Conheça algumas curiosidades sobre a língua inglesa
A língua inglesa tem mais de 1500 anos de história e atualmente é o principal idioma do discurso internacional. O idioma mais falado do mundo tem algumas curiosidades interessantes que você poderá conhecer melhor no artigo a seguir.
Língua inglesa: conheça algumas curiosidades
O inglês é o idioma nativo de vários países e o segundo principal idioma de muitos outros. O idioma tem origem germânica e mais de 1500 anos de história. Trata-se da terceira principal língua nativa do planeta, fica atrás somente do mandarim e espanhol.
Ao longo de sua história, a língua inglesa passou por três períodos de evolução:
- Primeira fase – “Old English” (inglês velho), entre os séculos V e XI.
- Segunda fase – “Middle English” (inglês médio), entre os séculos XI e XVI.
- Terceira fase – “Modern English” (inglês moderno), período que começa no século XVI e perdura até os dias atuais.
Embora haja a globalização da língua inglesa, o idioma ainda conta com diferentes sotaques conforme o país de origem. Apesar de a língua falada ser a mesma, há diferenças de pronúncia de algumas palavras devido ao sotaque. Confira abaixo as principais curiosidades sobre o idioma.
Influências francesas
Em muitos idiomas é possível observar influências de outras línguas e o mesmo acontece com o inglês. A língua inglesa possui várias influências de línguas como o latim, o italiano e o francês. O último é o idioma que mais influenciou o inglês.
Mais da metade do vocabulário inglês tem influência do francês-normando, variação da língua normanda usada na Inglaterra. No período do chamado middle english (inglês médio), o idioma passou por grande influência romana. Algo que se reflete nas estruturas das frases que temos hoje.
Nos Estados Unidos há 24 dialetos
Você sabia que nos Estados Unidos, a língua inglesa possui 24 dialetos distintos? Os 50 estados que formam o país possuem regionalidades da língua. Na verdade, o inglês não é a língua oficial dos Estados Unidos. Cada estado pode definir, segundo a legislação, a sua língua oficial. O inglês tem esse status em 32 dos 50 estados.
Um dialeto nada mais é do que um estilo de linguagem que existe dentro da própria língua. O sotaque, o uso de gírias e a cultura local podem interferir na forma como a língua é utilizada. No Havaí, por exemplo, o havaiano é a segunda língua do estado.
Há grandes diferenças regionais na língua inglesa dos Estados Unidos. O inglês mais conhecido do país é o nova iorquino, devido aos programas de TV de grande sucesso. Da mesma forma que o sotaque de Boston tem influência do inglês médio, o “R” fica menos carregado na pronúncia.
A palavra que não existe
Uma palavra sem significado esteve presente no dicionário inglês entre os anos de 1932 e 1940. Isso aconteceu devido a um erro de impressão ou edição. A palavra em questão era “dord” e se tornou conhecida como ghost word (palavra fantasma) por não apresentar nenhuma definição própria.
Laranja: fruta ou cor?
A cor laranja existe para os ingleses muito antes de eles terem conhecido o fruto. Antes de conhecerem a fruta que nós chamamos de “laranja”, eles nomeavam a cor como “geoluhread”. Essa palavra indica algo como “yellow-red” (amarelo-vermelho).
Dicionário x vocabulário
Em 1755, foi escrito o primeiro dicionário em inglês. Anualmente, são adicionadas em torno de 4.000 palavras. Acredita-se que o vocabulário da língua tem entre 500 mil e 1,2 milhões de palavras. No vocabulário inglês, a letra mais comum é a “E”. Ela aparece em 11% das palavras. A palavra “I” (eu) é a mais curta e também uma das mais antigas.
A origem das palavras
Uma curiosidade interessante da língua inglesa é que algumas palavras modernas são derivadas de frases ou vocábulos do inglês antigo ou de divindades. Confira exemplos:
- “Daisy” (margarida) vem do inglês antigo “day’s eye” (olho do dia).
- “Godbye” (tchau) vem da expressão inglesa “May God be with you” (que Deus esteja com você).
- “Cereal” é uma palavra que deriva do nome da deusa das plantas, especialmente dos grãos, Ceres.
- “Hurricane” (furacão) é uma palavra derivada de Jun Ragan (pronunciado como Huracan), deus maia dos ventos e tempestades.
Algumas palavras cheias de curiosidades
Confira abaixo alguns vocábulos ingleses que apresentam curiosidades interessantes:
- A palavra mais longa em inglês com letras em ordem alfabética é “almost” (quase);
- A maior palavra sem apresentar repetição de letras é “uncopyrightable” (Não protegido por direitos autorais);
- Já a palavra inglesa mais longa sem vogais é “rhythm” (ritmo);
- A maior palavra inglesa com somente uma vogal é “strengths” (forças);
- A palavra que possui o maior número de definições é “set” com cerca de 450, seria algo como “definir”;
- A única palavra em inglês que começa e termina com “und” é “underground” (subterrâneo);
- A única palavra em que uma vogal se repete 6x é “indivisibility” (indivisibilidade).
Frase com todas as letras do alfabeto
Na frase “The quick brown fox jumps over the lazy dog” (A rápida raposa marrom pula sobre o cachorro preguiçoso) há todas as letras do alfabeto. Isso é o que se chama de um pangrama. É bastante útil para testar teclados.
As letras e os sons
Na língua inglesa o alfabeto utilizado é igual ao alfabeto do Brasil, o alfabeto romano, e possui 26 letras. Contudo, mesmo o alfabeto sendo o mesmo apresenta sonoridade vem diferente. Há 26 letras no alfabeto e 44 sons. As letras podem representar os 44 sons de 650 formas distintas.
Gostou de conhecer mais curiosidades sobre a língua inglesa? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!