Arte e história: saiba qual é a relação entre esses dois campos do conhecimento
Arte e história são dois campos de conhecimento profundamente entrelaçados. Ao longo de sua existência, o ser humano buscou diferentes formas de expressão que extrapolam a simples busca pela sobrevivência. Civilizações se sucederam desenvolvendo suas próprias formas de expressão. Continue lendo e saiba mais!
Arte e história: dois campos de conhecimento essenciais para o ser humano
Analisando a história da humanidade é possível perceber que a nossa existência não está limitada à obtenção de meios para garantir a sobrevivência. Ao longo dos séculos, diferentes civilizações se estabeleceram e encontraram formas de expressão que vão além da mera busca por sobrevivência.
Há uma série de produções, de tempos distintos, que ultrapassam a mera busca pela satisfação de necessidades imediatas. Por trás dessas produções e eventos está a necessidade de expressar uma forma de encarar a vida e entender o mundo.
No decorrer do tempo, essas expressões passaram a ser nomeadas como “arte”. Há muitos conceitos para arte, mas um dos mais aceitos é:
“Toda e qualquer manifestação que permita ou pretenda revelar a forma do ser humano encarar o mundo que está à sua volta.”.
Porém, o lugar da arte pode ser variado e nem sempre ter as mesmas funções em culturas diferentes. Inclusive, há que se observar que o campo da expressão artística, para alguns povos, esteve intimamente relacionado a questões religiosas ou políticas.
O papel da arte para nos contar a história do mundo
Alguns estudiosos consideram que a arte tem um papel fundamental no que diz respeito a nos revelar dados como crenças, valores, costumes e modos de agir de um povo. Aquele que se dispõe a tentar interpretar uma obra artística visa relacionar as evidências perceptíveis com algum traço do momento em que a obra foi desenvolvida.
Adotando esse viés, o intérprete direciona um olhar histórico para a obra e procura decifrar o que o artista tentou dizer com a sua produção. Uma conclusão a que se pode chegar é que a arte seria um simples reflexo do tempo em que o artista viveu.
No entanto, não devemos nos prender à ideia de que a arte meramente expressa os valores do seu tempo. Por exemplo, é bastante limitador acreditar que a arte do século XVI tem somente a função de expressar aquilo que a sociedade pensava nesse período. O estudo da arte é muito amplo e complexo para ficar preso nessa premissa.
Ponto de vista
As obras de arte nos permitem observar diferentes períodos da história sob o ponto de vista daqueles que viveram efetivamente naquele tempo. O exercício de olhar para uma obra buscando conhecer o seu tempo histórico é bastante rico, pois contribui para ampliar seu conhecimento.
Ter um referencial é fundamental para compreender porque determinados eventos ocorreram. Esse entendimento dos motivos que levaram à concretização de um determinado evento, é essencial para o estudo da história. Por meio das obras de arte isso se torna muito mais fácil e possível.
Tempo e diálogo
Aqueles que se interessam pelo estudo da História da Arte podem perceber que nem todas as manifestações claramente “artísticas” eram vistas dessa forma em seu tempo. O autor das obras pode nem ter sido reconhecido por sua “arte” entre os seus contemporâneos.
Ao focar no trabalho de um artista podemos observar que as suas obras não refletem somente o tempo em que ele viveu, mas também dialogam com esse período. É possível estabelecer uma relação entre aquilo que ele criou e sua forma particular de encarar o seu tempo.
Assim, a arte funciona como uma ferramenta que nos permite conhecer e refletir sobre a forma como as sociedades anteriores entendiam diferentes temas. Esse é um exercício muito interessante para podermos constantemente repensar as relações que estabelecemos em nossos grupos sociais.
Arte e História: a relação entre esses dois campos atualmente
Atualmente, há novas questões que vêm sendo abordadas pelo olhar histórico como:
- A forma como o público se apropria da obra;
- Os meios utilizados para difundir o conteúdo artístico;
- Trocas entre diferentes manifestações artísticas.
Esses são alguns dos caminhos que conduzem esse campo tão relevante do conhecimento atualmente. A arte nos oferece uma grande diversidade de perspectivas que nos faz compreender que uma única obra pode assumir diferentes sentidos. Então temos um amplo panorama de possibilidades de como ver um período específico.
A arte que está sendo produzida no presente com certeza ajudará a contar, no futuro, o que estava acontecendo. A expressão artística permite que pessoas fora do seu tempo de produção façam o exercício de se colocar naquele período. As questões mais importantes do recorte em questão se tornam muito mais evidentes.
Gostou de saber mais sobre a relação entre arte e história? Esses dois campos do conhecimento são essenciais para o ser humano. Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!