Qual foi a causa do neocolonialismo - Hexag Medicina
10/11/2022 História

Qual foi a causa do neocolonialismo

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Qual foi a causa do neocolonialismo

O neocolonialismo é também chamado de Imperialismo e refere-se às fases política e econômica de colonização de países asiáticos e africanos. Os responsáveis por esse processo em ambos os continentes são os Estados Unidos e países da Europa. Esse novo tipo de colonialismo se desenrolou por todo o século XIX e parte do século XX. 

Esse período foi marcado pela Segunda Revolução Industrial na Europa. O continente tinha urgência para produzir e vender seus produtos, além de buscar por matéria-prima de baixo custo. Continue lendo para entender mais sobre esse processo. 

Neocolonialismo: conheça os principais fatores

No período de desenvolvimento do neocolonialismo, vários países europeus viviam um sentimento de forte nacionalismo e independência. É importante ressaltar que, além do fator econômico, o neocolonialismo se apoiou em fatores políticos, sociais e religiosos. 

Fatores sociais 

Dentre os fatores sociais está a necessidade de encontrar novos lugares para receber os europeus. Nesse período, havia grande pressão demográfica no continente. Então a colonização se tornou uma válvula de escape. 

Fatores políticos 

Por sua vez, os fatores políticos se baseavam em dois pontos centrais. O primeiro deles era a necessidade de os países europeus ampliarem seus mercados consumidores e a sua produção industrial.

O segundo se refere à necessidade de ampliação do poder militar e bélico. Com esses poderes os países envolvidos no neocolonialismo teriam status mais significativo perante aos outros países europeus. 

Fatores religiosos 

Houve a influência também de fatores religiosos nos processos de neocolonialismo. Os missionários atuavam para a conversão dos povos africanos ao cristianismo. Havia a crença de que era dever divino que os povos “mais inteligentes” convertessem os nativos de outras regiões. 

Neocolonialismo: contexto dos países

Inglaterra

País pioneiro da Revolução Industrial. Outros países se engajaram nesse processo por volta do século XIX. Assim teve início a segunda fase da Revolução Industrial.

Bélgica

Devido aos investimentos altos feitos pela Inglaterra, a Bélgica, foi um dos primeiros países a se industrializar. Outro ponto de destaque é que o país contava com abundância de matérias-primas essenciais como ferro e carvão. 

França

A França enfrentou dificuldades devido à estrutura econômica do Antigo Regime. A burguesia e o capitalismo assumiram o poder após a revolução de 1789. No entanto, foi apenas em 1830 que a França aderiu às indústrias como parte de sua economia. 

No entanto, a França não tinha carvão e havia perdido as suas jazidas de ferro da Alsácia-Lorena para a Alemanha. Essa escassez de ferro e carvão tornou ainda mais difícil a inserção do país na Revolução Industrial.

Itália e Alemanha

Os dois países deram início ao seu processo de industrialização apenas em 1870. Foi somente nesse período que tiveram boas condições para desenvolver seus parques industriais. 

Estados Unidos

O único país fora da Europa que teve boas condições para se industrializar foi os Estados Unidos. Dentre os fatores que corroboraram para a industrialização estava a descoberta de ouro no estado da Califórnia, os investimentos da Inglaterra e a Guerra da Secessão.

Como o neocolonialismo começou?

Um dos primeiros países a iniciar o período do neocolonialismo foi a França, que mandou seu exército para conquistar a Argélia, em 1830. Em 1857, o país africano foi anexado ao seu território. 

Em 1876, o então rei da Bélgica, Leopoldo I, organizou um congresso na cidade de Bruxelas. O objetivo principal era estabelecer diálogo com os países europeus na tentativa de difundir a civilização ocidental para o mundo. 

Após esse congresso, os países da Europa deram início às conquistas de países do continente africano. A França conquistou Madagascar, África Equatorial, Argélia, Tunísia e a Costa da Somália.

A Inglaterra anexou ao seu território a Costa do Ouro, a União Sul-Africana, Rodésia, Nigéria e Serra Leoa. Por sua vez, a Itália conquistou a Eritreia, o litoral da Líbia e a Somália. A Alemanha foi o último país a se dedicar ao processo de colonização conquistando Camarões, a África Oriental e o sudoeste africano. 

A Conferência de Berlim

A Conferência de Berlim, também chamada de Conferência da África Ocidental ou Conferência do Congo, foi um dos fatores determinantes durante o neocolonialismo. Esse evento foi realizado entre os dias 15 de novembro de 1884 e 26 de fevereiro de 1885. 

O objetivo declarado da reunião era a “regulamentação da liberdade do comércio nas bacias do Congo e do Níger”. Também visava “regulamentar” as ocupações de territórios sobre a costa ocidental da África. Essas informações foram obtidas da Ata Geral da Conferência de Berlim.

Porém, o objetivo real por trás desse congresso era debater a divisão do território do continente africano entre os países europeus. A Grã-Bretanha obteve o monopólio sob o Canal de Suez, no norte da África. 

Essa foi uma conquista muito importante para a resolução de demandas econômicas dos britânicos, pois estabelecia uma ligação entre os mares Vermelho e Mediterrâneo. Na sequência, a Grã-Bretanha teve êxito na formação da União Sul-Africana em decorrência dos ganhos militares da Guerra dos Bôeres (1899 – 1902).

Neocolonialismo na Ásia

O continente asiático estava isolado até o século XIX. Porém, o neocolonialismo fez com que os países europeus olhassem de outra forma para a região. Houve a percepção de que os países da Ásia como a China poderiam oferecer ótimos lucros. 

Os países asiáticos começaram a abrir o seu mercado para os produtos ocidentais a partir de investimentos em ferrovias. Após a guerra contra os cipaios, que começou em 1858, a Índia foi integrada ao Império Britânico. 

Após a Guerra do Ópio, entre 1840 e 1842, Xangai, Hong Kong e Nanquim, na China, foram conquistados. Houve grande revolta da população chinesa pela invasão britânica. Os revoltosos se organizaram em uma associação secreta conhecida como Sociedade dos Boxers. 

Essa associação realizou diversas rebeliões pelo país. As potências europeias se organizaram para combater os Boxers. Esse episódio ficou conhecido como Guerra dos Boxers e levou à dominação da China. 

Agora você sabe mais sobre o neocolonialismo. Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog do Hexag Medicina!

Retornar ao Blog