18/05/2022 Geografia

Quais as principais características geográficas da América do Norte?

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Quais as principais características geográficas da América do Norte?

A porção setentrional do continente americano recebe o nome de América do Norte, trata-se de um “subcontinente”. No entanto, ele possui a sua própria placa tectônica. Nesse continente estão os seguintes países: Estados Unidos, México, Canadá e Groenlândia. Continue lendo e conheça mais sobre as características geográficas desse subcontinente. 

América do Norte: aspectos geográficos gerais

A América do Norte possui extensas cadeias montanhosas, como as Montanhas Rochosas (que integram as Cordilheiras Ocidentais) e os Montes Apalaches. Possui três regiões de planícies, a primeira delas é a planície na costa do Atlântico. A segunda é a planície Central e, por fim, a terceira é o que se chama de “Escudo Canadense”.

No tocante à hidrografia, se destacam o rio Mississípi (que atravessa o território dos Estados Unidos de norte a sul) e o rio Grande no território mexicano. O Canadá, por sua vez, se destaca por ter muitos lagos, para se ter uma ideia o país possui dois milhões de lagos. Isso constitui 7,6% do seu território. Alguns desses lagos se encontram em estado de permafrost (lagos glaciais).

América do Norte: conhecendo os países

Confira a seguir mais informações sobre os países que constituem a América do Norte. 

Canadá

O Canadá é o segundo maior país do mundo, possui área total de 9.984.670 km2. Possui fronteira com os Estados Unidos ao sul e noroeste. A população canadense é constituída de descendentes de franceses, ingleses, holandeses e espanhóis. O país possui uma federação de dez províncias e três territórios. Seu código político tem como base a Democracia Parlamentar de uma Monarquia Constitucional.

Estados Unidos

Os Estados Unidos é um país formado por cinquenta estados e um Distrito Federal. A nação é uma República Constitucional. Fazem parte desse país vários territórios no Caribe e no Pacífico. A sua população é formada por imigrantes, em grande parte do Reino Unido

México

Trata-se de uma República Constitucional Federal com território de quase 2 milhões de quilômetros quadrados. O México é o quinto maior país do continente americano, sua área total é de 1.964.380 km2

Groenlândia

O território da Groenlândia pertence à Dinamarca e consiste na maior ilha do planeta.

América do Norte: economia

A região de maior prosperidade econômica da América do Norte é a região dos Grandes Lagos, constituída por: Nova York, Detroit, Filadélfia e Baltimore (Estados Unidos), Montreal e Toronto (Canadá). Nessa região está concentrada a maior parte do ferro e do carvão do continente. Também é onde estão situadas as maiores indústrias pesadas. 

Ainda que tenha um clima bastante gélido, o extremo norte do continente vem atraindo um número cada vez maior de moradores. Essas pessoas vão para a região de olho nos centros mineiros de ouro e urânio.

Lá também há florestas de pinheiros, abetos e lariços que são usados para produzir rayon, papel e lenha. Planícies cobertas por trigo de origem norte-americana e canadense podem ser encontradas ao sul dessas florestas. 

Algodão, tabaco e frutas como laranjas são produzidos nas bacias férteis dos rios Missouri e Mississipi, nos Estados Unidos. O país também possui grande produção de milho em suas terras férteis nas planícies. Florestas e fazendas da Colúmbia Britânica estão situadas na costa ocidental, assim como poços de petróleo e as vastas plantações de algodão da Califórnia. 

Além disso, há excelentes resultados com a criação de gados ovinos e suínos, tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá. Porém, é o gado bovino que entrega a maior produtividade no sudeste canadense e nas regiões sudeste, noroeste e central dos Estados Unidos. 

O interior do México conta com poços de petróleo e minas de prata, inclusive o país é o maior produtor dessa matéria-prima. Essa região possui ainda outras riquezas como cobre, zinco e ouro. 

América do Norte: fauna, flora e clima

A América do Norte possui uma fauna bastante rica com diversas espécies, como ursos polares, renas, alces, raposas e focas. Esses animais são encontrados nas regiões meridionais.

Nas demais regiões, como a pradaria central americana, são encontrados animais como o puma, o cervo e o bisão. Os desertos possuem animais como répteis, roedores e coiotes. Já nas florestas estão concentrados animais esquilos, aves e cobras.

Na flora o destaque fica para a tundra na região do Canadá, a floresta de coníferas e a taiga mais ao sul, assim como as estepes e pradarias ao centro do subcontinente. No norte mexicano a vegetação encontrada é típica de deserto. 

As regiões mais ao norte do Canadá e Alasca têm o clima mais frio e o solo passa o ano todo coberto de neve. Ao sul dos Estados Unidos e México há desertos como o Deserto de Sonora no sudoeste do subcontinente e o Deserto do Vale da Morte nos Estados Unidos. Uma grande diversidade de cenários. 

Gostou de conhecer mais sobre a geografia da América do Norte?

Retornar ao Blog