Saiba quem foram os Fenícios - Hexag Medicina
04/01/2024 História

Saiba quem foram os Fenícios

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Saiba quem foram os Fenícios

Os fenícios ocuparam uma faixa estreita de terra ao longo da costa sírio-libanesa. Esse povo semita tem sua origem em Canaã e entrou para a história pela contribuição cultural através do alfabeto. Também se destacou pelo desenvolvimento do comércio marítimo. Saiba mais sobre o povo fenício nesse artigo.

Quem foram os fenícios?

Esse povo semita tem suas raízes em Canaã e habitou uma estreita faixa de terra ao longo da costa sírio-libanesa. Atualmente, nessa região estão a Síria, o Líbano, porção norte de Israel e o Mar Mediterrâneo. 

Os fenícios tornaram-se conhecidos por terem desenvolvido próspero comércio marítimo e por sua influência cultural por meio do alfabeto. A sua sociedade se baseava em cidades-estados autônomas. A religião fenícia era politeísta. 

A influência dos fenícios se estendeu por todo o Mediterrâneo tornando o comércio e a interação cultural facilitada entre as civilizações. Tiveram desentendimentos com os gregos por áreas colonizadas e com os romanos durante as Guerras Púnicas. 

A civilização fenícia entrou em declínio devido a diferentes fatores como:

  • Guerras Púnicas;
  • Disputas internas;
  • Pressões externas. 

Qual é a origem dos fenícios?

O povo fenício possui ancestrais em comum com os hebreus e os árabes. Os fenícios se estabeleceram na região da antiga Canaã, em torno de 2300 a.C. Uma curiosidade é que o nome “fenícios” foi atribuído pelos gregos, esse termo significa “tinta púrpura”. Trata-se de uma referência a tinturaria desenvolvida por esse povo. 

Organização 

Os fenícios se organizaram politicamente em cidades-estados autônomas. Isso significa que não constituíram um Estado unificado. Essas cidades-estados ficavam localizadas ao longo da costa sírio-libanesa abrangendo os territórios da Síria, Líbano e norte de Israel. As principais cidades-estados fenícias eram:

  • Sídon;
  • Biblos;
  • Arwad;
  • Tiro. 

As cidades tinham autonomia política e um governo próprio. Contudo, compartilhavam elementos econômicos, culturais e linguísticos. As cidades fenícias foram unificadas por esses elementos culturais e econômicos ainda que o Estado não fosse centralizado. 

Características dos povos fenícios

Economia

As principais atividades econômicas dos fenícios eram o comércio marítimo e a exploração de recursos naturais das suas colônias. Esses povos comercializavam diversos produtos como vinho, madeira, escravos, vidro e tintura púrpura (extraída de moluscos). 

Através de suas atividades de comércio marítimo, os fenícios fundaram colônias que eram usadas como entrepostos comerciais. Chipre foi uma das primeiras colônias estabelecidas pelos fenícios. Os fenícios também atuaram na metalurgia explorando os recursos naturais de diferentes áreas. 

Política 

Os fenícios se organizaram em cidades-estados autônomas, não havia um Estado unificado. Fatores culturais, linguísticos e econômicos foram responsáveis pela união dessas cidades-estados. 

Conforme os fenícios ampliaram as suas atividades comerciais marítimas criaram uma rede de cidades-estados ao longo da costa. Eles formaram uma talassocracia, termo grego que significa “domínio que vem dos mares”. Assim os fenícios estabeleceram união política e comercial. 

Religião 

A religião fenícia era politeísta e integrou a religião canaanita que era compartilhada por outros povos da região de Canaã. Principais divindades fenícias:

  • Adonis – deus cujo nome significa “senhor”;
  • El – deus supremo dos fenícios; 
  • Baal – deus poderoso relacionado à tempestade, é considerado como filho de El; 
  • Melqart – o nome desse Deus significa “rei da cidade”.

No decorrer dos séculos os fenícios incorporaram outras divindades regionais como Amon, Ísis e Osíris. Os fenícios faziam oferendas aos deuses na forma de vasos de cerâmica. Muitos vasos foram recuperados em escavações arqueológicas realizadas no Mediterrâneo. 

Cultura 

Os fenícios tiveram uma cultura rica e influente que se caracterizou por elementos distintivos com destaque para:

  • Língua e alfabeto – pioneiros no uso de um sistema de escrita alfabética, os fenícios, desenvolveram um alfabeto formado principalmente por consoantes.
  • Expansão colonial – fundaram colônias ao longo do Mediterrâneo que serviam de entrepostos comerciais e pontos de apoio para navegantes. 
  • Inovação tecnológica – empreenderam diversas inovações, em especial na navegação. Usavam a astronomia e matemática para navegar. 
  • Cultura material – inclui a produção de objetos de arte, bens comerciais de alto valor, cerâmica, entre outros. 

Sociedade 

A sociedade fenícia era plural e múltipla, suas características principais eram: 

  • Organização em cidades-estados autônomas. 
  • Centralização da economia e comércio. 
  • Sociedade urbana. 
  • Papel fundamental de sacerdotes e sacerdotisas. 

Fenícios x gregos

Os dois povos fundaram colônias ao longo do Mediterrâneo e travaram disputas pelos territórios coloniais. As colônias fenícias foram estabelecidas no Mar Egeu (ao norte) e na direção da África (sul). 

Os gregos ocuparam algumas áreas do Mar Egeu também, especialmente as colônias de Atenas. Eles se estabeleceram ainda na região ao norte do Mediterrâneo (Itália) e a Anatólia (litoral da Turquia). Havia uma competição entre os dois povos que levou ao equilíbrio entre eles. 

Fenícios x romanos

A cidade fenícia de Cartago (situada na costa norte da África) se tornou uma grande rival de Roma. Essa rivalidade desencadeou as Guerras Púnicas (264 a.C.-146 a.C.). Esses conflitos tinham como objetivo o controle do Mediterrâneo ocidental. Os romanos chamavam os fenícios de Cartago de “púnicos”. 

Queda da civilização fenícia

Diversos fatores contribuíram para a queda da civilização fenícia sendo um dos principais, as Guerras Púnicas. Esses conflitos enfraqueceram a influência dos fenícios no Mediterrâneo e Cartago foi destruída pelos romanos. Os gregos também conquistaram diversas colônias dos fenícios. 

Também podemos citar como fatores cruciais as pressões realizadas pelos povos invasores (como babilônios e assírios) e as alterações nas rotas comerciais. Havia ainda rivalidades entre as próprias cidades-estados fenícias. Essas disputas internas contribuíram para a queda gradual dessa civilização. 

Gostou de conhecer mais sobre os fenícios? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!

Retornar ao Blog