Patrimônio cultural: saiba o que é e conheça exemplos de bens materiais e imateriais
O patrimônio cultural pode ser constituído de bens materiais e imateriais. No artigo a seguir iremos explicar esses conceitos e apresentar exemplos que te ajudarão a entender mais sobre esses tópicos. Boa leitura!
O que é patrimônio cultural?
Recebe o nome de patrimônio cultural, o conjunto de bens, tradições e manifestações populares com relevância para uma região. Tais elementos são reconhecidos conforme a sua ancestralidade e importância histórica.
Os bens que se caracterizam como esse tipo de patrimônio podem ser materiais ou imateriais.
O que é patrimônio material?
Na categoria de patrimônio material estão englobados bens tangíveis como coleções de arte, edifícios, monumentos entre outros. Esses bens estão ligados de alguma forma à cultura de um lugar.
O que é patrimônio imaterial?
O patrimônio imaterial consiste nas tradições, costumes, práticas e cultura de uma região. Dessa forma, o patrimônio imaterial do Brasil será sempre diferente do patrimônio imaterial da França, por exemplo.
Qual é a importância do patrimônio cultural?
O patrimônio cultural de uma região é desenvolvido com base nas crenças, história, práticas e cultura comuns àquela localidade. Por esse motivo são tão relevantes para a civilização, contêm informações únicas e relevantes para todos os moradores locais.
Quando viajamos entramos em contato com o patrimônio material e imaterial da região em questão. A partir dessa vivência temos acesso a um ganho de cultura e aprendizado que muda nossa perspectiva. Os dois tipos de patrimônio são relevantes para compreender a história e a cultura de uma sociedade.
Exemplos de patrimônios materiais do Brasil
O Brasil é um país de extensões continentais e dessa forma conta com uma série de exemplos de patrimônios materiais. É interessante observar que esses bens materiais apresentam diversos aspectos influenciados pelas diferentes regiões brasileiras. Confira abaixo exemplos práticos do patrimônio material do Brasil:
- Cristo Redentor, no Rio de Janeiro;
- Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro;
- Conjunto Arquitetônico de Paraty, em Paraty, no Rio de Janeiro;
- Forte dos Reis Magos, em Natal;
- Pelourinho, em Salvador, na Bahia;
- Centro Histórico de Ouro Preto, em Ouro Preto, Minas Gerais;
- Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte;
- Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, no Paraná;
- Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro;
- Mosteiro de São Bento, em São Paulo.
Também fazem parte do patrimônio material brasileiro esculturas presentes em pontos turísticos. Ao visitar espaços adornados com esse tipo de patrimônio é interessante analisar como esses itens se relacionam com a localidade em questão. É uma experiência de grande aprendizado.
Exemplos de patrimônios imateriais do Brasil
Abaixo listamos alguns exemplos de patrimônio imaterial do Brasil, aspectos constituintes da cultura nacional, são eles:
- Música brasileira (como samba, MPB, forró entre outros ritmos);
- O samba (dança);
- Culinária (pratos como churrasco, feijão e arroz, pão de queixo, acarajé);
- Rituais religiosos;
- Festivais (como o carnaval);
- Jogos populares (como futebol e capoeira).
Identidade nacional
O patrimônio cultural, material e imaterial, forma parte da identidade de um país. Estrangeiros quando são questionados sobre o que pensam quando ouvem “Brasil”, geralmente respondem “samba e futebol”. Os dois fazem parte do patrimônio imaterial do Brasil e estão conectados com o turismo, com a experiência dos turistas no Brasil.
O Cristo Redentor é uma parte fundamental da cultura do Rio de Janeiro assim como as baianas do acarajé são para a Bahia. Viajar para essas localidades e não conhecer esses fatores representa a perda da oportunidade de vivenciar melhor o que a região oferece.
Todas às vezes em que pensamos em um país e em seus símbolos estamos reforçando a ideia do patrimônio local, seja ele material ou imaterial. O patrimônio cultural nos ajuda a entender a região para onde estamos viajando.
Depredação de patrimônio material é crime no Brasil
O patrimônio material tem grande relevância para a cultura de uma nação. No Brasil, a depredação desse tipo de bem é crime e está regido pela Lei n. 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). De acordo com a legislação brasileira é crime danificar bens:
- Históricos;
- Arqueológicos;
- Paleontológicos;
- Turísticos;
- Artísticos;
- Paisagísticos.
A Lei n. 10.931/2001 é mais específica no tocante à proteção do patrimônio cultural, material ou imaterial, e prevê sanções contra quem causar os danos. A depredação de patrimônio cultural é amplamente prejudicial para a sociedade. Esses bens são parte da história do lugar a que pertencem e por isso esse é um crime tão grave.
Patrimônio cultural: uma parte importante da viagem
Viajar é uma oportunidade de conhecer um novo lugar e viver experiências únicas. Uma dica para quem está de viagem marcada é se preparar para conhecer mais a fundo os bens materiais e imateriais locais.
Vivenciar experiências relacionadas ao patrimônio cultural local é uma forma de ampliar os seus horizontes e conhecer de verdade o destino em questão. Pesquise também as transformações ocorridas ao longo dos anos, pois o povo vai construindo novos elementos culturais.
Gostou de saber mais sobre patrimônio cultural? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!