O Brasil e a Terceira Revolução Industrial - Hexag Medicina
06/11/2024 História

O Brasil e a Terceira Revolução Industrial

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
O Brasil e a Terceira Revolução Industrial

O Brasil passa por mudanças que são reflexos da Terceira Revolução Industrial em curso no país. No artigo a seguir iremos apresentar um panorama de como essa revolução impacta no dia a dia do país. 

Contexto histórico da Terceira Revolução Industrial no Brasil

O Brasil passou por um processo de industrialização tardio devido ao seu período colonial. Apenas no século XX esse processo se consolidou, paralelamente, os países desenvolvidos já estavam bastante avançados nas técnicas de produção. 

Enquanto as nações desenvolvidas prosperavam, o Brasil ainda recebia os primeiros incentivos. 

Entendendo a Terceira Revolução Industrial

A Terceira Revolução Industrial começou no país com a implementação de novas tecnologias no processo industrial. As novas tecnologias se refletiram no avanço de técnicas de produção que já existiam e inserção de técnicas novas. 

O desenvolvimento de estudos nas áreas de elétrica e eletrônica assim como na área de informática permitiram o aperfeiçoamento tecnológico no meio industrial. Com esse avanço a Revolução Técnico-Científico Informacional teve início. 

A nomenclatura de Terceira Revolução Industrial

O processo é conhecido como Terceira Revolução Industrial por ter introduzido novas técnicas, as quais foram permitidas pela informática. Possibilitou ainda a troca de informações por meio de novas tecnologias de comunicação.

A implementação de novas tecnologias foi possível devido a negociações entre empresas e nações. 

Técnicas e materiais novos

O uso de tecnologia de ponta contribuiu para o desenvolvimento de técnicas e materiais inovadores. A mão de obra qualificada passou a ser uma grande necessidade do mercado para o desenvolvimento e implementação de tecnologias. O material utilizado para produzir maquinário era novo, assim como as técnicas criadas. 

Um dos materiais que passaram a ser usados para confeccionar esses maquinários foi o silício. Uma curiosidade é que esse material nomeia um dos principais polos tecnológicos do mundo, o “Vale do Silício”. 

A Terceira Revolução Industrial tem como objetivo agregar valor ao produto por meio de tecnologia de ponta. No entanto, é preciso observar que houve a redução da qualidade do material usado para a construção de bens de consumo na nova revolução industrial. 

O processo de industrialização no Brasil

No Brasil, uma revolução industrial passou por cima das outras, ou seja, não houve um desenvolvimento pleno. Enquanto o Brasil ainda se adaptava às mudanças geradas pela Segunda Revolução Industrial, os países desenvolvidos passavam pela Revolução Técnico-Científica.

O Brasil passou por revoluções industriais sempre correndo, não tendo tempo para corrigir os problemas que as mesmas causaram. Então os erros causados nos processos industriais anteriores acabaram não sendo eliminados. 

A Terceira Revolução Industrial no Brasil

No Brasil, o processo de informatização e implementação de tecnologia de ponta se deu apenas no fim do século XX. O país teve uma industrialização tardia por questões deixadas em aberto pelas revoluções anteriores. 

O Brasil viveu um período de grande avanço nas telecomunicações, com o advento da internet e mecanização do processo industrial. Comparando com outros países, o Brasil tem como diferencial seu processo de modernização que não produz maquinário e nem tecnologias. 

A dependência econômica de outros países 

O Brasil foi comprando tecnologia de outros países que produziam e desenvolviam a mesma. Com essa situação o país se tornou refém desse ciclo sem produzir sua própria tecnologia e maquinário. O cenário não é muito diferente atualmente. 

O país se tornou dependente economicamente desse processo de compra de tecnologia de outros países. Não existindo maquinário importado não existe produção, algo que impacta e muito o país. 

O panorama industrial do Brasil atual 

No começo do século XXI, o Brasil começou a produzir novas tecnologias com foco no desenvolvimento de softwares. O setor tecnológico recebeu impulso nos últimos anos, porém, o maquinário usado na indústria brasileira é importado de países da Europa. 

Mesmo com uma melhoria significativa na produção de softwares, ainda há o destaque de empresas privadas no setor. Incentivos públicos relevantes não foram criados para fortalecer as indústrias ou criar novas tecnologias e técnicas de industrialização. 

A economia do Brasil ainda passa por diferentes problemas por não possuir uma base industrial própria e organizada. Surgiram diferentes problemas econômicos que atingem a população como um todo. Os bens produzidos passaram a ter valor elevado o que impediu a compra em diferentes casos. 

Conclusão

Atualmente, o Brasil continua passando pelo processo da Revolução Técnico-Científico Informacional. Porém, não houve uma implementação de mudanças necessárias efetivas em decorrência de grandes problemas causados por revoluções anteriores. Esses problemas ainda não foram solucionados.

O processo gera problemas sérios para a situação financeira do Brasil que ainda se encontra dando ênfase para as desigualdades. O Brasil ainda tem um modelo de desenvolvimento industrial alinhado à sua realidade, algo que dificulta seu crescimento. É necessária a evolução desse processo para um crescimento expressivo. 

Gostou de saber mais sobre a Terceira Revolução Industrial no Brasil? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!

Retornar ao Blog