Qual a diferença entre o estilo Barroco e rococó?
Você já se questionou a respeito da diferença entre barroco e rococó? Embora os dois termos sejam facilmente associados, é importante entender como se diferenciam. Continue lendo e entenda mais o estilo barroco e o movimento artístico rococó.
Barroco e rococó: entenda os conceitos
Pode ser um pouco confuso pensar a respeito da diferença entre barroco e rococó. Isso porque essa diferença é mínima. Para entender melhor confira os dois conceitos abaixo.
O que é rococó?
O rococó foi um movimento artístico que nasceu no século XVIII, na França. Esse movimento é considerado uma vertente do estilo Barroco. Contudo, se diferencia desse estilo no seu ponto de vista. A palavra rococó vem do termo francês “rocaille” que significa concha.
A arte do rococó possui sempre função decorativa e está presente em áreas como a da arquitetura e ornamentação de objetos. No período em que o estilo nasceu, os movimentos consolidados no continente europeu eram o Barroco e o Arcadismo.
Nesse contexto, o rococó surgiu como uma forma pejorativa da arte barroca. O estilo barroco era focado nas construções religiosas. O rococó, por sua vez, foi inserido na sociedade europeia por meio da decoração de interiores, pintura, entre outros.
Principais características do rococó
Dentre as características mais marcantes do rococó estão:
– Uso frequente de curvas;
– Aplicação de texturas;
– Predominância das cores claras como tons pastel;
– Uso recorrente de dourado;
– Temáticas voltadas a retratar uma sociedade que busca pelos prazeres e felicidades. Há diversas obras que retratam festas nobres;
– Construções que criam uma ideia de leveza (o oposto das construções pesadas do Barroco).
O que é barroco?
O barroco é um estilo que se destacou na arquitetura, música, pintura e literatura na Europa ao longo do século XVII. Inclusive, a cultura, abrangendo costumes, relações sociais e valores desse período, recebe o nome de “barroca”.
O estilo nasceu no final do Renascimento e se caracteriza pela extravagância e ostentação dos grupos que se beneficiam da colonização. O barroco tem um visual bastante característico e diferenciado.
Principais características do barroco
Dentre as características mais marcantes do barroco estão:
– Valorização de detalhes;
– Rebuscamento e exagero (produção de imagens pesadas, o contrário do rococó);
– Obscuridade, sensualismo e complexidade;
– Contradições e dualismo;
– Na literatura o estilo se caracteriza pelo conceptismo e cultismo.
Barroco e Rococó: as diferenças na arquitetura
Tanto o Barroco quanto o rococó se destacaram na área da arquitetura. Sendo assim, é interessante observar as características que cada um oferece nessa área, identificando as suas diferenças.
Rococó na arquitetura
O rococó trabalhava com atributos que se assemelham ao mundo real. Nos tetos, geralmente eram aplicadas pinturas que representam paisagens e a natureza. Inclusive, a arte rococó era entendida como fútil por não ter os mesmos focos que o barroco.
Inicialmente, esse estilo foi usado para a decoração de interiores na arquitetura. Tendo se consolidado após o barroco, o rococó era visto como um estilo mais leve e intimista. O estilo se difundiu por todo o continente europeu e alguns consideram que tem certo exagero.
Barroco na arquitetura
O barroco tinha como foco afirmar a soberania da Igreja Católica, por esse motivo as obras desse período são marcadas pela exaltação de Deus. A arte barroca trabalha fortemente com elementos da religiosidade.
A arquitetura barroca rompe com a simetria e racionalidade, tão marcantes no classicismo greco-romano. Formas e texturas são utilizadas amplamente com o objetivo de criar a sensação de movimento. O estilo arquitetônico barroco é ousado e apresenta diversas irregularidades.
Curiosidade
Inúmeros artistas de renome do período adotaram o rococó como Jean-Honoré Fragonard, Jean-Antoine Watteau, François Boucher e Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho).
Barroco e rococó no Brasil
No Brasil, o barroco e o rococó tiveram um representante ilustre, Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho. Lisboa foi arquiteto, escultor e entalhador. Realizou diversos trabalhos de escultura em que trabalhava com artigos religiosos e reproduzia estátuas de anjos, Nossa Senhora, Jesus Cristo, entre outros.
Resumo da diferença entre barroco e rococó
O barroco foi o estilo predominante do século XVII na Europa. É mais vigoroso e aposta em formas e texturas para criar a sensação de movimento. Embora haja profunda intensidade emocional nesse estilo, é possível identificar senso de equilíbrio.
Por sua vez, o rococó se destacou no século XVIII, caracterizando-se por ser bastante floral, leve e intimista. É um estilo que preza por retratar a beleza e que não economiza no uso de curvas e tons pastel. É possível identificar muito mais leveza no rococó do que no barroco. Embora converse com o visual barroco, é inegável que o rococó possui seu próprio código visual.
Gostou de saber mais sobre o barroco e o rococó? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog do Hexag Medicina!