Quando foi o período da Idade Moderna?
O período da Idade Moderna está situado na linha do tempo da história entre a Idade Média e a Idade Contemporânea. Trata-se do momento compreendido entre o século XV e XVIII. No artigo a seguir iremos explicar mais sobre esse período e apontar os seus principais acontecimentos.
Idade Moderna: conheça mais sobre esse período da história
Recebe o nome de Idade Moderna o período transcorrido entre os séculos XV e XVIII, situado temporalmente entre a Idade Média e a Idade Contemporânea. Esse foi um período de grandes mudanças e se caracterizou por ter levado a grandes transformações, revoluções e alterações de padrões da mentalidade ocidental.
Tais mudanças puderam ser observadas nas esferas científica, econômica, social e religiosa. O sistema capitalista foi construído sobre as bases erguidas nesse período. No entanto, há divergências entre os historiadores a respeito da origem do sistema capitalista. Alguns apontam como marco inicial a conquista de Constantinopla pelos turcos, outros a viagem de Vasco da Gama às Índias ou ainda a viagem de Cristóvão Colombo às Américas.
Contudo, não há muitas divergências a respeito do término desse período, a data apontada é de 14 de julho de 1789 em referência à Revolução Francesa. Na Idade Moderna houve o encurtamento de distâncias devido às grandes navegações empreendidas pelos europeus e a exploração do desconhecido.
Principais acontecimentos da Idade Moderna
Confira abaixo os principais acontecimentos do período conhecido como Idade Moderna:
– Empreendimento das Primeiras Grandes Navegações;
– Surgimento do Renascimento;
– Realização da Reforma Religiosa;
– Ascensão do Absolutismo;
– Surgimento do Iluminismo;
– Eclosão da Revolução Francesa.
Economia na Idade Moderna
A partir do século XV, houve um grande desenvolvimento comercial e aumento da população. As cidades começaram a crescer e as manufaturas foram se desenvolvendo. A Idade Média foi superada através de um processo natural. Esses acontecimentos contribuíram para a estruturação do Mercantilismo, o cerne do Capitalismo.
As colônias no ultramar foram submetidas ao chamado “exclusivo comercial”, que consiste em um sistema rígido de monopólio. O ponto principal desse sistema dizia respeito à obrigatoriedade das rotas comerciais passarem pela metrópole. A expansão marítima reestabeleceu as bases da economia europeia.
Entre os mecanismos econômicos mais recorrentes desse período estava a prática do “metalismo”, em que a riqueza de um reino era estimada de acordo com a quantidade de metais preciosos que esse possuía. Outro importante mecanismo econômico da Idade Moderna foram os “Pactos Coloniais”, em que estavam determinadas as relações entre metrópole e colônia.
Também ganhou destaque os chamados “Monopólios Comerciais”, em que o rei determinava quem seriam os privilegiados e as suas áreas. Finalmente, podemos citar a política de “Balanças Comerciais Favoráveis” de acordo com a qual era necessário exportar mais do que importar.
Política na Idade Moderna
A forma de governo estabelecida nessa época era o Absolutismo. Nesse sistema, as palavras do Rei tinham valor de lei e as suas vontades eram ordens. A fundamentação desse tipo de governo estava arraigada nas teorias de “predestinação divina”, em que o rei era apontado como o eleito de Deus. Também eram usados textos laicos, como “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel, para justificar esse sistema.
A obra de Maquiavel aponta formas para que os príncipes se mantenham como os soberanos de seus reinos. Ao longo de quatro séculos, os reis europeus viram seu poderio diminuir através de inúmeras revoluções liberais. A Revolução Francesa deu início ao processo que efetivamente derrubou o Antigo Regime.
A sociedade na Idade Moderna
A Idade Moderna foi um período de grandes mudanças e avanços no âmbito da sociedade. A evolução da tecnologia permitiu que o processo de globalização tivesse início. As “Grandes Navegações” também tiveram um papel relevante na construção dessas mudanças.
As viagens impulsionaram o aperfeiçoamento de ferramentas como o astrolábio e a bússola. Os barcos precisaram se tornar mais resistentes para empreender viagens mais longas e perigosas.
Um pouco mais adiante, se desenvolveram as máquinas a vapor. Tais mudanças levaram ao acúmulo considerável de capitais que, por sua vez, permitiu à Europa se lançar à frente do processo de desbravamento e conquista.
Também é interessante mencionar que o século XVIII foi profundamente marcado pelo aumento do desejo investigativo no âmbito científico. Os filósofos iluministas inventaram uma série de máquinas e também elaboraram uma série de teorias científicas e sociais.
A Idade Média foi o palco histórico de profundas mudanças, além do “Iluminismo”, nesse período assistiu a “Reforma Religiosa”, liderada por Martinho Lutero. Tratou-se de um duro golpe contra a poderosa Igreja Católica, que reagiu com a Contrarreforma. Esse movimento objetivava acabar com o processo de reforma religiosa.
O período ainda teve uma série de movimentos sociais, como o Renascimento comercial e artístico, além do já citado Iluminismo e a Reforma Protestante. O imaginário dessa sociedade foi completamente transformado e suas consequências podem ser sentidas até os dias atuais.
Agora você já sabe quando foi e como transcorreu a Idade Moderna!