A resposta católica ao desafio protestante: A era da contrarreforma - Hexag Medicina
11/03/2024 História

A resposta católica ao desafio protestante: A era da contrarreforma

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
A resposta católica ao desafio protestante: A era da contrarreforma

A Contrarreforma foi a resposta católica à Reforma Protestante iniciada por Martinho Lutero em 1517. Entre 1545 e 1563, foi realizado o Concílio de Trento, uma reunião do clero com o objetivo de reforçar a doutrina católica abalada pelas novas igrejas cristãs. Continue lendo para saber mais sobre a era da Contrarreforma. 

Contrarreforma: a resposta católica para o desafio protestante

A Contrarreforma pode ser definida como uma resposta católica aos questionamentos promovidos pela Reforma Protestante. O Concílio de Trento, realizado entre 1545 e 1563, objetivava reforçar a doutrina católica por vezes questionada pelas novas igrejas cristãs. 

Também eram objetivos dessa reunião do clero reforçar o conceito de infalibilidade do Papa e investimento na formação de padres missionários. Assim como a Reforma Protestante, a Contrarreforma também impactou a Europa e outras regiões do planeta. 

O que foi a Reforma Protestante?

A Igreja Católica foi mais de um milênio a única igreja católica do Ocidente, era reconhecida como a guardiã do cristianismo. Era uma instituição muito poderosa que queria se consolidar ainda mais nessa posição. Para isso o clero passou a vender indulgências. Os fiéis tinham seus pecados perdoados se pagassem para a Igreja.

O padre agostiniano Martinho Lutero, revoltado com essa situação, fixou suas 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg. Mesmo com a perseguição empreendida contra Lutero, a Reforma Protestante se fortaleceu e novas igrejas cristãs surgiram. O poder da Igreja Católica foi abalado. 

Contexto histórico da Contrarreforma

  • Reforma Protestante – o padre agostiniano Martinho Lutero pregou 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg.
  • A partir desse ato, práticas do clero católico – como a cobrança de indulgências – passaram a ser questionados. 
  • O Papa Leão X excomungou Lutero. O imperador do Sacro Império Germânico, Carlos V, classificou Lutero como herege. 
  • A imprensa teve um papel essencial para a difusão das ideias de Lutero.
  • A Bíblia foi traduzida para a língua alemã para se tornar mais acessível.
  • Assim a Igreja Católica perdeu o seu monopólio da leitura e interpretação da Bíblia.
  • Outras igrejas cristãs como a anglicana e a calvinista foram fundadas a partir do momento iniciado por Lutero. 
  • A Reforma Protestante contribuiu para o fortalecimento do poder dos reis que passaram a questionar o poder do Papa por meio das novas igrejas. 
  • A burguesia ascendia socialmente e o comércio se tornava a atividade econômica mais relevante da Europa. 
  • A burguesia se opunha à Igreja Católica porque a instituição era a favor da cobrança da usura (juros). 

Concílio de Trento

A Contrarreforma, a resposta católica à Reforma Protestante, foi delineada entre 1545 e 1563, durante o Concílio de Trento. O Papa Paulo III convocou esse concílio como uma forma de o alto clero católico se reunir para planejar a reação à reforma. O nome Trento faz referência à cidade italiana onde a reunião aconteceu.

Essa reunião objetivava fortalecer a doutrina católica que estava sendo contestada pelas novas igrejas cristãs e combater as heresias. Medidas tomadas pela Contrarreforma:

  • A cobrança de indulgências foi proibida (esse foi o estopim da Reforma);
  • A criação da Index Librorum Proibitorum, lista de livros proibidos por serem contrários a Igreja Católica. 

O clero acreditava que a imprensa e a livre circulação de livros contribuiu para a força da Reforma Protestante. No entanto, mesmo com a proibição, muitos títulos continuaram circulando. 

A Contrarreforma

A Contrarreforma nada mais é do que o posicionamento da Igreja Católica em relação ao avanço das novas igrejas cristãs. Durante o Concílio de Trento, a Igreja: 

  • Definiu normas;
  • Reforçou os seus ensinamentos;
  • Iniciou o combate às novas igrejas e ao que classificada como heresia;
  • Recomeçou a sua atividade missionária levando a catequese para partes distantes do mundo como América e Ásia; 
  • Inácio de Loyola criou a Companhia de Jesus para formar os padres missionários;
  • Instalou Tribunais da Santa Inquisição para julgar e condenar os hereges, aqueles que contestavam as doutrinas católicas. 

Perseguição à Ciência

Muitos cientistas passaram a se dedicar ao estudo do funcionamento do Universo no início da Era Moderna. Aqueles que faziam uma descoberta contrária aos ideais católicos podiam ser punidos pela Inquisição.

Um exemplo é o do cientista Giordano Bruno, que foi julgado por esse tribunal eclesiástico. Tendo se recusado a negar as suas descobertas, Bruno foi condenado à morte na fogueira. 

Retratações da Igreja Católica 

O Papa João Paulo II, no Jubileu do ano 2000, revisou a atitude da Igreja Católica ao longo dos séculos. As condenações de Joana D’Arc e Giordano Bruno à morte na fogueira foram reconhecidos como erros. O julgamento de Galileu Galilei também foi reconhecido como um erro. 

Os Papas Bento XVI e Francisco, sucessores de João Paulo II, permitiram a abertura dos arquivos do Vaticano para que estudiosos pudessem avaliá-los. Assim, esses especialistas poderiam tirar conclusões a respeito da Contrarreforma. Essas medidas seriam inimagináveis há algum tempo no passado. 

Agora você conhece mais sobre a Contrarreforma. Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!

Retornar ao Blog