O que foi a Revolução Mexicana? - Hexag Medicina
10/05/2023 História

O que foi a Revolução Mexicana?

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
O que foi a Revolução Mexicana?

A Revolução Mexicana teve início em 1910 e foi um movimento que objetivava a formação de um governo popular e reformista. Os camponeses se rebelaram após muito tempo sob a ditadura de Porfírio Díaz. Os líderes do movimento foram Emiliano Zapata e Pancho Villa. Continue lendo para saber mais. 

Contexto histórico da Revolução Mexicana

A América Latina atravessou inúmeras crises sociais e econômicas ao longo do século XIX. O México foi um dos países afetados por essas turbulências. Em 1821, o país se tornou independente da Espanha, mas isso não foi o suficiente para que a nação pudesse determinar seus passos.

Após a Guerra de Independência do México, Agustín de Iturbide, se autodeclarou imperador do país, contrariando os anseios populares. Nesse cenário, as injustiças sociais se tornaram recorrentes. Movimentos revolucionários surgiram para derrubar esses governantes e realizar as reformas sociais necessárias. 

A questão indígena

As tribos indígenas se tornaram alvo de grande violência desde a chegada dos europeus ao continente americano. Muitas dessas tribos foram, inclusive, exterminadas.

Nem mesmo a conquista da independência resolveu a questão, pois os indígenas foram excluídos das decisões políticas. 

Porfírio Díaz

O México esteve sob o governo ditatorial de Porfírio Díaz entre os anos de 1876 e 1911. O governante se manteve indiferente aos problemas enfrentados pela parcela mais pobre da população mexicana.

Nesse período, houve a entrada de capitais externos para promover a exploração de recursos minerais. A concentração de terras nas mãos de latifundiários foi fortalecida. A elite mexicana tinha seus interesses atendidos, enquanto a maioria da população permanecia pobre e analfabeta. 

Causas da Revolução Mexicana

  • O governo ditatorial de Porfírio Díaz;
  • Aumento da pobreza;
  • Surgimento de grupos de oposição como maçons, partidos políticos de esquerda e líderes caudilhos; 
  • Formação de clubes democráticos, em 1908, que defendiam a liberdade política e eleições diretas e livres; 
  • A organização de um movimento pró-liberdade se tornou o início de uma revolução social para combater os causadores da desigualdade; 
  • Alguns membros desse movimento começaram a se armar e buscar a chegada ao poder pela violência. 

Reforma agrária

Os revolucionários desejavam realizar algumas reformas sociais e dentre elas se destaca a reforma agrária. Eles ansiavam a repartição das terras para que pequenos agricultores pudessem viver delas. Também havia o forte desejo de preservar as propriedades indígenas. 

Os principais líderes da Revolução Mexicana

Emiliano Zapata

O revolucionário Emiliano Zapata nasceu na cidade de San Miguel Anenecuilco, no estado de Morelos, no dia 8 de agosto de 1979. Ainda jovem, ele se mostrou contrário ao governo ditatorial de Porfírio Díaz.

Nesse período, o México enfrentava grande desigualdade social e falta de liberdade política. A participação de Zapata foi essencial para a vitória da revolução, no entanto, ele se recusou a integrar o novo governo.

Em 10 de abril de 1919, Emiliano Zapata sofreu uma emboscada fatal, comandada pelo general Jesús Guajardo. 

Pancho Villa 

Outra importante liderança da revolução, Pancho Villa, nasceu em San Juan del Río, no estado de Durango, em 5 de junho de 1878. O nome de batismo dele era José Doroteo Arango Arámbula. 

Quando a Revolução Mexicana eclodiu, Villa, integrava o exército mexicano, ele apoiou Francisco Madeiro contra a ditadura de Porfírio Díaz. Fez parte do grupo armado de oposição contra o governo Huerta. Assim como Zapata, Pancho Villa sofreu uma emboscada fatal, em 23 de julho de 1923. 

A Revolução Mexicana

No ano de 1911, trabalhadores mexicanos entraram em greve e tomaram as ruas. Por sua vez, os camponeses também demonstraram suas insatisfações na zona rural. O ditador Porfírio Díaz se viu numa situação bastante difícil e renunciou. Ele se exilou em Paris. 

O escolhido para assumir o poder foi Francisco Madero, ele prometia realizar todas as reformas sociais que os revolucionários ansiavam. Porém, Madero não realizou a reforma agrária e foi perdendo o apoio dos seus aliados.

A perda de força de Madero contribuiu para o sucesso do golpe de Estado empreendido pelo general Victoriano Huerta. Madero e seu vice foram assassinados por Huerta, que então assumiu o governo em 1913. 

O governo de Huerta também sofreu tentativas de golpes de Estado, especialmente por estar alinhado com os conservadores. Zapata foi quem organizou o movimento revolucionário de ataque ao governo de Huerta. 

A nova Constituição

Zapata e Pancho Villa, em 1914, conseguiram derrubar Huerta. Caranza foi eleito como o novo presidente mexicano. Uma nova Constituição foi promulgada três anos depois, em 1917. 

Em 1919 e em 1923, respectivamente, Zapata e Pancho Villa foram assassinados em emboscadas. A morte dos principais líderes da revolução levou o movimento ao seu fim. A burguesia mexicana tomou o poder no país. 

Garantias da nova Constituição

Certamente a principal consequência da Revolução Mexicana foi a promulgação da nova Constituição que garantia: 

  • Poder ao Estado de expropriar terras para finalidade de reforma agrária; 
  • Separação entre o Estado e a Igreja;
  • Salário mínimo;
  • Jornada de trabalho de oito horas; 
  • O reconhecimento das terras indígenas. 

O Zapatismo

Emiliano Zapata se tornou o símbolo da Revolução Mexicana por defender a reforma agrária sem ter ambições políticas. Ele foi convidado a assumir o governo, em 1914, mas recusou. Até hoje, seus ideais estão vivos no México através de grupos que defendem a busca por igualdade e reformas no sistema mexicano. 

Em 1994, foi formado o Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), inspirado pelos ideais zapatistas. Em 1997, uma grande marcha foi organizada e reprimida com violência pelo governo. 

Resumo sobre Revolução Mexicana

  • A Revolução Mexicana foi um movimento com o objetivo de iniciar um governo popular e reformista.
  • Esse movimento desejava dar fim às desigualdades sociais.
  • Foi armado contra a ditadura de Porfírio Díaz. 
  • As duas principais lideranças do movimento foram: Emiliano Zapata e Pancho Villa.
  • A Revolução Mexicana teve como principal consequência a promulgação da Constituição mexicana de 1917.
  • O movimento perdeu força após as mortes de Zapata e Villa. 

Agora você conhece o panorama completo da Revolução Mexicana. Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!

Retornar ao Blog