14/06/2022 História

O que é a Caixa de Pandora e qual seu significado?

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
O que é a Caixa de Pandora e qual seu significado?

Provavelmente você já ouviu falar a respeito da famosa caixa de Pandora. No entanto, será que sabe do que se trata? Continue lendo para saber o que é essa caixa e qual é o seu significado. Vamos conhecer melhor esse fantástico objeto da mitologia grega?

O que é a Caixa de Pandora?

De acordo com a mitologia grega, a caixa de Pandora é um objeto extraordinário em que os deuses colocaram todas as desgraças do mundo. A caixa continha as guerras, as doenças físicas e da alma e a discórdia.

No entanto, esse baú também tinha um dom, a esperança. Esse mito grego conta a chegada da primeira mulher à Terra e como ela deu origem a todas as tragédias da humanidade.

Significado da Caixa de Pandora

Como mencionamos acima, o mito da Caixa de Pandora tem como objetivo explicar a criação da mulher. Fala a respeito de suas qualidades e também de suas fraquezas, assim como os males que existem no planeta.

Esse mito tem o objetivo de transmitir uma mensagem social desde a sua origem. A caixa é uma representação de como a maldade pode surgir a partir da desobediência e de como a curiosidade pode ser prejudicial para o ser humano.

Conheça a história da Caixa de Pandora

O fogo era exclusivo de Zeus e dos deuses até que o titã Prometeu, defensor dos humanos e conhecido por ser inteligente, o roubou e entregou aos mortais. Essa ação de Prometeu permitiu que o homem se tornasse superior aos animais. Porém, como já citamos, o fogo era exclusivo de Zeus e dos deuses.

Como o mandatário supremo do monte Olimpo, Zeus havia proibido que o fogo fosse entregue aos homens. Então, a atitude de Prometeu despertou a sua ira e ele quis se vingar. Com o apoio de todos os deuses, incumbiu Atena (a deusa da justiça e da sabedoria) e Hefesto (o deus do fogo e dos metais) de criar a primeira mulher que viveria entre os mortais, Pandora.

Pandora foi criada com diversas qualidades, como inteligência, graça, beleza, doçura, paciência, habilidades manuais e de dança. Antes de ser enviado à Terra, recebeu de Zeus uma caixa com a recomendação expressa de que nunca a abrisse.

Dentro dessa caixa estavam todas as desgraças do mundo como o ódio, as doenças físicas e da alma, a discórdia, a guerra e a inveja. Contudo, em meio às desgraças havia um único dom, a esperança.

Embora soubesse que não deveria abrir a caixa, Pandora não resistiu a curiosidade. Quando ela desobedeceu a recomendação de Zeus, libertou todos os males que estavam contidos dentro daquele baú. Estando arrependida do seu ato, fechou a caixa, de maneira que a esperança ficou presa.

Esse mito foi criado para transmitir a mensagem de que a mulher tem como natureza a sensualidade, a beleza, a dissimulação e também o poder de destruição. Essa imagem sobre a mulher não faz mais sentido para a maior parte da sociedade atual, no entanto, é parte da história da mitologia e pode servir como fonte de reflexão.

Esperança: a última que morre

O mito da caixa de Pandora também nos diz que ainda que estejamos vivendo inúmeras angústias podemos e devemos nos apegar à esperança, a última que morre, de acordo com um famoso ditado. É uma forma também de confortar as pessoas que passam por dificuldades de diferentes naturezas em suas vidas.

Versões do mito da Caixa de Pandora

Em uma das versões desse mito, Pandora, uma mulher muito bonita, teria sido enviada por Zeus para se casar com Epimeteu, o irmão de Prometeu. Como presente de casamento, Zeus deu a ela uma caixa com todos os males do mundo e lhe disse que nunca abrisse.

Prometeu aconselhou o irmão que não aceitasse a esposa enviada por Zeus, entretanto, Epimeteu estava encantado por Pandora. O casal teve filhos, mas ela não resistiu e abriu a caixa que ganhou de Zeus, concretizando a vingança dos deuses contra Prometeu.

Há ainda outra versão que diz que Zeus teria enviado Pandora à Terra com boa intenção, a ideia era agradar ao homem com sua graça e beleza. A mulher recebeu de Zeus uma caixa em que cada deus colocou um bem. Curiosa, Pandora a abriu, deixando todos os bens escaparem, exceto a esperança.

Mitos

Os mitos foram criados como uma forma de suprir a curiosidade humana de entender por que as coisas acontecem e como acontecem. Há mitos de diferentes culturas que tentam explicar como o ser humano foi criado e porque existem coisas ruins como guerras, por exemplo. Em muitos mitos os males foram liberados pelo homem ao desobedecer as ordens dos deuses, tal qual fez Pandora ao abrir a caixa.

Difusão do mito da Caixa de Pandora

Esse mito foi transmitido através da obra “Os Trabalhos e os Dias”, do poeta grego Hesíodo. Mas, como essa obra do século VIII a.C. foi transmitida por via oral, não é possível ter precisão a respeito de como o mito foi criado.

Gostou de conhecer mais sobre a Caixa de Pandora? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog do Hexag Medicina!

Retornar ao Blog