Saiba quem foram os terroristas mais notórios da história
O terrorismo se caracteriza por ser uma ação violenta que pode ser realizada em qualquer lugar. Continue lendo para conhecer os terroristas que se tornaram mais notórios ao longo da história. Entenda mais sobre uma das questões mais delicadas dos tempos atuais.
Terrorismo: entendendo as ações terroristas
O terrorismo é um fenômeno bastante complexo que representa uma grande ameaça contemporânea. Atualmente, são consideradas ações terroristas:
- Táticas de guerrilha;
- Uso de armas não convencionais;
- Sequestros;
- Atentados a bomba entre outros.
A origem das ações terroristas, tal qual conhecemos hoje, remonta ao começo do século XIX. Em 1808, os espanhóis desenvolveram um modelo de guerra irregular para que pudessem resistir à invasão do exército de Napoleão. Essa estratégia de guerra foi nomeada por um termo castelhano: “guerrilla”.
A guerrilha espanhola se baseava na formação de pequenos grupos de indivíduos. Esses grupos se escondiam em florestas, bosques ou áreas urbanas para sabotar ou armar atentados ou emboscadas contra os adversários.
Modelo exportado
O formato de guerra criado pelos espanhóis se espalhou para outros países ao longo do tempo. Um exemplo é o da Prússia que se manteve resistindo contra as investidas napoleônicas na década de 1810.
Em 1813, foi publicado o édito prussiano que dizia que todo cidadão estava comprometido a se opor ao inimigo com todo tipo de arma. O documento recomendava o uso de foices, machados, forquilhas e espingardas de chumbo.
Também era expresso que os prussianos tinham o dever de não obedecer ao inimigo e de prejudicá-lo de todas as formas possíveis. Ainda que o inimigo estipulasse novas leis ninguém deveria segui-las, pois assim dificultaria as suas operações militares.
A sugestão do uso de utensílios domésticos como armas deu início ao modelo de terror usado por facções políticas revolucionárias nas décadas posteriores. Essas ações deixaram de ser usadas somente para resistir às investidas dos exércitos imperialistas. Passaram a ser usadas para fazer pressão política e ideológica.
Inclusive, diversos grupos anarquistas, comunistas e nacionalistas (como nazismo e fascismo) usaram ações terroristas para exercer pressão. Essa se mostrou uma estratégia efetiva em diversas situações.
Conheça os terroristas mais notórios da história
Acima explicamos o conceito e a origem do terrorismo. A seguir você poderá conhecer mais sobre os terroristas mais notórios da história.
Gavrilo Princip (Mão Negra)
Dentre os terroristas nacionalistas, o nome do estudante sérvio-bósnio Gavrilo Princip (1894-1918) se destaca. Integrante do grupo nacionalista sérvio “Mão Negra”, Princip, foi o responsável pelo assassinato do arquiduque do Império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando (1863-1914).
A execução do nobre foi o estopim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Grupos de guerrilheiros atuaram ativamente durante as duas guerras mundiais por todo o continente europeu, especialmente no Cáucaso e Bálcãs.
Terroristas na América Latina
O período conhecido como Guerra Fria (1947-1991) maximizou a visibilidade do terrorismo. Especialmente devido às ações empreendidas por grupos associados com as guerrilhas revolucionárias da América Latina. Também é interessante mencionar que foi um período de intensos conflitos no Oriente Médio, Europa e Ásia.
Entre os nomes mais notórios que se valeram do terrorismo na América Latina estão:
- Luis Posada Carriles (1928-2018) – o cubano naturalizado venezuelano, ex-agente da CIA, foi acusado de terrorismo pelos governos cubano e venezuelano.
- Abimael Guzmán Reynoso (1934-2021) – conhecido como Professor Gonzalo, o peruano foi líder do grupo responsável por iniciar o conflito armado no Peru.
- Carlos Lamarca (1937-1971) – desertor do exército foi um guerrilheiro brasileiro que lutou contra a ditadura militar.
- Ernesto Che Guevara (1928-1967) – foi revolucionário marxista, médico, guerrilheiro, escritor, diplomata e teórico militar argentino.
Até os dias atuais, há terroristas em ação na América Latina em organizações como as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
Terroristas no Oriente Médio
Os grupos terroristas que seguem atuantes no Oriente Médio, atualmente, são:
- Hamas;
- Setembro Negro;
- Hezbollah;
- Al-Nusra;
- Al-Qaeda;
- Estado Islâmico.
Osama Bin Laden (Atentados de 11 de setembro)
Osama Bin Laden (1957-2011) foi o responsável pelos Atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. Morto em 2011, no Paquistão, ele foi líder e fundador do grupo terrorista Al-Qaeda.
Outros nomes ligados ao terrorismo no Oriente Médio são:
- Carlos Chacal (1949-…) – o nome “chacal” se deve a uma cópia “O dia do Chacal”, de Frederick Forsyth, que estava em uma de suas cenas de crime.
- Abu Nidal (1937-2002) – liderou uma facção que defendia a causa palestina a partir de um viés mais radical, incluindo ações terroristas.
- Andreas Baader (1943-1977) – um dos líderes e fundadores Fração do Exército Vermelho (grupo guerrilheiro de esquerda alemão).
Terroristas na Europa
No século XX, grupos como o ETA (atuante na Espanha) e o IRA (atuante na Irlanda) se destacam no grupo de atividades terroristas. No século XXI, se destaca a ação terrorista realizada pelo norueguês Anders Behring Breivik (1979-…).
Anders Behring Breivik
Também conhecido como Fjotolf Hansen, Breivik é um terrorista cristão de extrema-direita. Ele foi responsável por atentados que deixaram 77 mortos e 51 feridos no dia 22 de julho de 2011.
Em 2012, o terrorista foi condenado a 21 anos de prisão, pena que pode ser prorrogada. Dez anos depois, em 2022, pediu liberdade condicional, o que foi negado. Durante a audiência ele fez uma saudação nazista.
Esse é um breve panorama do terrorismo e alguns dos principais terroristas da história. Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!