Afinal de onde vêm as línguas? - Hexag Medicina
10/03/2022 História

Afinal de onde vêm as línguas?

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Afinal de onde vêm as línguas?

Você já parou para pensar de onde vêm as línguas? Trata-se de uma questão curiosa e que gera uma investigação no mínimo interessante. Essas considerações ganham outra proporção quando analisamos as semelhanças existentes entre algumas línguas faladas em partes distantes do mundo. Continue lendo para saber mais sobre a origem das línguas.

De onde vêm as línguas?

Basta um pouco de atenção para identificar que existem semelhanças entre o espanhol e o português, certo? Essas similaridades linguísticas podem ser identificadas entre outros idiomas. Apesar das línguas não serem iguais, permitem que os falantes se comuniquem com eficiência. 

Também é válido perceber que alguns idiomas que, aparentemente, não têm relações entre si, possuem palavras iguais ou muito parecidas. Um exemplo disso é o dinamarquês, alemão, inglês e holandês. Tais fatos não resultam de coincidências e sim da existência de uma origem comum.

A ciência responsável pelo estudo das origens das línguas e das suas similaridades é a linguística. A área não se restringe a essas questões, porém, conta com inúmeros profissionais com essa especialidade. Essa área de investigação da língua identificou a existência de uma língua-mãe. Basicamente, se trata de uma língua que originou todas as outras. 

A partir da análise de similaridades entre idiomas distantes, como alemão, inglês, português e sânscrito, os especialistas em linguística perceberam uma possível origem comum. Há um modelo apenas aproximado de língua-mãe, no entanto, esses estudos ainda estão em desenvolvimento. 

Proto-indo-europeu

Os cientistas da área da linguística denominaram a língua-mãe de proto-indo-europeu. A partir das pesquisas empreendidas, estima-se que essa língua era falada há aproximadamente 6 mil anos no continente asiático. A partir do proto-indo-europeu surgiu a maior família linguística existente chamada de indo-europeu.

O latim se originou do indo-europeu. A língua portuguesa, por sua vez, é originária do latim. Seguindo essa lógica de raciocínio podemos entender que os brasileiros falam uma língua originária do indo-europeu. Nessa família estão incluídos também o espanhol, o italiano e o francês. 

Nesse tronco linguístico estão inseridas línguas diferentes da nossa, como o russo, grego, alemão e o armênio. Nos dias atuais, praticamente a metade da população mundial – cerca de 3 bilhões de pessoas – é falante de idiomas que derivam do indo-europeu. 

Como as línguas nascem?

O conceito de língua diz respeito ao conjunto de signos linguísticos organizados conforme as suas particularidades. Para ter o status de idioma é necessário que esse conjunto esteja presente em textos de ampla circulação. Caso isso não aconteça, a denominação passa a ser de dialeto. Lembrando que uma língua nova surge a partir de outra língua que já existe. 

Em alguns casos, idiomas distintos são misturados, dando origem a outra língua com elementos de ambos, mas diferente deles. Podemos exemplificar através do latim. As línguas românicas se originaram desse idioma. A expansão do Império Romano foi essencial para o surgimento dessas línguas, incluindo o português. O latim era usado em diferentes áreas do continente europeu nesse período.

Porém, ao longo desse processo não foi realizada a divulgação de uma gramática linguística. Com o passar do tempo e a diminuição do poder do Império Romano, o chamado “latim vulgar” se difundiu em diferentes regiões. Foi assim que nasceram 10 línguas diferentes.

Isso poderia acontecer novamente?

Acima explicamos como novas línguas surgiram a partir da difusão do chamado “latim vulgar”. Mas, será que esse fenômeno poderia acontecer nos dias atuais? Atualmente, o idioma dominante é o inglês. No mundo todo há pessoas que conhecem a língua inglesa e a utilizam para se comunicar. 

Porém, mesmo com o reconhecimento das regras de uso da língua, existe um caso de fragmentação. O inglês falado na Índia vem chamando a atenção dos linguistas. O idioma nesse país é falado de uma forma única. Pode acontecer de em algum momento o inglês da Índia se tornar uma nova língua pelo tanto de diferenças que acumula. 

Como nasceu a língua inglesa?

O inglês não deriva do latim, ou seja, não é uma língua românica. Esse idioma se originou do ramo germânico que chegou até a Grã-Bretanha por meio dos povos da Holanda, Alemanha e Dinamarca. 

Os povos costumavam se comunicar através de dialetos como o saxão antigo e o anglo-frísio, que ajudaram a dar origem ao inglês. Apesar das semelhanças de palavras entre o inglês, alemão, dinamarquês e holandês, as gramáticas são bem diferentes.

Como nasceu o chinês?

A origem da língua chinesa remonta a pré-história, tendo como base dialetos como o cantonês. Foi em 1949 que a língua foi oficialmente constituída sendo derivada do que era falado em Pequim. 

Como nasceu o grego?

A língua grega se originou a partir de diversos dialetos da península Balcânica no século 8 a.C.. Uma curiosidade é que o grego foi o primeiro idioma internacional. É usado em algumas línguas para compor nomes científicos e algumas palavras. 

Como nasceu o japonês?

O idioma nasceu por volta do século 3, nas regiões leste e sul do arquipélago japonês. Há três sistemas de escrita desse idioma: hiragana, katakana e kanji (ideogramas chineses). Exatamente por isso que os japoneses que não falam chinês conseguem compreender bastantes coisas da língua. 

Como nasceu o árabe?

Datam do século 5 os primeiros registros escritos em árabe da Península Arábica. O idioma foi desenvolvido a partir de um alfabeto próprio. O povo persa (Irã) adotou o mesmo alfabeto algum tempo depois. Essa língua levou ao desenvolvimento da civilização islâmica em 22 nações. 

Como nasceu o latim?

Em meados do século 7 a.C., na região do Lácio (região em que Roma foi fundada), nasceu o latim. Essa língua expandiu seu alcance junto com o crescimento do Império Romano, dando origem a outras 10 línguas. Trata-se do idioma oficial do Vaticano e em todas as línguas modernas encontramos palavras em latim. 

Agora você sabe de onde vêm as línguas! 

Retornar ao Blog