Quem foi Isaac Newton? - Hexag Medicina
06/06/2022 História

Quem foi Isaac Newton?

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Quem foi Isaac Newton?

Isaac Newton foi físico, matemático, alquimista e filósofo. Seu nome entrou para a história da humanidade por ter feito grandes contribuições, especialmente para as áreas da física e da matemática. Estão entre as teorias formuladas por ele a Lei da Gravitação Universal e as Leis que levam seu nome, as Leis de Newton.

A história de Isaac Newton

Isaac Newton nasceu na vila Woolsthorpe-by-Colsterworth, localizada em Lincolnshire, na Inglaterra. O dia de seu nascimento foi 25 de dezembro de 1642, de acordo com o calendário juliano usado na época. A data de acordo com o calendário gregoriano mais utilizado atualmente é 4 de janeiro de 1643.

A mãe do físico se chamava Hannah Ayscough Newton e seu pai, que faleceu antes do nascimento do filho, também se chamava Isaac Newton. A família vivia do trabalho rural de sua fazenda e tinha uma situação financeira estável.

Newton foi deixado pela mãe, aos três anos de idade, para ser criado pelos avós. Hannah Ayscough Newton se casou com um reverendo chamado Barnabas Smith e se mudou para North Withan, outra vila também de Lincolnshire.

Alguns anos depois, o padrasto de Newton faleceu e com isso sua mãe retornou para a fazenda com outros três filhos, chamados: Marie, Benjamin e Hannah. Newton não tinha laços afetivos com sua família e era considerado como um menino muito solitário. Essa característica perdurou por toda a sua vida.

Ele havia herdado a propriedade rural do seu pai e recebeu o dote de Barnabas Smith quando este se casou com sua mãe. Era comum nessa época que os jovens se inteirassem dos negócios da família desde cedo. No entanto, Newton desde muito pequeno demonstrou ter outros interesses.

Os estudos de Isaac Newton

Com 12 anos de idade, Newton se mudou para Grantham ao ingressar na King’s School. Para frequentar a escola, foi necessário que o jovem se mudasse para a vila e alugasse um quarto. Conseguiu um alojamento na casa do Sr. Clark, um farmacêutico, que lhe ensinou muito.

Durante sua vida escolar, não era tido como um dos mais brilhantes estudantes. Porém, um episódio mudou tudo. Certo dia, outro estudante da instituição o chutou. Ele então desafiou o colega para prosseguir o embate fora da escola. Depois dessa situação, em que Newton agrediu esse colega, ele repensou sua vida e decidiu que mudaria e se esforçaria para ser o melhor em tudo aquilo que fizesse.

Entre os talentos desenvolvidos pelo jovem estava a produção de objetos de madeira criados a partir de desenhos próprios. Construiu moinhos de vento, peças de mobília e até um carrinho com quatro rodas que era movido por uma manivela.

Trinity College

Isaac Newton foi aceito, aos 18 anos de idade, no Trinity College, em Cambridge. Essa instituição nessa época aceitava somente estudantes de famílias abastadas. Ainda que Newton tivesse uma situação financeira estável, não era rico.

Sendo considerado um estudante pobre, precisou assumir a posição de subsizar, estudante de nível mais baixo. Trabalhou limpando as acomodações dos outros estudantes e servindo refeições no local para poder estudar. Não fez amizades nesse período.

Após alguns anos, conseguiu uma bolsa de estudos na Universidade de Cambridge. Ele era admirado por muitos professores pela sua dedicação. Tendo a bolsa de estudos e ajuda financeira, se formou em humanidades aos 22 anos de idade. Prosseguiu seus estudos em outras áreas.

A lenda da maçã

A Universidade de Cambridge fechou devido à peste negra que acometeu a Inglaterra em meados de 1660. Newton retornou então para Woolsthorpe. Foi um período importante para o desenvolvimento de seus estudos. Ele realizou uma série de anotações a respeito de óptica, mecânica e gravitação.

Até hoje não se sabe se a história da maçã caindo na cabeça de Newton e lhe despertando para a lei da gravidade é verdadeira ou uma lenda. Nesse período de recolhimento, ele estaria sentado embaixo de uma árvore quando foi subitamente atingido por uma maçã. Ele então teria refletido porque a maçã caiu no sentido da terra.

A suposta macieira da história ainda existe no local, tendo sido preservada. Mudas dessa árvore foram plantadas em diferentes partes do mundo como uma forma de espalhar a história do físico.

Retorno para Cambridge

Quando o surto da peste negra chegou ao fim, Newton retornou para Cambridge. Ele participou de um concurso e se tornou professor. Após alguns meses, se tornou mestre em humanidades. Em 1669, foi indicado por outro docente para assumir a cadeira de professor lucasiano de matemática.

Newton se tornou bastante admirado no meio acadêmico, mas tinha receio de publicar seus artigos, temendo as críticas. A publicação de sua teoria a respeito do índice de refração da luz gerou várias críticas negativas de filósofos e isso fez com que se isolasse ainda mais. Quando um de seus principais críticos faleceu, Newton se sentiu mais à vontade para publicar artigos.

Presidente da Royal Society

Quando Newton tinha quase 50 anos de idade, decidiu buscar outras oportunidades de trabalho em Londres, a Universidade de Cambridge passava por dificuldades financeiras. Ele foi eleito presidente da Royal Society. Nessa fase ele fez alguns amigos e prosseguiu seus estudos em áreas como mecânica e óptica. Foi um período de importantes publicações.

Dedicou seus últimos anos de vida aos seus estudos de alquimia e questões relativas a Deus. Newton tinha especial interesse pelas profecias bíblicas e acreditava na ação de Deus na vida do ser humano e na natureza de forma geral. Contestou as práticas da Igreja Católica em algumas oportunidades.

Em março de 1727, aos 84 anos, Isaac Newton faleceu em decorrência de complicações renais. Ele nunca se casou e nem teve filhos.

Agora você sabe quem foi Isaac Newton!

Retornar ao Blog