Conheça a história da Catedral de Notre Dame
A Catedral de Notre Dame é uma das catedrais mais conhecidas do mundo. Situada na Ilê de la Cité, ilha localizada no curso do Rio Sena, em Paris, levou quase duzentos anos para ser construída. Continue lendo para conhecer mais essa construção de arquitetura gótica que foi tragicamente atingida por um incêndio em 2019.
A Catedral de Notre Dame
A construção da imponente Catedral de Notre Dame levou quase duzentos anos para ser concluída. Conhecida por sua arquitetura gótica, a catedral fica localizada na Ilê de la Cité, ilha situada no curso do Rio Sena que passa pela capital francesa, Paris.
Por sua arquitetura e pelo fato de ter sido palco de uma série de acontecimentos relevantes, a catedral é um dos principais pontos turísticos da França. Em 2019, o edifício foi atingido por um incêndio que causou graves danos à sua estrutura.
A história da Catedral de Notre Dame
Em 1160, Maurice de Sully foi eleito como bispo de Paris e em 1163 determinou a construção de uma catedral mais ampla para a cidade. O nome “Notre Dame” foi escolhido em homenagem à Virgem Maria (em francês, Notre Dama significa “Nossa Senhora”).
Nesse período, Paris passava por intenso crescimento econômico e populacional. Contava com grande número de artesãos e mercadores, além de ser a capital dos reis capetíngios (também chamados de capetianos).
A localização
- O bispo sugeriu que a nova catedral fosse erguida no local em que ficava a antiga catedral.
- Registros históricos evidenciam que outros templos religiosos já existiram no local.
- Inclusive há evidências até mesmo da existência de um templo romano, possivelmente destinado a Júpiter no local.
- Algum tempo depois foi construído um templo cristão sobre o templo pagão.
- Essa primeira basílica homenageava Santo Estevão, um dos mártires da Igreja Primitiva.
- A igreja foi construída no modelo arquitetônico romano.
- Merovíngios e carolíngios reformaram a igreja posteriormente.
A construção
- No século XII, o já mencionado bispo de Paris decidiu pela construção de uma igreja maior do que a antiga.
- O bispo decidiu que a nova igreja seria construída no estilo arquitetônico em voga no período, o gótico.
- O início do trabalho de construção se deu entre os dias 24 e 25 de março de 1163.
- O evento de lançamento da pedra fundamental da catedral contou com a presença do Papa Alexandre III e do rei da França Luís VII, o Jovem.
A construção da catedral levou 182 anos para ser concluída. Confira abaixo as quatro grandes fases do processo:
- Primeira fase (1163-1182);
- Segunda fase (1182-1190);
- Terceira fase (1190-1225);
- Quarta fase (1225-1250).
Ao longo das quatro fases a estrutura básica da catedral foi construída. No século XIII, inclusive, a igreja já era frequentada. No século seguinte, algumas adequações foram realizadas como a instalação dos contrafortes no coro e o alargamento dos braços dos transeptos.
A construção dessa catedral apenas foi considerada concluída em 1345. No decorrer do tempo os nomes dos arquitetos que deram início a construção da catedral se perderam.
Catedral de Notre Dame na história
- Algumas estátuas da catedral de Notre Dame sofreram danos em uma revolta de huguenotes (calvinistas franceses) no século XVI.
- A catedral passou por algumas modificações ao longo do reinado de Luís XIV, o mais longevo dentre os reis absolutistas da França.
- No período da Revolução Francesa, a catedral deixou de ser o cenário das missas católicas para se tornar um templo do Culto à Razão (exaltação do homem).
- Em seguida, a catedral se tornou o local de Culto do Ser Supremo, uma nova religião criada por ordem do líder dos jacobinos, Maximilien Robespierre.
- O culto do Ser Supremo teve fim quando os jacobinos foram derrubados e seu líder, Robespierre, guilhotinado.
Pilhagem e desmonte
As transformações ocorridas durante a Revolução Francesa levaram a catedral a ser pilhada e ter algumas partes desmontadas. As estátuas dos grandes portais foram destruídas, assim como 28 estátuas de reis da galeria dos reis.
As estátuas representavam reis da Judeia e Israel, mas foram confundidas com estátuas de reis franceses. Durante o período revolucionário, a catedral chegou a ser usada como depósito.
Novamente igreja católica
A catedral voltou a ser usada como igreja católica a partir de 1801, quando Napoleão Bonaparte já governava a França. Em 18 de abril de 1802, foi realizada a primeira missa católica após a Revolução Francesa. Napoleão escolheu a catedral como local da sua coroação como imperador da França, em 1804.
A reforma da Catedral de Notre Dame
Num péssimo de estado de conservação, a catedral esteve a ponto de ser demolida no século XIX. As autoridades francesas cogitavam derrubar a igreja e usar as pedras para a construção de novas pontes na cidade.
Em 1831, o escritor francês Victor Hugo publicou o livro “Notre Dame de Paris”. Em 1844, com o grande sucesso da obra, o rei Luís Filipe I ordenou a restauração da catedral. A obra tornou essa catedral conhecida mundialmente e apresentou o estado precário em que se encontrava.
A Catedral de Notre Dame nos últimos anos
Um dos pontos turísticos mais visitados da França, a Catedral de Notre Dame, demandava uma série de reformas na primeira década deste século. Contudo, nem o governo do país e nem a Igreja Católica estavam dispostos a arcar com os custos da reforma.
Em 2017, a arquidiocese de Paris abriu um pedido de doações para a reforma. Durante as obras de restauração da catedral, no dia 15 de abril de 2019, um incêndio acometeu a construção.
O incêndio destruiu o telhado da catedral e derrubou uma torre. Atualmente, a catedral passa por uma reforma e está fechada. A estimativa é de que reabra para os fiéis em 2024.
Gostou de saber mais sobre a Catedral de Notre Dame? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!