Conflitos da Índia e do Paquistão - Hexag Medicina
31/10/2024 História

Conflitos da Índia e do Paquistão

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Conflitos da Índia e do Paquistão

Índia e Paquistão travam uma disputa pelo território da Caxemira desde 1947. A tensão entre as nações se acirrou durante a década de 1960, quando o Paquistão cedeu partes da região para a China. Continue lendo para saber mais.

Índia e Paquistão

A Índia é um país localizado no Sul da Ásia que apresenta geografia diversa e uma história de cinco milênios. A sua capital é Nova Déli, está delimitado pelo oceano Índico e pelo mar da Arábia. Possui alguns monumentos conhecidos em todo o mundo como o Forte Vermelho e o clássico mausoléu Taj Mahal. 

O Paquistão tem como nome oficial República Islâmica do Paquistão. Trata-se de um país soberano situado no Sul da Ásia. Possui uma população de mais de 200 milhões de pessoas sendo o quinto país mais populoso do planeta. Essa é a 35ª maior nação do mundo em extensão territorial.

Índia e Paquistão: o conflito na Caxemira

A disputa pelo território da Caxemira teve início em 1947, entre Índia e Paquistão. A tensão aumentou consideravelmente quando o Paquistão cedeu para a China algumas áreas da região. Esse conflito se tornou ainda mais grave porque ambas as nações possuem armas nucleares. 

O que significa Caxemira?

Há inúmeras teorias a respeito da origem do vocábulo “Caxemira”. Contudo, o mais provável é que essa palavra signifique “terra dessecada pela água”. Esse termo diz respeito à crença de que nessa região existia um grande lago que sumiu. 

Além disso, a palavra caxemira também é uma referência à lã oriunda das cabras nativas. Essa lã se tornou uma marca da região, sendo conhecida mundialmente. É um elemento marcante da região. 

Conhecendo a Caxemira

A província da Caxemira está localizada no extremo norte da Índia, tem fronteira com três países:

  • Paquistão;
  • China;
  • Tibete (que é ocupado pela China).

A população da Caxemira é de pouco mais de 10 milhões de pessoas. Na sua parte indiana tem Jammu como sua capital de verão e Srinagar como sua capital de inverno. O território vive em conflito constante desde que foi integrado à Índia. 

A China, assim como o Paquistão, se apoderou de parte da região após a Guerra sino-indiana, em 1962. Atualmente, essa parte é chamada de Aksai Chin e está sendo reivindicada pela China. O conflito pela Caxemira envolve Índia, Paquistão e China. 

Importância estratégica do território da Caxemira

A Caxemira é uma região rica em água concentrando nascentes de rios importantes que são responsáveis por banhar os três países de fronteira. O Paquistão é o país que mais depende das águas da Caxemira. Qualquer mudança de curso que ocorra prejudica a agricultura paquistanesa. 

Conflito na Caxemira em 2019

Em 2019, houve um conflito de proporção considerável na Caxemira, algo que voltou a atenção do mundo novamente para a região. No dia 14 de fevereiro de 2019m um paquistanês realizou um atentado suicida contra policiais indianos na Caxemira. Esse ataque culminou em ataques aéreos entre os dois países. 

Houve a manifestação da preocupação da comunidade internacional com os ataques. Existia a apreensão de que os países envolvidos usassem seu arsenal nuclear. Exatamente por esse motivo a questão da Caxemira é vista com tanta apreensão. 

Origem do conflito entre Índia e Paquistão

O conflito entre Índia e Paquistão pela região da Caxemira teve sua origem na década de 1940. Nessa década houve o processo de independência da Índia, foi quando o país deixou de ser uma colônia britânica. 

O governo britânico decidiu criar um Estado para os fiéis muçulmanos para evitar conflitos com esse grupo. Assim foi criado o Paquistão Ocidental e o Paquistão Oriental (conhecido atualmente como Bangladesh). 

Os britânicos propuseram que fosse realizado um referendo na região da Caxemira para que fosse decidido a qual país pertenceria. A decisão do marajá que então governava a província foi de se integrar à Índia. Porém, essa decisão não agradou aos muçulmanos que viviam no local. 

Houve protesto dos muçulmanos locais, eles afirmavam que a maioria da população da região tinha origem paquistanesa. Sob esse argumento, os muçulmanos alegavam que a região deveria pertencer ao Paquistão. 

Guerra não declarada

A partir dessa integração à Índia teve início uma guerra não declarada entre os dois países. A Índia acabou perdendo parte do território da região da Caxemira. Essa área foi incorporada ao Paquistão com o nome de Azad Kashmir (“Caxemira Livre”).

Foi realizado um plebiscito, mas a Índia não se curvou a decisão uma vez que considerava que a região era sua. Então não era preciso fazer uma consulta à população já que não existia dúvida quanto à propriedade. 

Até hoje a região está sob a disputa das duas nações e existe a apreensão de que em algum momento acarrete um conflito. Como já citamos, os dois países possuem armas nucleares e essa instabilidade pode significar o desencadeamento de um conflito de proporções difíceis de controlar. 

Agora você sabe mais sobre os conflitos entre Índia e Paquistão. Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!

Retornar ao Blog