhamento de duas ou mais regiões metropolitanas.
Rede urbana
Consiste na integração de um conjunto de cidades em variadas escalas territoriais e que se dá através de diferentes fluxos estabelecidos entre elas. Esses fluxos podem ser de pessoas, capitais, informações, serviços e mercadorias.
Qual é a importância da geografia urbana?
Os estudos da geografia urbana são essenciais para entendermos o espaço em que estamos inseridos e a forma como ele se transforma. Através de reflexões e dos conceitos principais trabalhados por esse campo de estudo podemos desenvolver um olhar crítico aos fenômenos das cidades.
Através da geografia urbana adquirimos ferramentas para compreender a relação que temos com o espaço urbano como agentes de produção e modificação do mesmo. É uma forma de nos inteirar sobre a dinâmica das cidades em nosso país e no mundo.
É uma área do conhecimento geográfico que nos permite refletir acerca de questões essenciais como a urbanização, a mobilidade urbana e a segregação socioespacial. A relevância da geografia urbana se estende também para o campo prático observando temas e conceitos do planejamento e da gestão urbana.
A geografia urbana e a geografia humana
As ações exercidas pelo ser humano sobre o meio é o que leva a construção das cidades e reprodução do espaço urbano. Por esse motivo, a geografia urbana é parte de um ramo bem mais amplo da ciência geográfica, a chamada geografia humana. Seu estudo é focado na compreensão das dinâmicas humanas que acontecem no espaço geográfico.
Resumo sobre geografia urbana
- A geografia urbana é um ramo da geografia humana;
- Tem como foco o estudo das cidades e das dinâmicas relativas ao espaço urbano;
- Seus conceitos básicos são: cidade, espaço urbano, metrópole, urbanização e rede urbana;
- Esse campo de estudo nos permite compreender o meio em que estamos inseridos e nosso papel na produção e reprodução do espaço urbano.
Gostou de saber mais sobre a geografia urbana? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!