Conheça os tipos de verbos no inglês
Na língua inglesa existem diferentes tipos de verbos que expressam ação, experiência, estado, entre outros. No artigo a seguir apresentaremos com mais detalhes esses tipos e suas características.
Tipos de verbos
Basicamente, os verbos em inglês são divididos em dois grandes grupos: principal e auxiliar. Dentro desses grupos mais amplos há subdivisões, classificações mais específicas para os verbos.
Os verbos principais podem ser classificados como transitivos ou intransitivos. Esses verbos podem ser seguidos por um infinitivo (+ to) ou por um gerúndio. A característica principal dos verbos principais é que eles apresentam um sentido semântico.
Os verbos auxiliares como seu nome sugere funcionam como “ajudantes” nas orações. Há um número reduzido desses verbos que possuem esvaziamento semântico quando sozinhos.
Verbos principais (main verbs)
Os verbos principais (main verbs) apresentam sentido semântico em si mesmos. Esses verbos têm uma função importante para a compreensão do significado completo da frase. Confira o exemplo abaixo:
Clarke went home early yesterday. (Clarke foi cedo para a casa ontem).
Nessa frase, go (ir) é o verbo principal e conforme podemos observar ele tem sentido sozinho. Também é possível observar que o verbo está conjugado no passado simples. No presente, a frase ficaria assim:
Clarke goes home. (Clarke vai para casa).
Ainda não é necessário um verbo auxiliar para que o sentido da frase esteja completo. Contudo, se essa frase estivesse no futuro seria necessário usar o auxiliar do futuro “will”. Esse verbo auxiliar sozinho não apresenta sentido semântico, porém, ajuda a identificar que a oração está flexionada no futuro.
Clarke will go home. (Clarke irá para casa).
Verbos principais/main verbs: transitivos e intransitivos
Como citamos, os verbos principais podem ser subdivididos nas categorias de transitivos e intransitivos. Essa classificação se refere ao fato de serem ou não acompanhados de objeto, assim como acontece na língua portuguesa.
Os verbos intransitivos não são acompanhados por objeto, contudo, podem ter complemento:
- Something good happened. (Algo bom aconteceu).
- She arrived late. (Ela chegou tarde). Vale dizer que tarde não é objeto e sim adjunto adverbial.
Já os verbos transitivos têm o acompanhamento de um objeto:
- He’s not watching the movie. (Ele não está assistindo ao filme).
- She drove the car. (Ela dirigiu o carro).
Verbos auxiliares (auxiliary verbs)
Há um número reduzido de verbos auxiliares/auxiliary verbs na língua inglesa. Os mais usados são:
- be,
- do,
- have.
Esses verbos não apresentam um sentido semântico quando são usados na posição de auxiliar. É importante citar esse fato, pois esses verbos também são usados como verbo principal no inglês.
Be – verbo principal – ser/estar
- I am unhappy. (Eu sou infeliz).
Do – verbo principal – fazer
- He dois her homework. (Ele faz a tarefa dele).
Have – verbo principal – ter
- They have a bakery. (Eles têm uma padaria).
Quando esses mesmos verbos são usados na função de auxiliar não apresentam sentido próprio sem o acompanhamento do verbo principal, confira os exemplos abaixo:
Be como verbo auxiliar
- Gabriel was dancing a beautiful choreography. (Gabriel estava dançando uma linda coreografia).
Nessa frase, o verbo to be está sendo usado no passado was que funciona como auxiliar do past continuous. Perceba que ele está ali apenas para indicar que essa frase está no passando contínuo e na terceira pessoa do singular.
Do como verbo auxiliar
- Do you spend a lot of time on the internet? (Você gasta muito tempo na internet?).
Observe que o verbo to do indica que essa é uma frase interrogativa, do presente simples e da segunda pessoa no singular. Porém, nesse caso, o verbo sozinho não tem sentido semântico.
- You didn’t finish your dinner. (Você não terminou seu jantar).
Observe que nesse exemplo o verbo to do aparece em sua forma contraída did + not antes do verbo principal (finish). Isso indica que se trata de uma frase negativa.
Have como verbo auxiliar
- She has been to Europe. (Ela já esteve na Europa).
O verbo to have está sendo usado antes do verbo principal to be que está na forma do particípio passado been. Essa frase é um exemplo do presente perfeito em inglês. Note que o verbo se encontra flexionado na terceira pessoa do singular has. Esse tempo é formado pelo auxiliar have + verbo principal no particípio passado.
Tempos verbais
Os verb tenses (tempos verbais) podem ser analisados de acordo com o aspecto e o tempo. Em outras palavras, pela temporalidade, duração e completude da ação. Podem ser classificados nos tempos: passado, presente e futuro e conforme os aspectos: simples, contínuo, perfeito e perfeito contínuo.
Verb tenses (tempos verbais):
- Simple present – usado para se referir a hábitos, rotina, fatos.
- Simple past – usado para indicar ações terminadas em um momento específico do passado.
- Simple future – usado para indicar planos para o futuro, decisões espontâneas, predições.
- Present continuous – indica algo que acontece no mesmo momento da fala, para situações temporárias.
- Past continuous – indica situações em progressão/temporárias no passado.
- Future continuous – indica ações que estão em progressão no futuro.
- Present perfect – usado para falar de experiências ou ações passadas que possuem ligação com o presente.
- Past perfect – indica uma ação no passado que ocorreu antes de outra num tempo específico.
- Future perfect – usado para indicar algo que terá acontecido no futuro.
- Past perfect continuous – usado para indicar ações que estavam sendo realizadas no passado, mas foram interrompidas por outra ação também no passado.
- Future perfect continuous – indica ação que terá ocorrido antes de um tempo futuro.
Gostou de saber mais sobre os tipos de verbos no inglês? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!