Quais são as religiões que possuem mais adeptos?
Conhecer as religiões que possuem mais adeptos no mundo é uma forma de compreender o desenvolvimento histórico de diferentes sociedades. A seguir apresentaremos uma lista com essas religiões com destaque para o número de aderentes.
Religiões que possuem mais adeptos no mundo
Confira a seguir quais são as religiões que possuem mais adeptos e conheça um pouco sobre cada uma delas.
Religião: Cristianismo
Número de adeptos: aproximadamente 2,2 bilhões
Embora nos últimos anos outras religiões tenham apresentado crescimento considerável, o cristianismo, ainda é a que conta com mais adeptos no mundo todo. Contudo, é interessante observar a mudança de padrão do perfil dos cristãos. Há cem anos, dois terços dos adeptos dessa religião moravam no continente europeu.
Atualmente, apenas um quarto dos cristãos reside na Europa. Curiosamente, o local onde o cristianismo mais cresceu nos últimos cem anos foi na África Subsaariana. Para se ter uma ideia, entre 1910 até o momento atual o número de cristãos aumentou de 9 para 516 milhões na região.
Religião: Islamismo
Número de adeptos: aproximadamente 1,6 bilhões
A segunda religião com mais adeptos no mundo é a muçulmana. Há projeções que apontam que em algumas décadas, o islamismo, pode se tornar a maior religião em números. Acredita-se que daqui a duas décadas, os muçulmanos representarão um quarto da população do planeta.
Caso esse cenário se mantenha, o número de adeptos do islamismo nos Estados Unidos vai mais do que dobrar. Um quarto da população de Israel será composto por muçulmanos. Países como Bélgica e França terão mais de 10% de população islâmica.
Religião: Hinduísmo
Número de adeptos: aproximadamente 900 milhões
O hinduísmo não possui um corpo único de doutrinas ou escrituras. Dessa forma o número de adeptos dessa religião contempla seitas e variações mono e politeístas que se baseiam nos textos Vedas.
Na Índia e no Nepal, os hinduístas representam mais de 80% da população. Embora na lista de número de adeptos esteja em terceiro lugar, o hinduísmo detém o título de maior monumento religioso do mundo.
Estamos falando do templo Angkor Wat (convertido posteriormente em templo budista) que possui cerca de 40 quilômetros quadrados. Esse templo foi construído no século XII, no Camboja.
Religião: Religião Tradicional Chinesa
Número de adeptos: aproximadamente 400 milhões
O termo “religião tradicional chinesa” é empregado para se referir a uma interação complexa entre diferentes religiões e tradições filosóficas praticadas na China. Os adeptos dessa religião fazem uma miscelânea de práticas e crenças de diferentes doutrinas como Taoísmo, Confucionismo, Budismo entre outras.
Com seus quase 400 milhões de adeptos, a religião tradicional chinesa aparece em quarto lugar nesta lista. Esse número representa cerca de 6% da população mundial.
Religião: Budismo
Número de adeptos: aproximadamente 376 milhões
O Budismo é uma doutrina que tem como base os ensinamentos de Siddharta Gautama, o Buda (600 a.C.). O objetivo dessa doutrina é alcançar a realização plena da natureza humana. Os budistas acreditam que a existência é um ciclo constante de morte e renascimento. Nesse ciclo, as vidas presentes e passadas estão ligadas.
Essa religião oriental é a que possui maior número de adeptos em muitos países do sudeste asiático como Laos, Camboja, Tailândia e Birmânia. Essa é a segunda religião com maior número de adeptos no Japão, 71,4% da população é praticante (como muitos japoneses praticam mais de uma religião são contados mais de uma vez).
Religião: Sikhismo
Número de adeptos: aproximadamente 20 milhões
Em sexto lugar dessa lista, está o Sikhismo, uma religião pouco difundida em termos de territórios, mas com cerca de 20 milhões de praticantes. Trata-se de uma doutrina monoteísta, fundada no século XVI, por Guru Nanak. A base da doutrina são os ensinamentos de seu fundador.
Essa doutrina nasceu em Punjab, na Índia, e grande parte dos seus seguidores ainda reside nessa região. Na Índia, os adeptos dessa doutrina representam 1,9% da população. Em Fiji compõem 0,3% da população.
Religião: Judaísmo
Número de adeptos: aproximadamente 15 milhões
Boa parte dos judeus, atualmente, reside em Israel ou nos Estados Unidos, para onde migraram fugindo da perseguição nazista no século passado. Os judeus compõem 1,7% da população dos EUA. Na Argentina, a proporção de judeus é de 2% da população.
O Judaísmo é a religião monoteísta mais antiga do mundo e tem como sua base a crença de que existe apenas um Deus. Além do Judaísmo também são religiões monoteístas o Cristianismo e Islamismo.
Religião: Espiritismo
Número de adeptos: aproximadamente 13 milhões
É importante destacar que espiritismo não é necessariamente uma religião, contudo, essa doutrina também figura nesta lista com seus quase 13 milhões de adeptos. A base dessa doutrina é a de que há a sobrevivência do espírito após a morte e a posterior reencarnação.
Essa doutrina surgiu na França e se espalhou pelo mundo a partir da publicação da obra “O livro dos espíritos” de Allan Kardec, em 1857. No Brasil, há a maior comunidade espírita do mundo, 1,3% da nossa população é adepta da doutrina.
Gostou de conhecer as religiões que mais tem adeptos? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog do Hexag Medicina!