03/02/2021 História

Quem foram os bárbaros?

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Quem foram os bárbaros?

O termo bárbaros foi criado pelos gregos antigos, por volta do século 5 aC, e era usado para se referir a povos que não falavam o mesmo idioma do que eles. A palavra foi formada através de uma onomatopéia, pois, para eles, a fala dos estrangeiros pareciam com sons de “bar, bar, bar”. Para saber mais sobre quem foram os bárbaros e como a expressão se transformou ao longo do tempo, é só continuar a leitura.

Entenda quem foram os bárbaros

Eram chamados de bárbaros grupos de pessoas que tinham, além do idioma, outras diferenças em relação aos gregos. Eram povos com cultura, crenças religiosas e até formas de se vestir diferentes, também não tinham o mesmo tipo de governo, de educação e até de engenharia. Tudo isso gerava estranheza por parte dos gregos e, posteriormente, dos romanos.

Como vimos, os gregos consideravam como bárbaros qualquer estrangeiro, o que incluía, obviamente, os romanos. Contudo, alguns séculos depois, os próprios romanos começaram a usar a palavra para se referir aos povos nômades que não seguiam as tradições gregas e nem romanas.

Por essa razão, quando se fala em bárbaros, a referência não é apenas um grupo específico e sim várias tribos diferentes, como: godos, saxões, vândalos, hunos, pictos, entre outras. Perceba que a própria palavra “vândalo” é usada muitas vezes de forma semelhante à expressão bárbaro. Ambas representam uma pessoa que se comporta de forma não civilizada e destrói patrimônios públicos, e tiveram sua origem exatamente nesses povos.

Por tudo isso, não há consenso entre todos os historiadores sobre quem seriam os bárbaros, porque, como se pode ver, muitos povos diferentes foram denominados dessa maneira. Para se ter uma ideia, algumas pessoas consideram os vikings como bárbaros, o que não condiz com a essência do termo. Afinal, eles tinham técnicas de navegação avançadas que lhes permitiram colonizar a Islândia e navegar para o chamado Novo Mundo.

Principais povos bárbaros

Mesmo com essas questões relacionadas ao termo, podemos pinçar na história a trajetória dos principais povos que eram conhecidos como bárbaros e é exatamente isso o que faremos a seguir, acompanhe.

Celtas

O povo celta era formado por várias tribos que possuíam costumes e tradições em comum. Contudo, como não eram unidos, viviam em lugares diferentes e até entravam em conflito entre si, o que os levou a serem dominados pelos romanos. Muitas de suas tradições são mantidas até hoje, como é o caso do Halloween, por exemplo.

Francos

Grupo de povos germânicos que deu origem à França e a semelhança entre os nomes não é coincidência. As invasões ao Império Romano se iniciaram em torno do ano 300 dC. Os francos conseguiram se estabelecer após a queda do Império e estão entre os povos bárbaros considerados mais poderosos.

Godos

Mais um grupo considerado entre os povos bárbaros mais poderosos e bem organizados, os godos eram divididos em dois subgrupos: visigodos e ostrogodos. Eles perseguiram o Império Romano por vários séculos. O primeiro subgrupo conquistou uma parte significativa da Europa Ocidental, além de realizar saques e invasões à Roma.

Hunos

Originários da Ásia, os hunos eram conhecidos como poderosos guerreiros. Por volta de 370 dC, eles entraram em confronto com os ostrogodos e outros povos bárbaros que viviam nas fronteiras ao norte do Império Romano. Alguns anos depois, invadiram e saquearam a Itália, mas não conseguiram tomar Roma.

Lombardos

O nome lombardos vem do latim langobardi, que significa barbas longas. Eles eram um grupo de bárbaros formados por várias etnias que criaram um reino na área em que hoje está localizada a Áustria e a Hungria. Eles também invadiram e governaram uma área significativa da Itália ao longo de 200 anos, após a queda do Império Romano.

Saxões

Os saxões eram um grupo de povos germânicos primitivos que viviam ao norte da Germânia, território em que hoje fica a Alemanha. Alguns desses povos migraram para a Ilha da Grã-Bretanha e se uniram a outro povo, os anglos, dando origem aos anglo-saxões.

Vândalos

Como mencionado anteriormente, a expressão vândalo é usada nos dias de hoje para se referir a indivíduos que cometem atos de depredação ao patrimônio público. A origem desse uso vem dos saques realizados pelo povo vândalo à Roma. Eles chegaram a firmar um tratado de paz que foi quebrado com uma invasão dos vândalos poucos anos depois.

Ao longo de anos de pesquisas, foi descoberto que muitos dos povos que eram considerados bárbaros, ou seja, indivíduos selvagens e sem instrução eram, na realidade, bastante evoluídos. Junta-se a isso o fato de o termo ter sido usado com diferentes significados ao longo da história, como pudemos ver ao longo do artigo.

De qualquer forma, através de um apanhado geral pudemos explicar quem foram esses povos e qual a sua relevância. Para conferir mais conteúdos de história geral e dicas para o Enem e o vestibular, fique ligado no blog do Hexag Medicina!

Retornar ao Blog