13/01/2022 Geografia

Significado de Latitude e Longitude

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Significado de Latitude e Longitude

Os conceitos de latitude e longitude são essenciais dentro da cartografia e se relacionam com as linhas imaginárias do Equador e do Meridiano de Greenwich. Trata-se basicamente das coordenadas ou posicionamento geográfico de um determinado ponto na Terra.

É um conceito essencial para a compreensão de diferentes conteúdos da área de Geografia. Continue lendo para entender mais sobre o tema.

Latitude e Longitude: o que precisamos saber

Para compreender os conceitos de latitude e longitude, é importante considerar que a Terra gira em torno de um eixo. Esse eixo consiste em uma linha imaginária, a Linha do Equador, que cruza o planeta assim como os pólos geográficos. Trata-se de um paralelo de zero grau, que é o maior entre todos os paralelos.

A definição da latitude depende da referência que está sendo utilizada. Por sua vez, a longitude é medida em graus, de 0 a 180 para leste ou oeste, a partir do meridiano de Greenwich. Não há uma localização inicial oficial para marcar essa longitude. 

O que é Latitude e Longitude?

Os conceitos de latitude e longitude são bastante relevantes porque facilitam descobrir o posicionamento e endereçamento de qualquer lugar da superfície terrestre. Conhecendo os valores de latitude e longitude de um lugar é possível determinar as suas coordenadas geográficas. 

Latitude 

Latitude consiste em um ângulo estabelecido entre o Equador e um ponto previsto. Trata-se de uma coordenada geográfica ou geodésica específica na esfera. Os pontos do Equador apresentam latitude geográfica igual a 0°. Pontos localizados no norte do Equador apresentam latitudes maiores do 0° e variam até 90°, essa é a latitude do pólo geográfico norte. 

Os pontos localizados ao sul do Equador também variam entre 0° e 90°, a latitude do pólo geográfico sul. Perpendicularmente ao eixo principal da Terra são traçadas linhas imaginárias, os paralelos da Terra. Os paralelos recebem nomes distintos devido à demarcação provocada em algumas zonas de iluminação solar.

Paralelos da Terra

Confira a seguir outros paralelos além da linha do Equador:

Trópico de Câncer

Esse paralelo está localizado ao norte da linha do Equador e é também conhecido como Trópico do Caranguejo. Sua relevância está no fato de que delimita as zonas equatorial e subequatorial norte. Diz respeito à declinação mais setentrional da elíptica solar para o Equador celeste. Essa linha geográfica é imaginária e está localizada na latitude 23,4372° Norte.

Trópico de Capricórnio

Trata-se de um paralelo localizado ao sul do Equador terrestre, sendo um dos cinco principais círculos de latitude marcados nos mapas do planeta. Faz a delimitação da zona tropical sul e consiste em um limite do solstício, uma declinação mais meridional da elíptica do sol sobre o Equador celeste. 

Círculo Polar Ártico

Esse paralelo está situado no hemisfério norte e consiste em círculos polares. Trata-se de linhas definidas pelos pontos de interseção entre a superfície do planeta e uma reta imaginária que passa pelo centro da Terra, posicionando-se sempre perpendicularmente ao plano eclíptico. 

Círculo Polar Antártico

Esse paralelo está situado no hemisfério sul. Consistem em linhas definidas através dos pontos de interseção entre a Terra e uma reta imaginária que passa pelo centro do planeta, perpendicularmente ao plano eclíptico. 

Longitude

Longitude consiste no ângulo entre o meridiano que passa em um determinado lugar e o meridiano de Greenwich. A medida da longitude é feita de 0° a 180° para leste ou para oeste de Greenwich. Utiliza-se por convenção sinais negativos para as longitudes a oeste e positivo para o leste. 

A longitude possibilita a delimitação dos meridianos, linhas imaginárias traçadas paralelamente ao eixo principal do planeta. Teoricamente, os meridianos não possuem uma meta inicial, pois todos apresentam o mesmo tamanho, sendo semelhantes a um semicírculo. No século XIX, Greenwich foi determinado como o meridiano principal. 

Esse conceito contribui na identificação da posição de pontos da Terra e funciona como um referencial para os fusos horários. Há variação de fuso horário a cada faixa de 15°. Os paralelos e meridianos são obtidos através do ajuste entre os valores da latitude e longitude. Também permite criar coordenadas geográficas utilizadas para a distinção e referência das posições da Terra.

Rotação da Terra

Rotação é o movimento realizado pela Terra em torno do seu próprio eixo de oeste para leste. É devido ao movimento de rotação que existem os dias e as noites. 

Fuso horário

Fusos horários ou zonas horárias são as vinte áreas nas quais a Terra é separada e que apresentam a mesma explicação de tempo. Os fusos são alinhados com os meridianos das longitudes, sendo múltiplos de 15°.

Contudo, esses modelos podem ser bastantes irregulares devido às fronteiras nacionais dos países e devido a questões de esfera política. Porém, os fusos horários contribuíram para diminuir consideravelmente os problemas de divergência de horário em diferentes partes do planeta. 

Gostou de conhecer os significados de latitude e longitude?

Retornar ao Blog