Renascimento cultural e urbano
O Renascimento foi um movimento intelectual, urbano, artístico e comercial que aconteceu entre os séculos XIII e XVI, na Europa. A eclosão desse movimento foi responsável pelo rompimento do isolamento comercial da Europa e início da crise da Baixa Idade Média. Continue lendo para saber mais.
Contexto histórico do Renascimento
O renascimento ocorreu em épocas distintas e teve algumas vertentes. A partir do século XIII, o comércio alterou a estrutura social e econômica da Europa. Houve o renascimento urbano que mudou a dinâmica urbana da Baixa Idade Média. O renascimento então se manifestou na literatura, arte e ciência.
Alemanha e Itália foram berços relevantes do renascimento, compunham o Sacro Império Romano Germânico desde o século X. O império estava organizado de forma curiosa, tendo algumas regiões autônomas. Havia um ar de liberdade, o que contribuiu para a eclosão da arte e das atividades urbanas.
Como o renascimento teve origem?
O surgimento do renascimento está relacionado às consequências da Quarta Cruzada, que aconteceu em 1204. Sem recursos para realizar uma nova jornada a Israel, as ordens de cavalaria cristãs, aceitaram a proposta de Gênova e Veneza. As cidades italianas contrataram essas forças para derrotar os muçulmanos que dominavam Constantinopla.
Com o êxito dessa empreitada, rotas comerciais entre a Europa e a Constantinopla foram reestabelecidas. Dessa forma, passou a existir grande fluxo de mercadorias e riquezas entre as regiões.
Assim surgiu o renascimento comercial e suas consequências culminaram no renascimento urbano que criou as bases para o renascimento científico e cultural. A origem do renascimento foi na Baixa Idade Média, especialmente entre os séculos XIII e XV.
Características dos diferentes tipos de renascimento
Renascimento comercial (séculos XIII e XIV)
- Caracterizou-se pelas rotas comerciais entre a Itália e a Constantinopla;
- Também se caracterizou pelo comércio de especiarias e produtos orientais;
- Teve forte produção europeia de lã;
- Havia comercialização interna em feiras e externas através das rotas comerciais.
Renascimento urbano (séculos XIII a XV)
- Caracterizou-se pelo surgimento de novas cidades, partindo do encontro de rotas comerciais e da aglomeração de mercadores (burgos);
- As cidades da Baixa Idade Média tinham como característica o foco comercial;
- Desenvolveram estilos arquitetônicos e engenharia próprios.
Renascimento cultural (séculos XIV a XVI)
- Caracterizou-se pela valorização greco-romana;
- Houve a valorização das técnicas artísticas como a profundidade e a proporção;
- A arte abordava temas religiosos e mitológicos;
- Havia a valorização da figura humana perfeita como centro da arte;
- Também foi um período do estudo profissional da arte.
Fases do renascimento
Como citamos acima, o renascimento aconteceu em diferentes âmbitos e em cada um deles contou com fases distintas.
Renascimento comercial e urbano
O renascimento comercial é entendido como sendo a base de outros tipos de renascimento. A Quarta Cruzada, em 1204, foi o início desse movimento, pois culminou na liberdade de Constantinopla e de rotas comerciais anteriormente dominadas pelos muçulmanos.
Os produtos orientais então puderam finalmente ser enviados para a Europa, o que levou ao renascimento do comércio europeu. A demanda da produção local aumentou e assim passou a existir o comércio local e a possibilidade de exportar para áreas do Oriente. Havia produção de lã e tecidos em Flandres e no Eixo Nórdico.
As cidades italianas de Gênova e Veneza receberam as importações vindas de Constantinopla e as distribuíram pela Europa. Assim aconteceu o renascimento urbano dessas regiões.
Fases do renascimento comercial
- Século XIII – restauração das rotas comerciais entre Itália e Constantinopla.
- Século XIV – reorganização da produção de tecidos pela Liga Hanseática.
Fases do renascimento urbano
- Século XIII – surgimento das cidades a partir do encontro da aglomeração de mercadores (burgos) e rotas comerciais.
- Século XIV – movimentos de emancipação das cidades que surgiram das leis do feudalismo, particularmente o movimento comunal – liberdade através da guerra.
Renascimento cultural
Caracterizou-se pelo florescimento artístico ocorrido na Itália, nos séculos XIV, XV e XVI. Teve representação nas artes plásticas como desenhos, escultura, pintura, literatura e ciência. O modelo utilizado foi a cultura clássica, a grega e a romana. Famílias ricas patrocinavam os artistas desse período, movimento chamado de mecenato.
Nesse período, os artistas puderam se profissionalizar e viver exclusivamente da sua arte. Era possível dedicar anos para produzir e pesquisar arte. O renascimento cultural contribuiu para as técnicas artísticas avançarem e novos estilos surgissem. As bases desse movimento eram:
- Antropocentrismo;
- Individualismo;
- Hedonismo;
- Racionalismo.
Fases do renascimento cultural
- Século XIV – Trecento;
- Século XV – Quatrocento;
- Século XVI – Cinquecento.
Trecento (século XIV)
Primeira fase do renascimento cultural que aconteceu nas cidades italianas de Veneza, Florença e Gênova. Nesse período teve início o desenvolvimento artístico de técnicas de perspectiva e proporção. Giotto é um artista desse período.
Quatrocento (século XV)
Aconteceu especialmente na região italiana de Florença e teve como destaque o mecenato da família Médici. Foi uma fase em que havia muitos retratos de famílias burguesas e as técnicas de perspectiva e proporção avançaram. Destaque para a obra de Masaccio e Botticelli.
Cinquecento (século XVI)
Nesse período, o renascimento foi marcado pelo avanço de sua estética pela Europa como um todo. Havia o questionamento do catolicismo pelos protestantes. A estrutura sociocultural foi alterada pelas reformas religiosas, especialmente na Itália. O apoio à arte foi reduzido e assim teve origem o maneirismo, criticado pelos historiadores.
Gostou de saber mais sobre o renascimento cultural e urbano? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!