Invasões holandesas no Brasil colonial: saiba como foi - Hexag Medicina
25/04/2024 História

Invasões holandesas no Brasil colonial: saiba como foi

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Invasões holandesas no Brasil colonial: saiba como foi

Durante o século XVI, ocorreram invasões holandesas no território brasileiro, mais especificamente na região Nordeste. Os holandeses buscavam construir sua própria colônia na América Portuguesa, essa fase durou entre 1630 e 1654. A administração do militar alemão Maurício de Nassau se tornou uma das marcas desse período de invasão.

Por que ocorreram as invasões holandesas?

As invasões holandesas, no final do século XVI, resultaram diretamente das relações diplomáticas entre Portugal, Espanha e Holanda. Esta última esteve diretamente envolvida no negócio do açúcar do Brasil Colonial, até 1580. 

Os holandeses financiaram o desenvolvimento do empreendimento, tiveram participação no refino e também na comercialização do açúcar na Europa. Portugal e Holanda tiveram lucros elevados com a atividade açucareira. 

No entanto, essa situação mudou quando D. Henrique, rei de Portugal, faleceu sem deixar herdeiros diretos. Com isso a dinastia de Avis, em Portugal, entrou em crise, no final do século XVI. 

Após disputa, Filipe II, da Espanha, foi coroado rei de Portugal, o que levou a unificação dos dois reinos. Assim nasceu a União Ibérica, união que acarretaria em mudanças nas relações entre Portugal e Holanda, a última estava em guerra com a Espanha, desde 1568. 

Guerra entre Espanha e Holanda

A Holanda lutava pela sua independência, pois esteve sob o domínio da dinastia dos Habsburgo, que reinava na Espanha, até 1581. A partir da consolidação da União Ibérica, os inimigos da Espanha se tornaram também os inimigos de Portugal. Os holandeses foram excluídos do empreendimento do açúcar.

A reação dos holandeses foi realizar saques em portos portugueses, em 1595. Já em 1604, os holandeses atacaram a cidade de Salvador, na Bahia, porém, não obtiveram sucesso. Houve uma trégua entre Holanda e Espanha até 1621. 

Invasões holandesas no Nordeste 

Em 1621, a Holanda fundou a Companhia das Índias Ocidentais (West-Indische Compagnie), o que levou à retomada da guerra com os espanhóis. O objetivo da WIC (sigla em holandês) era controlar os locais produtores de açúcar de Portugal. Também havia o intento de controlar os postos de comércio de escravizados na África.

A primeira ação de grande porte dos holandeses aconteceu em 1624, eles atacaram a cidade de Salvador, então capital do Brasil. Após uma batalha de 24 horas, a Holanda saiu vencedora, mas não conseguiu avançar seu domínio além dos limites da cidade. Colonos e portugueses se uniram para evitar essa expansão. 

Os holandeses permaneceram em Salvador por um ano, quando a resistência portuguesa conseguiu expulsá-los. O sucesso português se deu devido à chegada de aproximadamente 12 mil homens. Em 1625, os holandeses foram expulsos, contudo, voltaram em 1627 para saquear a capital do país. 

A invasão de Pernambuco

Pernambuco se tornou o alvo holandês, após a expulsão de Salvador, por ser uma capitania brasileira próspera na produção de açúcar. Olinda foi atacada, em 1630, por uma expedição holandesa formada por 65 embarcações e 7280 homens. Em 14 de fevereiro de 1630, os holandeses conquistaram Olinda. 

Os holandeses ampliaram seus domínios no Nordeste brasileiro, entre 1630 e 1637, conquistando regiões como o Rio Grande do Norte e a Paraíba. Em 1637, a WIC enviou o alemão Maurício de Nassau para administrar a colônia holandesa na América. 

A administração de Maurício de Nassau

Maurício de Nassau era militar e foi o escolhido para assumir o cargo de administrador da colônia holandesa e permaneceu no Brasil até 1643. Sua administração teve grande importância para a manutenção dos holandeses no Brasil. Investiu em ações de desenvolvimento da colônia e recuperação da economia açucareira pernambucana. 

Um dos planos de Nassau foi vender os engenhos que haviam sido abandonados durante a guerra entre portugueses e holandeses. Também estabeleceu normas para uma vida melhor como o plantio obrigatório de mandioca, proibição de descarte de lixo nas ruas, entre outras. 

Arte e ciência

A administração de Maurício de Nassau incentivou que artistas e cientistas viessem ao Brasil. Os cientistas realizaram estudos a respeito da fauna e flora locais, além de investigar doenças tropicais que acometiam a população. Já os artistas retrataram o modo de vida local, as paisagens, os indígenas e os escravizados da região. 

A partida de Maurício de Nassau

A WIC entrou em processo de falência, na década de 1640, esse cenário gerou uma série de divergências entre a companhia e Nassau. Nassau recebeu ordens para retornar à Holanda, em 1643. A sua partida deu início a decadência da colônia holandesa no Brasil. 

Decadência da colônia holandesa

Confira abaixo os principais fatores que levaram a decadência da colônia holandesa no Brasil:

  • Falência da Companhia das Índias Ocidentais, pois eles eram os responsáveis pela administração do empreendimento açucareiro; 
  • A demissão de Maurício de Nassau que era o governador-geral da colônia; 
  • Redução da segurança da colônia holandesa devido aos problemas econômicos da WIC;
  • A Restauração de Portugal, em 1640.

 Restauração de Portugal

Em 1640, Portugal conquistou sua independência tendo como rei D. João IV, que iniciou a dinastia dos Bragança. Os portugueses passaram a se organizar para recuperar a sua colônia e incentivaram os colonos a expulsar os holandeses do Nordeste. 

Guerras Brasílicas

Em 1645, a guerra entre portugueses e holandeses começou e durou até 1654, período conhecido como Guerras Brasílicas. André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira foram dois nomes relevantes na resistência contra os holandeses. Donos de engenhos, indígenas e negros também se mobilizaram para expulsar os holandeses. 

Em 1648 e 1649, os holandeses perderam forças devido a duas derrotas na Batalha de Guararapes. Em 1652, a Holanda entrou em guerra contra a Inglaterra e passou a ter recursos ainda mais escassos. A manutenção da colônia no Nordeste se tornou impossível. 

Retomada

Em 1654, uma esquadra portuguesa retomou a região após cercar Recife. Foram 24 anos de domínio holandês. Portugal retomou também os territórios que haviam sido perdidos para os holandeses na África. 

Agora você conhece melhor a história das invasões holandesas no Brasil colonial. Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!

Retornar ao Blog