Entenda o conceito de transcontinentalidade - Hexag Medicina
24/02/2023 Geografia

Entenda o conceito de transcontinentalidade

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Entenda o conceito de transcontinentalidade

A transcontinentalidade diz respeito a países localizados em dois continentes, sendo chamados de “nações transcontinentais”. No artigo a seguir explicaremos mais a respeito desse conceito e da divisão do planeta em continentes. 

Transcontinentalidade: entenda o conceito

Antes de explicar o conceito de transcontinentalidade é interessante apresentar o conceito de continente. Um continente consiste numa porção de terra cercada pelo(s) oceano(s).

Há milhões de anos existia somente um continente chamado Pangeia. No decorrer do tempo, as placas tectônicas (porções de terra) foram se separando. Essa divisão resultou em seis continentes: 

  • América;
  • África; 
  • Europa; 
  • Oceania;
  • Ásia; 
  • Antártida (ou Antártica)

A América está dividida em três:

O que é transcontinentalidade?

Uma nação transcontinental é um Estado nacional cujo território está localizado em mais de um continente. As definições podem variar conforme o critério:

  • Geográfico;
  • Político;
  • Econômico;
  • Cultural.

Um exemplo de transcontinentalidade é o da Rússia, aproximadamente 75% da sua população assim como seu centro econômico e histórico estão na Europa. Contudo, o seu território está localizado majoritariamente no continente asiático. 

Critérios

De acordo com critérios mais estritos, uma nação transcontinental é um estado cujo território se estende por mais de um continente. Um estado insular é considerado transcontinental quando o arquipélago está dividido por mais de um continente. 

Contudo, as partes não contíguas do território não são consideradas. Então não se considera para o critério de transcontinentalidade possessões ultramarinas, colônias e dependências como Guiana Francesa, Melilha, Guame, Gibraltar, Ceuta, Havaí e Socotorá. 

Países transcontinentais na Europa e Ásia

Os continentes europeu e asiático possuem muitas características geográficas em comum. Inclusive em alguns casos são considerados um único continente: a Eurásia. Porém, a Europa é uma entidade geográfica a parte, consiste num tipo de península gigante da Ásia. 

Confira quais são os países transcontinentais da Europa e da Ásia: 

Azerbaijão

Segundo as definições que consideram as montanhas do Cáucaso como a fronteira entre os continentes, o Azerbaijão possui uma pequena porção de território na Europa. 

Cazaquistão

Uma pequena parte do seu território está localizada na Europa. Essa área é pequena em relação ao seu território total, mas equivale ao território da Alemanha. 

Rússia

Considera-se parte da Europa, uma pequena porção do território russo. A Rússia é o maior país do mundo. 

Turquia

Uma parte pequena do seu território está localizada na Europa, a região da Trácia. A cidade de Istambul é considerada bicontinental por estar localizada na Europa e na Ásia. 

Armênia e Chipre

Geograficamente pertencem à Ásia, porém, são considerados parte do continente europeu devido a questões históricas e culturais. 

Geórgia

Segundo algumas definições que consideram as montanhas do Cáucaso como a fronteira entre os continentes, a Geórgia tem uma parte na Europa. 

África

A linha mais utilizada como definição de fronteira do continente africano é a do istmo do Suez ao longo do Canal do Suez. Seguindo essa lógica, a península do Sinai é geograficamente asiática e o Egito um país transcontinental. 

No extremo norte de Marrocos, há duas cidades autônomas espanholas: Melilha e Ceuta. Elas são consideradas entraves fronteiriços. 

As Américas

A fronteira entre a América do Norte e a América do Sul é definida de forma distinta, mas normalmente ela é apontada como ao longo do Istmo do Panamá. Uma linha de demarcação utilizada habitualmente é aquela que acompanha os limites das bacias hidrográficas nas Montanhas Darrien. 

Há, porém, quem defenda que a divisória é feita pelo Canal do Panamá. Assim o Panamá teria território nos dois continentes americanos. O Panamá é geralmente incluído na lista de países da América Central. Consideram-se critérios geopolíticos e geofísicos para isso. 

A América é considerada um único continente em algumas culturas. Desse ponto de vista, a América do Sul, a América do Norte e a Central seriam subdivisões do continente americano (subcontinentes). 

A França é tecnicamente um país transcontinental se considerarmos os seus departamentos de ultramar: Guadalupe, Martinica e Guiana Francesa. Eles possuem o mesmo estatuto que os departamentos metropolitanos (europeus). 

Ásia e Oceania

A Indonésia é um arquipélago de grande porte que pertence à Oceania e à Ásia, por isso é transcontinental. A linha de Wallace é usada como fronteira geológica e zoológica. Contudo, é possível, alternativamente, fazer a divisão conforme a definição de Melanésia. Assim se considera a língua, cultura, história entre outros.

Geralmente, a Indonésia é apontada como um estado do Sudeste Asiático e então somente asiática. O Timor-Leste é colocado algumas vezes como parte da Oceania por ficar a leste da linha da Melanésia. 

Porém, as Nações Unidas o colocaram como parte do bloco do “Sudeste Asiático”. Nem sempre a Oceania é entendida como continente. A Austrália é considerada, às vezes, como sendo continental. 

Lista das nações geograficamente transcontinentais

Ásia e Europa

  • Armênia;
  • Azerbaijão; 
  • Cazaquistão; 
  • Chipre; 
  • Geórgia; 
  • Rússia; 
  • Turquia. 

Ásia e África

  • Egito. 

Ásia e Oceania

  • Timor-Leste;
  • Indonésia. 

Gostou de saber mais sobre o conceito de transcontinentalidade? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!

Retornar ao Blog