Era Napoleônica: Conheça a trajetória de Napoleão Bonaparte - Hexag Medicina
16/04/2024 História

Era Napoleônica: Conheça a trajetória de Napoleão Bonaparte

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Era Napoleônica: Conheça a trajetória de Napoleão Bonaparte

 

Como surgiu a figura de Napoleão Bonaparte

A Revolução Francesa e a morte do rei Luís XVI (1754-1793), em consequência da revolta popular, gerou um clima de medo entre as nações europeias. O temor era de que os ideais revolucionários se espalhassem pelo continente. 

Em 1793, a Áustria, Holanda, Prússia, Inglaterra e Espanha formaram a Primeira Coligação para enfrentar a França. Nesse mesmo ano, os jacobinos promulgaram a Constituição de 1793, após a prisão dos líderes girondinos. Assim começou um período de suspensão de direitos individuais e de diversas execuções sumárias. 

Esse período, conhecido como Terror, levou as principais lideranças europeias a se unir contra a França. Em 1798, a Grã-Bretanha, a Rússia e a Áustria formaram a Segunda Coligação Antifrancesa. Napoleão Bonaparte surgiu então como uma potencial solução por diferentes setores da burguesia. 

Fases da Era Napoleônica

A Era Napoleônica pode ser dividida nas fases abaixo: 

  • Consulado (1799-1804); 
  • Império Napoleônico (1804-1815); 
  • Governo dos Cem Dias (20/03/1815 a 08/07/1815).

Consulado

Golpe do 18 de Brumário

O abade Sieyès (1748-1836) planejou o Golpe do 18 de Brumário junto a Napoleão Bonaparte. Após a deposição do Diretório, por Napoleão, foi implantado o regime chamado Consulado. O poder estava concentrado nas mãos de três cônsules: Bonaparte, Sieyès e Ducos.

Uma nova Constituição foi elaborada e Napoleão foi nomeado primeiro-cônsul por dez anos. A Carta Magna concedeu a ele poderes ditatoriais que foram usados para combater os inimigos externos da França. 

Empréstimos foram realizados pelos bancos franceses para financiar as guerras. Nesse período, também foi criada a Sociedade Nacional de Fomento à Indústria que culminou no desenvolvimento industrial francês. 

Império Napoleônico (1804-1815)

Em 1804, Napoleão promulgou a Constituição do ano XII com o apoio do povo francês. Nessa constituição estava prevista a substituição do regime consular pela monarquia, assim teve início o Império Francês. Essa Carta Magna foi aprovada em plebiscito. 

No mesmo ano, Napoleão recebeu o título de Napoleão I, Imperador dos Franceses. A coroação foi realizada durante a guerra entre a França e a Terceira Coligação Antifrancesa. Essa aliança entre Grã-Bretanha, Áustria e Rússia foi formada em 1803. 

Código Civil Napoleônico

O Código Civil Napoleônico foi instaurado, em 1804, e institucionalizou algumas mudanças ocorridas na Revolução Francesa, como:

  • Igualdade perante a lei;
  • Direito de propriedade;
  • Ratificação da reforma agrária; 
  • Separação entre Igreja e Estado;
  • Fim dos privilégios feudais. 

Com esse código civil, Napoleão assegurou o apoio da burguesia, dos camponeses e do exército. 

Guerras Napoleônicas

Primeira Guerra Napoleônica

  • Foi realizada contra a Segunda Coligação.
  • A Segunda Coligação foi formada pela Grã-Bretanha, Áustria, Império Otomano, Rússia, Portugal e Reino de Nápoles, em 1798. 
  • A Rússia deixou essa coligação devido a problemas diplomáticos. 
  • A França derrotou a Áustria, em 1800, na batalha de Marengo.
  • Em 1802, Grã-Bretanha e França assinaram o tratado de Paz de Amiens. 
  • A França entrou em crise financeira.
  • Para remediar a situação foi criado o Banco da França.
  • O controle da emissão de papel-moeda ajudou a reduzir a inflação. 
  • A França, aliada a Espanha, derrotou as tropas austríacas e russas nas batalhas de Ulm e Austerlitz.
  • Porém, a França e a Espanha perderam a batalha de Trafalgar, pelo mar, para a Grã-Bretanha. 
  • Napoleão derrotou o Sacro Império Romano-Germânico, em 1806 e fundou a Confederação do Reno.
  • Essa confederação reunia boa parte dos estados da Alemanha. Napoleão se autoproclamou o protetor desse Estado. 
  • Grã-Bretanha, Prússia e Rússia formaram então a Quarta Coligação. 
  • Os exércitos da Prússia e da Rússia foram facilmente derrotados. 
  • Napoleão se tornou então o grande senhor da Europa Continental. 

Distribuição do poder

Após as conquistas da guerra, havia muitos territórios para administrar. Para resolver essa questão, Napoleão entregou esses territórios para a gestão de alguns de seus familiares. 

Os irmãos de Napoleão, José, Luís e Jerônimo foram coroados, respectivamente, como reis Nápoles, Holanda e Vestfália. As irmãs do imperador, Elisa, Carolina e Pauline receberam os territórios da Península Itálica para reinar. 

Bloqueio Continental

A Inglaterra não teve seu comércio exterior afetado pelas guerras contra a França. Na tentativa de conquistar novos mercados e abalar a Grã-Bretanha, Napoleão impôs o chamado Bloqueio Continental. Tratava-se da proibição de compra de produtos britânicos por países europeus.

Os britânicos conseguiram comercializar os seus produtos com o continente americano. As pressões feitas pelas duas nações levou a quebra de acordos comerciais. Em 1809, foi formada a Quinta Coligação por Grã-Bretanha e Áustria. 

Derrota para o inverno russo

A Rússia rompeu o acordo com a França e foi invadida pelo exército de Napoleão. Contudo, o inesperado aconteceu, o inverno russo derrotou os soldados do imperador francês. Dos 450 mil homens que marcharam rumo à Rússia, apenas 30 mil sobreviveram. 

Em 1813, a Prússia, Áustria e Grã-Bretanha formaram a Sexta Coligação. Napoleão Bonaparte foi derrotado na batalha de Leipzig, em 1814. A Sexta Coligação tomou Paris e o imperador deposto foi levado para a prisão, na Ilha de Elba. 

Governo dos Cem Dias (1815)

Napoleão Bonaparte fugiu da prisão, em 1815, com o apoio de mil homens. O batalhão enviado por Luís XVIII se recusou a prender o imperador e ele tomou Paris dando início ao Governo dos Cem Dias. Luís XVIII (1755-1824) fugiu para a Bélgica. 

Batalha de Waterloo

A Sétima Coligação foi formada como resposta ao retorno de Napoleão ao poder. Os exércitos se enfrentaram na Batalha de Waterloo, na Bélgica. Napoleão foi derrotado nessa batalha e então abdicou do trono francês. Como consequência ele foi exilado na ilha de Santa Helena, na costa da África, em que faleceu em 1821. 

Agora você conhece a trajetória de Napoleão Bonaparte. Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!

Retornar ao Blog