Quem foi Zumbi dos Palmares? - Hexag Medicina
20/01/2023 História

Quem foi Zumbi dos Palmares?

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Quem foi Zumbi dos Palmares?

O nome de Zumbi dos Palmares entrou para a história do Brasil como um símbolo de resistência e luta contra a escravidão em nosso país. Ele assumiu a liderança do Quilombo dos Palmares – o maior e mais duradouro quilombo do Brasil – em 1678. 

Resistiu bravamente por quase duas décadas contra as investidas portuguesas, mas em 20 de novembro de 1695 foi morto após ter o seu esconderijo revelado. Continue lendo para conhecer mais sobre a sua história e por que sua memória ainda é um forte símbolo na luta contra o racismo

Zumbi dos Palmares e o Quilombo dos Palmares

Para entender quem foi Zumbi dos Palmares é essencial conhecer a história do Quilombo dos Palmares. O maior e mais longevo quilombo do Brasil nasceu no fim do século XVI. Seu nome foi escolhido em referência à abundância de palmeiras que existia no lugar onde o quilombo se instalou: a Serra da Barriga. 

O quilombo se constituía da junção de mocambos, pequenas aldeias formadas pelos escravos fugidos. Havia em torno de dezoito mocambos espalhados pelas áreas que, atualmente, correspondem aos territórios dos estados de Alagoas e Pernambuco. 

Dentre esses mocambos, o principal era o “Cerca Real do Macaco” ou simplesmente “Mocambo do Macaco”. Estima-se que essa pequena aldeia tenha reunido até 6 mil pessoas. O conjunto dos mocambos de Palmares chegou a contar com até 20 mil habitantes. 

A resistência do Quilombo dos Palmares

O Quilombo dos Palmares resistiu a expedições portuguesas e holandesas. Contudo, pouco se sabe a respeito da sua história devido às poucas fontes existentes. E para agravar, todas as fontes a respeito de Palmares foram desenvolvidas pelos europeus. 

Os conflitos entre holandeses e portugueses no Nordeste brasileiro contribuíram para o aumento populacional de Palmares, a partir da década de 1630. Foi somente a partir da década de 1680 que o quilombo entrou em decadência. 

O fim do quilombo foi resultado da investida da expedição comandada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho, contratado para destruir Palmares. Ele recebeu o direito de ficar com parte dos negros capturados no confronto além de algumas terras na Serra da Barriga. 

Em 1694, o Mocambo do Macaco foi destruído. Os sobreviventes fugiram e se mantiveram resistindo até o início do século XVIII. 

Quem foi Zumbi dos Palmares?

Zumbi foi um dos líderes do Quilombo dos Palmares e morreu defendendo aqueles que confiaram nele, no entanto, não se sabe muito a respeito de sua vida. 

Alguns historiadores questionam algumas afirmações que eram tidas como verdades inquestionáveis até pouco tempo, como:

  • Zumbi teria sido sequestrado de Palmares ainda criança e criado por um padre. Mas não existem evidências a esse respeito, essa afirmação se baseia em um estudo em que apenas o autor teve acesso a cartas que confirmavam a informação. 
  • Menção à existência de mulher e filhos de Zumbi em uma carta escrita pelo então rei de Portugal, D. Pedro II. Nessa correspondência, o soberano oferece perdão a Zumbi em troca de ele viver como súdito de Portugal.  
  • “Zumbi” pode não ser o nome de uma pessoa e sim um título existente no quilombo. Alguns historiadores acreditam que ambas hipóteses são verdadeiras. Então, houve mesmo um líder do quilombo, que resistiu às investidas portuguesas. 

O que realmente se sabe sobre Zumbi dos Palmares?

Confira a seguir o que se sabe, efetivamente, a respeito de Zumbi dos Palmares: 

  • Em 1678, Zumbi se desentendeu com o então líder de Palmares, Ganga Zumba, pois este último recebeu uma oferta de paz dos portugueses. Basicamente, nesse acordo, o quilombo mudaria para uma aldeia escolhida pela Coroa. Os nascidos em Palmares seriam livres e os fugidos seriam devolvidos a escravidão. 
  • Ganga Zumba aceitou a oferta dos portugueses. Isso porque havia parentes seus sequestrados que eram usados como moeda de troca. Zumbi e parte dos quilombolas se voltaram contra Ganga Zumba. 
  • Zumbi se tornou líder do Quilombo dos Palmares em 1678. Ganga Zumba foi morto, mas não se sabe se pelos portugueses ou pelos próprios quilombolas. Para assumir o posto de liderança, Zumbi chegou a enfrentar o irmão de Zumba, Gana Zona. 
  • Zumbi foi o responsável por conduzir a resistência do Quilombo dos Palmares até o seu declínio. 

A morte de Zumbi de Palmares

A expedição comandada por Domingos Jorge Velho destruiu o Mocambo do Macaco. Zumbi e os outros sobreviventes fugiram e se esconderam em meio às matas da Serra Dois Irmãos. Resistiram vivendo no meio do mato por um ano e meio. Essa informação, obtida através de novos estudos, derruba a ideia de que Zumbi cometeu suicídio em 1694. 

Em 20 de novembro de 1695, Zumbi foi morto. Seu esconderijo foi revelado por Antônio Soares, um dos seus companheiros, após ser submetido à tortura. Uma emboscada foi organizada pelo bandeirante André Furtado de Mendonça. A cabeça de Zumbi foi decepada e exposta em Recife. 

Zumbi dos Palmares ainda é um símbolo de resistência contra o racismo. Para conferir mais conteúdos sobre História do Brasil, além de dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!

Retornar ao Blog