12/11/2021 Inglês

Quais os tempos verbais mais falados em inglês?

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Quais os tempos verbais mais falados em inglês?

Alguns tempos verbais são mais utilizados na língua inglesa do que outros e conhecê-los é essencial para ter um bom domínio do idioma. No artigo a seguir iremos apresentar quais são esses tempos e te ajudar a organizar uma rotina de estudos mais focada nessas estruturas. Vamos começar? 

Saiba quais são os tempos verbais mais falados em inglês

No inglês, os tempos verbais mais falados são: Simple Past, Simple Present, Simple Future, Present Perfect e Present Progressive. Saiba mais sobre cada um deles abaixo. 

Simple Past

O Simple Past é o tempo verbal relativo a ações que já aconteceram e foram concluídas em um passado específico. Dessa forma, pode falar de um hábito ou uma rotina do passado. Você deve estar pensando nos diversos verbos terminados em “ed”, certo? Pois saiba que há verbos que não seguem essa regra de terminação. 

Nesse tempo verbal as frases são formadas usando o “didn’t” (forma negativa de “do” ou “does”). A estrutura verbal desse tempo é a seguinte: sujeito + verbo principal no particípio do passado + complemento. Confira os exemplos abaixo: 

“Where were you yesterday?” (Onde você estava ontem?)

“They didn’t swim last week.” (Eles não nadaram semana passada.)

Simple Present

O Simple Present é o tempo verbal que indica ações cotidianas e rotineiras, aquelas que se repetem e estão ocorrendo no momento da fala. Logo, esse tempo verbal indica uma situação que está sendo verdade no momento em que se fala dela. A formação de frases negativas ou interrogativas demanda o uso de “do” e “does”. 

O “does” é utilizado juntamente a terceira pessoa do singular, isto é, he, she, it. A estrutura de frase no Simple Present é a seguinte: sujeito + verbo principal + complemento. Confira exemplos abaixo: 

“I study English” (Eu estudo inglês)

“He doesn’t paint murals” (Ele não pinta murais)

 “Does she fight Muay Thai?” (Ela luta Muay Thai?)

Simple Future

No Simple Future a ação, evento ou fenômeno de que se fala ainda não aconteceu. Nessa categoria estão previsões, promessas, probabilidades e planos. Na língua inglesa, o futuro é marcado pelo uso de “will” que indica desejos e planos incertos. Também pode ser usado o “going to” (utilizado quando se tem certeza sobre o que irá acontecer). 

O Simple Future tem como estrutura de construção de frase: sujeito + will + verbo principal que estará no infinitivo sem “to” + complemento. Outra possível estrutura de frase é: sujeito + verbo to be + going to + verbo principal no infinitivo + complemento.

Confira os exemplos abaixo:

“Are they going to visit us?” (Eles vão nos visitar?)

“She will not go to the movie with us.” (Ela não vai no cinema conosco.)

Present Perfect

Nesse tempo verbal, a ação de que se fala começou no passado, mas continua ocorrendo ou está influenciando o presente. Pode falar de um evento recente ou de uma ação realizada no passado sem um tempo definido. 

Ações que não aconteceram são indicadas nas frases negativas usando o advérbio “yet” (ainda). A estrutura da frase fica da seguinte maneira: sujeito + have/has + verbo principal no particípio do passado + complemento.

Confira os exemplos abaixo:

 “He hasn’t texted us yet.” (Ele ainda não nos mandou mensagem.)

“It hasn’t worked in years.” (Isso não funciona há anos.)

Present Progressive ou Present Continuous

Chamado de Present Progressive ou Present Continuous é um tempo verbal que indica uma ação que está ocorrendo enquanto se fala. Pode ser usado também para falar de uma situação que mesmo não ocorrendo ao mesmo tempo da fala é uma rotina ou hábito. 

A estrutura da frase nesse tempo verbal é a seguinte: sujeito + verbo to be no simple present + verbo principal no gerúndio (ing)(+ complemento da frase).

Confira os exemplos abaixo: 

“They are cleaning the house.” (Eles estão limpando a casa.)

“What are you reading?” (O que você está lendo?)

 “I am learning to cook.” (Eu estou aprendendo a cozinhar.)

Dicas para estudar os tempos verbais

A seguir você poderá conferir dicas para o estudo dos tempos verbais mais utilizados no inglês. 

– Mais da metade dos verbos em inglês estão no Simple Present. Então, dedique um pouco mais de horas ao estudo desse tempo verbal. 

– Os 5 tempos verbais que apresentamos neste artigo somam mais de 95% do uso na língua inglesa. Se você tem dúvidas em relação a eles, vale a pena dar uma focada especialmente nas conjugações. 

– Os tempos simples são os três principais tempos verbais. Estude-os com especial afinco e garanta a sua fluência no idioma. 

– Conhecer os principais tempos verbais de um idioma é essencial para poder se tornar fluente nele. 

Agora você pode direcionar a sua rotina de estudos para os tempos verbais mais falados em inglês! Aproveite para navegar pelo blog do Hexag Medicina para conferir mais conteúdos e dicas para o Enem e o vestibular!

Retornar ao Blog