Saiba o que foi a corrida armamentista
Uma corrida armamentista é a prática de nações rivais de acumular e desenvolver armamentos de impacto em tempos de paz. Ao longo da história, houve algumas corridas bélicas, contudo, a disputa entre Estados Unidos e a antiga União Soviética, no século passado, se destaca. Continue lendo para entender melhor.
O que foi a corrida armamentista?
Como citamos, uma corrida armamentista ou bélica consiste no acúmulo e melhoria da quantidade e desempenho de armas em tempos de paz por nações rivais. Existe a tensão de um conflito político e ideológico que incentiva a pesquisa e o desenvolvimento de armas. Táticas militares também são aperfeiçoadas nesse tipo de disputa.
Numa corrida armamentista o que importa é a demonstração de poder bélico (poder de guerra) e de superioridade perante os países rivais. No século passado, durante o período da Guerra Fria, ocorreu uma das mais intensas corridas bélicas da história.
O mundo foi dividido em dois blocos políticos liderados pelos Estados Unidos (capitalismo) e pela União Soviética (socialismo). Essa disputa gerou grande apreensão sendo chamada também de “corrida nuclear”. Armas nucleares passaram a ser desenvolvidas pelos Estados Unidos.
As bombas nucleares e o novo modelo de guerra
Em 1945, os Estados Unidos bombardearam as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki com bombas atômicas. O bombardeio, em apenas um dia, levou 217 mil pessoas à morte nas duas cidades que ficaram totalmente destruídas. Esse fato mudou a perspectiva do mundo perante a corrida armamentista.
Esse tipo de armamento elevou os conflitos bélicos a outro patamar. O alcance das armas não se limitava à área onde as batalhas aconteciam e tinham um potencial de destruição muito maior.
Nesse período, foram desenvolvidas também armas químicas e biológicas. O objetivo era contar com armamentos mais eficientes para matar um número mais significativo de pessoas em menos tempo. A Rússia anunciou que estava investindo na tecnologia das armas nucleares.
A Corrida Espacial
Estados Unidos e Rússia não mantiveram a disputa apenas no âmbito de desenvolvimento de armas. Os dois países se envolveram no que ficou conhecido como “corrida espacial”. Basicamente, essa foi uma competição tecnológica para saber qual dos dois países levaria o homem ao espaço primeiro.
Nessa disputa, eram definidos alguns marcos e os países tentavam alcançar a meta primeiro.
- Em 3 de novembro de 1957, a cadela Laika foi enviada ao espaço pela União Soviética. Foi o primeiro ser vivo no espaço.
- Em 12 de abril de 1961, o cosmonauta Iuri Gagarin se tornou o primeiro humano a ser lançado no espaço.
- Em 20 de julho de 1969, o astronauta Neil Armstrong pisou na Lua pela primeira vez.
Testes nucleares proibidos
Países como China, França, Coreia do Norte, Israel, Irã, Paquistão e Índia se envolveram em pesquisas de armamento nuclear. Esse envolvimento se deu durante e após o fim da Guerra Fria.
Em 1996, foi assinado o primeiro acordo mundial para redução de arsenais nucleares (categorizados como termonucleares de alto rendimento na atmosfera). Denominado como Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares, esse documento entrou em vigor em setembro de 2016.
Vários países foram responsáveis pelos 2.060 testes nucleares realizados até a data de assinatura do documento. Até 2016, a Coreia do Norte era o único país que mantinha os testes de finalidade bélica.
Ogivas nucleares ativas
Mesmo tendo assinado o tratado, sete nações ainda mantêm ogivas nucleares ativas, sendo eles:
- Estados Unidos;
- França;
- Reino Unido;
- China;
- Índia;
- Rússia;
- Reino Unido.
De acordo com um levantamento realizado no primeiro semestre de 2016, existiam 15.395 ogivas nucleares ativas no mundo. Desse número, 93% (7.290) pertencia à Rússia. Os Estados Unidos contavam com 7 mil.
Outras Corridas Armamentistas ao longo da História
A era moderna foi marcada por três grandes corridas armamentistas, além da Guerra Fria.
França e Rússia x Grã-Bretanha
O primeiro episódio se deu quando a Rússia e a França decidiram desafiar a superioridade naval da Grã-Bretanha. As tensões entre a França e a Inglaterra terminaram em 1904 com a assinatura de um acordo. O mesmo ocorreu entre russos e ingleses em 1907.
Alemanha x Grã-Bretanha
No começo do século XX, foi a vez da Alemanha desafiar a superioridade naval da Grã-Bretanha. Os alemães desenvolveram uma imponente frota naval. Essa disputa desencadeou na Primeira Guerra Mundial, em 1914.
Estados Unidos x Japão
Em 1918, a Primeira Guerra Mundial chegou ao fim e uma nova disputa começou, entre Estados Unidos e Japão. Os dois países se esforçavam para expandir sua influência sobre a Ásia Oriental. Além disso, os Estados Unidos desejavam ter mais apoio político da Inglaterra.
A disputa não chegou ao campo de batalha devido à assinatura, em 1921, de um tratado de limitação do uso de armas pelas duas nações. As corridas armamentistas geram cenários propícios para grandes conflitos bélicos que podem afetar o mundo como um todo.
Agora você conhece melhor o cenário das corridas armamentistas. Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!