Conheça e entenda sobre as coordenadas geográficas e rosa dos ventos - Hexag Medicina
05/03/2024 Geografia

Conheça e entenda sobre as coordenadas geográficas e rosa dos ventos

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Conheça e entenda sobre as coordenadas geográficas e rosa dos ventos

Conhecer os conceitos de coordenadas geográficas e rosa dos ventos é importante para entender questões práticas relativas à geolocalização. No artigo a seguir explicaremos ambos os conceitos e a relação que eles têm entre si. 

O que são coordenadas geográficas?

Trata-se de um sistema de localização baseado em linhas imaginárias traçadas sobre o plano terrestre. Através dessas linhas (paralelos e meridianos) é possível definir com precisão a localização de um ponto na superfície do planeta. A coordenada geográfica é um referencial obtido através da intersecção (cruzamento) dessas linhas.

Conheça as coordenadas geográficas

Acima, explicamos que as coordenadas geográficas são obtidas através da intersecção entre um paralelo e um meridiano. A partir desse cruzamento podemos ter dois tipos de coordenadas: latitude e longitude. 

Latitude

  • Consiste na distância, medida em graus, de qualquer ponto da superfície do planeta até a Linha do Equador
  • A Linha do Equador é o ponto inicial de contagem das latitudes, ou seja, é o paralelo de 0°. 
  • As latitudes são medidas horizontalmente, podem ter sentido norte-sul ou sul-norte.
  • Latitudes variam de 0° a 90° nos dois hemisférios. 
  • Ao escrever uma latitude é necessário indicar a que hemisfério ela pertence. 
  • Latitudes do norte (N) positiva e latitudes do sul (S) negativas (tem o sinal – antes do valor). 

Longitude

  • Trata-se da distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até o Meridiano de Greenwich.
  • O Meridiano de Greenwich tem valor de 0° por ser o ponto de partida.
  • Longitudes são medidas sempre no sentido leste-oeste ou oeste-leste. 
  • Longitudes variam de 0° a 180° nos dois hemisférios. 
  • É necessário indicar a qual hemisfério a longitude pertence, assim como no caso das latitudes. 
  • Longitudes do leste (L) são positivas e longitudes do oeste (O) são negativas (tem o sinal – antes do valor). 

Essas coordenadas geográficas devem ser expressas em: graus (°), minutos (‘) e segundos (“).

O que são paralelos?

Os paralelos consistem em linhas imaginárias traçadas horizontalmente sobre o plano terrestre. Essas linhas completam uma volta sobre o globo. O nome “paralelo” se deve ao fato de que são linhas paralelas ao Equador.

A Linha do Equador é o ponto de partida dos paralelos e divide o globo em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul. Os paralelos são menores conforme se afastam do Equador e se aproximam dos polos. A principal função dos paralelos é a de medir as latitudes. 

Paralelos notáveis

A Linha do Equador é o principal paralelo, mas além dele existem outros paralelos notáveis que são usados como referência. Uma das funções desses paralelos é a de demarcar zonas térmicas da Terra. Confira abaixo quais são esses paralelos que se destacam: 

  • Círculo Polar Ártico: 66º33’ N.
  • Trópico de Câncer: 23º27’ N.
  • Trópico de Capricórnio: 23º27’ S.
  • Círculo Polar Antártico: 66º33’ S.

O que são meridianos?

As linhas imaginárias traçadas verticalmente sobre o globo terrestre recebem o nome de meridianos. Os meridianos descrevem um meio círculo e se encontram nos dois polos do planeta. Todos os meridianos têm o mesmo tamanho e sua principal função é a de determinar as longitudes. 

O Meridiano de Greenwich é o principal meridiano, ele é usado como referência para o sistema de coordenadas geográficas e contagem de fusos horários. Esse meridiano possui valor de 0°. 

Fusos horários

Os fusos horários consistem em faixas de 15° de longitude em que todas as localidades inseridas apresentam o mesmo horário. Quanto mais distante de Greenwich (a leste) mais adiantada é a hora. Quanto mais perto de Greenwich (a oeste) mais atrasada é a hora. 

Linha Internacional da Data (LIT)

Outro importante meridiano é a Linha Internacional da Data (LIT) que possui valor de 180°. Esse meridiano é relevante por ser considerado como o antimeridiano de Greenwich, pois está na posição oposta. 

Localização das coordenadas geográficas

Para determinar a localização de um ponto no espaço é necessário identificar o cruzamento de um paralelo e um meridiano. Essas linhas imaginárias indicam, respectivamente, latitude e longitude. 

Alguns instrumentos e equipamentos cartográficos, analógicos ou digitais, podem ser usados para fazer essa localização desse ponto no espaço. Dentre os itens que podem ser usados estão mapas, escalímetros, GPS de navegação, réguas, aplicativos entre outros. 

O que são pontos cardeais?

Os pontos cardeais são referências do espaço empregadas para localizar um lugar ou um objeto na superfície do planeta. Eles têm grande relevância para a precisão das informações. Juntamente, com as coordenadas geográficas, os pontos cardeais auxiliam na localização da posição de um referencial no espaço e nos deslocamentos nele. 

Há quatro pontos cardeais:

  • Norte (N);
  • Sul (S);
  • Leste (L);
  • Oeste (O). 

Além dos pontos cardeais existem os pontos colaterais e subcolaterais que permitem ter mais precisão na localização. 

O que é a rosa dos ventos?

A rosa dos ventos nada mais é do que a representação gráfica dos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. Essa é uma figura bastante conhecida na cartografia. A partir do desenho da rosa dos ventos, uma pessoa pode identificar a sua localização relativa em qualquer ponto da superfície do planeta.

Também é possível, com o auxílio dessa representação gráfica, realizar deslocamentos simples e complexos. A rosa dos ventos está presente em documentos cartográficos como mapas e cartas. É um elemento obrigatório em bússolas. 

Gostou de saber mais sobre coordenadas geográficas e a rosa dos ventos? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!

Retornar ao Blog