Quem eram os mesopotâmicos?
Os mesopotâmicos, povos da Mesopotâmia, são formados por dois grupos de destaque: sumérios e acádios que povoaram a região há cerca de mil anos a.C.. Contudo, também constituíram essa civilização outros povos, entre eles os amoritas, caldeus, hebreus e hititas.
Foi a partir da aglutinação desses povos que se formaram os impérios conhecidos como: Primeiro Império Babilônico e Segundo Império Babilônico. Continue lendo para saber mais a respeito.
Mesopotâmicos: conheça os povos da Mesopotâmia
Continue lendo e saiba mais sobre os mesopotâmicos.
Sumérios
O povo sumério foi o primeiro a erguer templos e palácios monumentais. Além disso, os sumérios também foram os responsáveis pela criação das primeiras cidades-estados e desenvolvimento da escrita no período entre 3,1 mil e 3 mil anos a.C.
Escrita pictográfica dos sumérios
Há registros que permitem identificar o uso de escrita pictográfica, aquela que usa desenhos no lugar de símbolos fonéticos. Esse tipo de escrita pode ser lido em qualquer idioma. O pictograma de uma flecha, por exemplo, vai sempre significar o mesmo.
Posteriormente, os sinais foram adaptados para a representação de sons fonéticos. Os sumérios não foram os primeiros a representar graficamente as palavras e sons, mas tiveram forte influência na escrita atual.
Considerada como um aglutinador de linguagem, a língua suméria não possui relação com nenhum outro idioma. Alguns estudiosos apontam relação entre essa língua e idiomas falados no norte da Índia, porém, não existem comprovações.
Invenções dos sumérios
Os sumérios foram responsáveis por várias invenções como tijolos, cerâmicas e selos para a identificação de envelopes. Havia grande organização na sociedade suméria, algo percebido pela invenção dos selos.
Origem dos sumérios
Os sumérios não foram os primeiros habitantes da Mesopotâmia e sua origem é desconhecida. Não foram eles que descobriram a agricultura, apenas a adaptaram, assim como fizeram com as técnicas de domesticação de animais.
Acádios
Os acadianos viviam na parte oriental da Mesopotâmia. Esse povo seminômade se deslocava em busca de pastos para seus animais e de acordo com as estações do ano para a agricultura.
O povo acádio era analfabeto e por isso os principais registros a seu respeito foram feitos pelos sumérios. Acadianos e sumérios foram contemporâneos no território da Mesopotâmia.
Os acadianos dominaram os sumérios ao conquistar a Mesopotâmia, entre 2550 a.C. e 2300 a.C., sob o comando do rei Sargão I. Um dos diferenciais dos acádios era o fato de eles dominarem o uso de instrumentos bélicos, como o arco e flecha, considerados bastante sofisticados para o período.
Primeiro império
Ao dominar a Mesopotâmia, os acádios constituíram o primeiro império local reinando até 2150 a.C.. Sua supremacia terminou quando foram dominados pelos Guti, povo de origem asiática. Os sumérios recuperaram o domínio da Mesopotâmia, porém, disputas internas tornaram o reino fraco. Em 2000 a.C., o poder foi tomado pelos amonitas.
Amonitas
Estabelecidos na região centro-sul da Mesopotâmia, sob o comando de Hamurábi, os amonitas fundaram o Primeiro Império Babilônico. A partir de 1792 a.C., Hamurábi conquistou toda a baixa da Mesopotâmia. A região só foi unificada no século 18 a.C..
Hamurábi estabeleceu então regras sociais e econômicas. Também elaborou as leis que se tornaram conhecidas como Código de Hamurabi. O Império Babilônico foi marcado pelo rígido código de conduta e também pelo crescimento da economia local. No entanto, ainda existiam problemas como a hereditariedade dos cargos e a escravidão.
O processo de profissionalização do exército e o fortalecimento da economia mercantil contribuíram para que problemas internos se tornassem maiores. Esses problemas continuariam a crescer, levando à queda do reino a partir de 1800 a.C.. Os hititas foram os primeiros a conquistar o império. Uma de suas marcas era o uso de cavalos pelo exército.
Assírios
Inicialmente, em torno de 2,5 mil a.C., os assírios se estabeleceram no norte da Mesopotâmia, região conhecida como Assur e Nínive. Em 883 a.C., esse povo deu início a correntes migratórias.
Sendo exímios guerreiros, dominaram o fabrico de armas bélicas. Bastante velozes nas batalhas saqueavam os povos que conquistavam. Uma de suas características mais marcantes era a crueldade.
Entre os séculos 8 e 7 a.C., os assírios chegaram à Síria, Fenícia, Palestina e ao Egito Antigo. A sua extrema crueldade com os povos conquistados desencadeou revoltas. No ano de 612 a.C., foram derrotados pelos caldeus e os medos e assim nasceu o Segundo Império Babilônico.
Caldeus
A origem dos caldeus não é conhecida e sua história se confunde com a da própria Babilônia, uma vez que dominaram a cidade por um longo período. Foram responsáveis por grande desenvolvimento da astrologia e da matemática. Os romanos usavam a palavra “caldeu” como sinônimo para estudioso.
O reinado de Nabucodonosor marcou o império dos caldeus. Em 586 a.C., ele dominou o povo judeu e os levou para a Babilônia como escravos. Também foi responsável por reconstruir a Babilônia e transformá-la numa cidade imponente.
Hebreus
O povo semita hebreu tem origem hebraica, sendo descendentes dos patriarcas descritos pela Bíblia: Abraão, Isaac e Jacó. Os hebreus eram monoteístas e estavam organizados através das leis ditadas por Moisés. Tiveram grande influência sobre as religiões judaica, cristã e islâmica.
Povo seminômade, foram escravizados em alguns momentos da história, como pelos egípcios e durante o reinado de Nabucodonosor. Os hebreus se fixaram mais tarde em Israel sendo expulsos de lá pelos romanos no ano de 135.
Hititas
Acredita-se que os hititas eram originários da região do mar Morto. Esse povo integrou uma civilização antiga indo-europeia no período entre 2 mil a.C. e 1340 a.C.. Esse povo formou uma grande potência no Oriente Médio.
Politeístas, esse povo acreditava que o rei era um tipo de segundo deus. A divindade era dividida entre as funções de líder militar, juiz e príncipe. Ao morrer, o rei se tornava o próprio deus.
Agora você conhece os mesopotâmicos. Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog do Hexag Medicina!