Colonização mercantilista: entenda esse período - Hexag Medicina
28/07/2023 História

Colonização mercantilista: entenda esse período

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Colonização mercantilista: entenda esse período

A colonização mercantilista foi empreendida por nações europeias como Portugal, Espanha e Inglaterra. Esse processo foi determinante para o desenvolvimento econômico desses países durante o período de colonização do continente americano. Continue lendo para entender mais sobre o tema.

Colonização mercantilista: tudo o que você precisa saber

O conjunto de práticas econômicas utilizadas por países europeus, entre os séculos XV e XVIII, recebeu o nome de mercantilismo. Esse período foi marcado pela expansão marítima. O objetivo era manter a balança comercial favorável. 

Países como Portugal, Espanha e Inglaterra adotaram o modelo de colonização mercantilista, essencial para o desenvolvimento de suas economias. A seguir apresentaremos os tópicos mais relevantes sobre esse tipo de colonização. 

Mercantilismo: entendendo a balança comercial 

Para entender a lógica do mercantilismo iremos utilizar um exemplo. Imagine um país, essa nação é um grande mercado cujo abastecimento é feito por produtores locais. A riqueza desse mercado é medida através de metais preciosos. Então, todos os produtos são trocados por ouro e outros metais. 

Se surge a demanda por produtos que não são produzidos localmente, o mercado é obrigado a gastar o ouro que arrecadou com produtos estrangeiros. A determinação de uma balança comercial favorável ou desfavorável depende de uma comparação simples. 

Deve-se observar a diferença entre o que se arrecada com produtos locais e o que se gasta com produtos estrangeiros. Se o mercado vender mais produtos do que compra haverá superávit, isto é, a balança comercial estará favorável. 

Contudo, se gastar mais comprando produtos estrangeiros haverá um déficit, ou seja, a balança comercial desfavorável. Com esse exemplo pudemos entender o objetivo principal das nações que adotaram a colonização mercantilista. A ideia era fazer crescer as reservas de metais preciosos por meio do comércio internacional.

Características do Mercantilismo

Confira abaixo as principais características do mercantilismo: 

  • Estímulo da produção de manufaturados;
  • Acúmulo de reservas de metais preciosos (o que se chama de metalismo);
  • Intervenção na economia (o chamado intervencionismo); 
  • Proteção dos produtos nacionais (protecionismo);
  • Uso do Pacto Colonial. 

Vamos conhecer com mais detalhes essas características:

Produtos Manufaturados

Os produtos manufaturados têm valor agregado pelo trabalho aplicado a eles. A economia de países como Portugal, Espanha e Inglaterra investia na produção desses produtos para arrecadar mais do que gastava no mercado internacional. 

Um exemplo interessante é o das peças de roupas. Esses itens eram confeccionados a partir de matérias-primas de baixo valor como lã e algodão. A adição de mão de obra e tecnologia para transformar a lã em fio, o fio em tecido e o tecido na peça, agregam valor. Logo, a peça será comercializada por um valor superior ao da sua matéria-prima. 

Metalismo

O metalismo se baseava na doutrina bulionista que acreditava que uma economia saudável depende do acúmulo de metais preciosos como o ouro e a prata. Esses metais são considerados como riquezas não perecíveis. 

Uma curiosidade é que a palavra “bulionismo” vem do termo em inglês “bulion” que pode ser traduzida como “pequenos lingotes de ouro”. Esse período é marcado pela busca de jazidas de ouro em terras americanas nos países colonizados. 

Portugal e Espanha foram os países pioneiros na colonização do continente americano. Sendo assim, encontraram fontes de ouro antes de outros países que também adotaram práticas mercantilistas como Inglaterra, Holanda e França. 

Tornou-se comum que essas nações, que ficaram para trás, contratassem piratas (corsários) para saquear embarcações de transporte de ouro e prata. Os metais tinham grande importância nesse período. 

Intervencionismo

O objetivo central dos países que adotaram uma estratégia mercantilista era obter uma balança comercial favorável. Para alcançar esse objetivo, o Estado mercantilista podia intervir na economia. 

Grupos mercantis eram privilegiados, especialmente na realização do comércio com as colônias ou na redução dos impostos sobre produtos nacionais. Assim, teriam maior competitividade no mercado internacional. 

Protecionismo

Essa é outra forma de intervir na economia, mas que atinge os produtos estrangeiros. Os produtos importados são taxados para evitar que gerem concorrência para os produtos nacionais. Isso ainda evita a evasão de riquezas, reduzindo as reservas de metais preciosos. 

O Pacto Colonial

Essa foi a medida mais eficaz da colonização mercantilista. Os países europeus mais poderosos desse período se esforçaram para conseguir colônias, especialmente no continente americano. 

A subordinação política, jurídica, administrativa, tributária e militar das colônias em relação às metrópoles recebeu o nome de Pacto Colonial ou sistema colonial. Basicamente, as nações colonizadoras tinham o monopólio do comércio das suas colônias. 

Assim, esses países tinham mais facilidade de ter uma balança comercial favorável e acúmulo de metais preciosos. Foi um mecanismo empregado para concretizar o principal objetivo mercantilista. 

O mercantilismo português e espanhol

Ao longo do artigo apresentamos as principais características mercantilistas. Contudo, elas não foram aplicadas da mesma maneira em todas as nações. Espanha e Portugal podem ser entendidos como exemplos de fracasso econômico, pois não tiveram o mesmo desenvolvimento capitalista de países como França e Inglaterra. 

Contudo, o início da empreitada dos países ibéricos na colonização mercantilista foi bastante promissor. O principal ponto é que essas nações não investiram a riqueza acumulada nesse período no seu desenvolvimento industrial. Como a Inglaterra, por exemplo. 

As economias portuguesa e espanhola passaram a ter dificuldades com o declínio da extração de metais preciosos nas colônias, no século XVII. A economia dessas nações passou a ser dependente da exportação de matérias-primas enquanto importava produtos com mais valor agregado de outras nações. 

Agora você conhece mais sobre a estratégia de colonização mercantilista. Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!

Retornar ao Blog