Pré-História: o domínio humano sobre o ambiente natural
O desenvolvimento dos primeiros seres humanos ocorreu durante o período da Pré-história. Esses indivíduos precisaram se adaptar às intempéries da natureza para sobreviver. Continue lendo para saber mais.
Pré-história: período de desenvolvimento dos primeiros seres humanos
Os primeiros humanos surgiram e se desenvolveram na Terra durante a Pré-história. Para sobreviver eles precisaram se adaptar às dificuldades impostas pela natureza. Os primeiros humanos eram pescadores, caçadores e coletores. Alimentavam-se do que encontravam na natureza.
A relação entre o ser humano e a natureza mudou com o passar do tempo, pois o homem passou a dominar e explorar a natureza. Alguns acontecimentos foram essenciais para essa mudança, como a descoberta e o controle do fogo. Os hominídeos passaram a se organizar socialmente.
Durante a Idade dos Metais, o homem primitivo, passou a usar metais como o ferro para confeccionar armas. Algo que demonstra o nível de complexidade desses indivíduos pré-históricos.
A divisão da Pré-História
O período chamado de Pré-história começou com o surgimento do primeiro ser humano, há cerca de 3 milhões de anos a.C.. O fim desse período se dá no nascimento da escrita, mais ou menos 4 mil a.C..
Ao longo desse período, os seres humanos passaram pelo processo de adaptação ao meio ambiente. Aprender a viver num ambiente por vezes hostil foi essencial para a sobrevivência.
Inicialmente, esses grupos eram de caçadores, agricultores e caçadores. Em seguida utilizaram metais como o ferro. Por ser um período longo está dividido em quatro fases:
- Paleolítico;
- Mesolítico;
- Neolítico;
- Idade dos Metais.
Período Paleolítico
- Os primeiros seres humanos eram nômades, deslocavam-se para encontrar boas condições de sobrevivência.
- Esses seres humanos eram caçadores, coletores e pescadores.
- Período conhecido também como Idade da Pedra Lascada devido a produção de objetos que eram lascados em pedras.
- No final desse período os hominídeos descobriram e passaram a controlar o fogo.
- Esse recurso permitiu caçar a noite, cozinhar os alimentos, se proteger do frio e espantar animais selvagens.
Período Mesolítico
- Momento de transição e mudanças consideráveis para os hominídeos.
- O planeta Terra teve a sua formação geográfica terminada.
- Com essas mudanças do ambiente, alguns grupos foram sedentarizados e se fixaram em algumas regiões férteis.
Período de Neolítico
- Período em que houve o aprofundamento das relações entre o homem e o meio ambiente.
- Nesse período o grande destaque foi a prática da agricultura.
- Os grupos sedentarizados se tornaram agricultores usando a terra como forma de sobrevivência.
- Os seres humanos desse período se tornaram produtores de alimentos.
- O artesanato se desenvolveu nesse período através da produção de utensílios domésticos de palha ou argila para armazenamento.
Idade dos Metais
- Último período da Pré-História.
- Os metais passaram a ser usados para confeccionar armas e instrumentos por volta de 6 mil anos a.C.
- Nasceu a figura do artesão que trabalhava produzindo objetos feitos de metal.
- A população das primeiras aldeias agrícolas aumentaram a produção. Tornaram-se os primeiros aglomerados urbanos da história.
- Aumentou a complexidade da organização social.
- Surgiram novas demandas e novas formas de trabalho.
Homem pré-histórico
O ser humano surgiu no planeta há cerca de 4 milhões de anos. Desde então, ele procurou se adaptar ao ambiente, observou a natureza e os ambientes que o cercavam. Os hominídeos buscavam satisfazer as suas necessidades. O homem pré-histórico entendeu que não poderia sobreviver sozinho.
Procurou se unir com outros homens para caçar animais, realizar os primeiros ritos religiosos e trocar experiências. Nômades, esses seres humanos estavam sempre buscando por novos lugares para sobreviver.
Ao abater um animal, os grupos se alimentavam com a sua carne e também usavam a carcaça. A pele era extraída e usada como agasalho nos dias mais frios. Pedras eram usadas para lascar os ossos maiores convertendo-os em objetos pontiagudos. Os ossos menores eram usados para a confecção de colares para lembrar os caças.
Arte pré-histórica
Essa arte é também chamada de rupestre. Os hominídeos faziam desenhos nas paredes das cavernas para representar os animais selvagens que foram capturados ou que queriam capturar.
Os objetos de cerâmica, especialmente os do Neolítico, eram usados para pinturas. Situações do dia a dia eram representadas nessas artes. Esses itens foram usados como base para estudos sobre a Pré-História.
Trabalho na Pré-História
Os primeiros grupos humanos dividiam os seus trabalhos desde o Paleolítico. Os homens tinham a função de caçar e pescar. As mulheres cuidavam dos filhos recém-nascidos e coletavam frutos.
A figura do artesão surgiu na Idade dos Metais, esse indivíduo era um trabalhador especializado na extração dos metais e confecção de armas. Os artesãos também confeccionavam objetos de cerâmica para armazenar o que sobrava da sua produção.
Pré-História no Brasil
Os primeiros habitantes do território brasileiro chegaram assim que os primeiros agrupamentos humanos passaram pelo Estreito de Bering. Esse estreito está situado na fronteira entre a Sibéria e o Alasca. Esses indivíduos estavam fugindo do frio.
As tribos então se espalharam por todo o continente americano. De acordo com estudos arqueológicos, os seres humanos estão presentes no Brasil há 12 mil anos. Trata-se de uma ocupação recente. Os primeiros habitantes eram agricultores, caçadores-coletores. Há sítios arqueológicos com vestígios desses grupos em:
- Lagoa Santa, Minas Gerais;
- Serra da Capivara, no Piauí;
- Caatinga de Moura, Bahia.
Nesses locais há pinturas rupestres dentro das cavernas.
Gostou de saber mais sobre a Pré-História e sobre o ser humano pré-histórico? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!