13/08/2020 História

Conceito de socialismo – O que você precisa saber para o vestibular

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Conceito de socialismo – O que você precisa saber para o vestibular

É muito comum confundir o significado de socialismo e comunismo. Os dois regimes político-econômicos possuem similaridades, mas não são a mesma coisa. Entender como cada um funciona e quais são as suas características é fundamental para não fazer confusão na hora da prova
 
“Os vestibulares costumam cobrar um olhar crítico dos candidatos, por isso, é importante entender todos esses sistemas e diferenciar capitalismo, socialismo, comunismo e, inclusive, Estado de bem-estar social”, explica o professor Rogério Lagreca, de Sociologia. 
 
Se você está em dúvida sobre algum destes termos acima, fique tranquilo. Neste artigo, vamos explicar o que é cada um, confira!
 

O que é Socialismo

 
O socialismo defende que, para que haja igualdade entre o povo, o poder dos meios de produção devem ser centralizados no Estado. Neste caso, todas as empresas, serviços de educação, saúde e transporte são estatais. 
 
Ao invés de buscar o lucro e incentivar a competição de mercado, as empresas devem preocupar-se em oferecer produtos e/ou serviços de qualidade à população. 
 
Os trabalhadores desempenham sua função normalmente e recebem salários semelhantes a de seus amigos, parentes e vizinhos, de modo que um não tenha mais do que o outro. 
 

Como surgiu o Socialismo

 
O socialismo surgiu no final do século 19, em meio à Revolução Industrial. Diante de péssimas condições de trabalho, altos índices de demissões e a intensificação da pobreza, os operários passaram a buscar uma solução contra a desigualdade social. 
 

Socialismo utópico

 
Os primeiros pensadores socialistas acreditavam que individualismo, propriedade privada e competição não eram bons para o povo. Por isso, deveriam construir uma nova sociedade que tivesse uma distribuição equilibrada de riquezas. Deveriam chegar a este ponto sem conflitos, de maneira pacífica e consciente. Chamaram de socialismo utópico por considerarem um sistema ainda inalcançável.
 

Socialismo científico

 
Naquele contexto de descontentamento do proletariado e das revoluções do século 19, Karl Marx e Friedrich Engels publicaram, em 1848,  O Manifesto do Partido Comunista. A publicação trazia uma análise de toda a opressão sofrida pelos operários, situando a burguesia como classe opressora. Continha críticas duras ao capitalismo e o objetivo de implementar a igualdade de classe e trabalho. 
 
Marx acreditava que os operários eram peça chave na implementação de um sistema político-econômico igualitário, e que deveriam fazer isso a partir de uma luta de classes. Essa é a principal diferença do socialismo utópico. Nesta corrente, o proletariado deveria pegar em armas para tirar o poder, ou seja, as terras, as máquinas e as fábricas da burguesia (donos dos meios de produção) e, então, entregar ao estado. 
 

Socialismo real

 
Temos como socialismo real aquele que conseguiu ser aplicado em alguns países, como  a antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e, atualmente, Cuba, China, Coréia do Norte. 
 
O sistema foi implementado com algumas características diferentes do que havia sido idealizado pelos filósofos antigos, tornando-se tão opressor quanto o capitalismo, o imperialismo, entre outros regimes. 
 

O que é Comunismo

 
Diferentemente do socialismo, o comunismo acredita que o poder não deve ser do estado, mas do povo. Neste caso, as empresas, fábricas, os meios de produção em geral, são administrados pela população. 
 
A teoria marxista pregava que, com o fim da propriedade privada e a socialização de todos os meios de produção, seria possível chegar ao fim das desigualdades entre as classes e do trabalho. O Estado educaria a população e organizaria a economia a ponto de, em determinado momento, não se fazer mais necessário.
 

Diferenças entre Socialismo e Comunismo

 
Socialismo
 

  • O Estado administra o meio de produção

Comunismo:

  • É o último estágio da luta contra o capitalismo;
  • Promove o fim do Estado;
  • Os meios de produção são administrados pelo povo.

 

O que é Capitalismo

 
Diferentemente do socialismo e do comunismo, o capitalismo tem como objetivo o lucro. Atualmente, é adotado na maioria dos países. Tem como base os meios de produção privados, o trabalho assalariado e as atividades com fins lucrativos. 
 

O que é Estado de Bem-Estar Social

 
Existe um outro regime político-econômico adotado hoje em dia que é muito importante saber, principalmente para o vestibular. O Estado de bem-estar social é um tipo de organização política, econômica e sócio-cultural que coloca o Estado como agente da promoção social e organizador da economia, proporcionando bens e serviços essenciais à população.
 
Quer um exemplo? É o caso do Sistema Único de Saúde (SUS) e das universidades públicas 100% gratuitas que existem no Brasil. Ao mesmo tempo em que o estado promove saúde, educação e lazer gratuitos a toda a população, ele permite o funcionamento de empresas privadas. É o meio termo entre o capitalismo e o socialismo. 
 
Com todo esse conhecimento na ponta da língua vai ficar fácil diferenciar o conceito de socialismo e comunismo. Quer saber mais? No Blog do Hexag Medicina tem diversas dicas para se dar bem no Enem e no vestibular. 

Retornar ao Blog