Qual o significado de byronismo?
O byronismo no Romantismo refere-se à produção literária que segue a linha de pensamento de Lord Byron. Trata-se de um movimento alinhado com as características da obra do poeta inglês que incluem pessimismo, egocentrismo, narcisismo, angústia e em alguns casos satanismo.
Quem foi Lord Byron?
George Gordon Byron, o Lord Byron, nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 22 de janeiro de 1788. Herdou o título de barão do seu tio-avô em 1798. Teve uma infância um pouco conturbada por ter sido criado pela mãe, que era difícil de conviver em alguns aspectos.
Ocupou um lugar na Câmara dos Lordes em Londres, em 1809. Contudo, mesmo com o título de nobreza e a importante posição, Lord Byron viveu uma vida boêmia e intensa. Ao longo dos anos acumulou escândalos e paixões. Numa breve definição, teve uma vida livre.
Um dos principais nomes do Romantismo inglês, Byron, influenciou poetas no mundo todo, inclusive no Brasil. Sua poesia é considerada irônica, revolucionária e confessional. O poeta faleceu em 19 de abril de 1824, na Grécia.
O que é byronismo?
Em linhas gerais, byronismo é o Romantismo que segue as características e perspectivas do poeta Lord Byron. O estilo de vida boêmio, regado a bebidas e fumo, pode ser retratado através dos personagens ou no comportamento dos próprios autores.
Na literatura brasileira podemos citar Álvares de Azevedo como um exemplo de autor influenciado pelo byronismo. A característica do estilo de Byron mais marcante no trabalho do poeta brasileiro é o uso recorrente de um herói angustiado e descrente que tenta ser uma exceção num mundo de regras.
Principais características do byronismo
Para entender melhor o conceito de byronismo é interessante conhecer as principais características do trabalho do poeta inglês. Nas obras de Lord Byron é possível identificar:
- Melancolia;
- Heroísmo;
- Sentimentalismo;
- Narrativa na forma de verso;
- Ímpeto revolucionário;
- Forte culto à liberdade;
- Sátira sociopolítica;
- Angústia;
- Pessimismo;
- Sentimento de culpa;
- Amor idealizado;
- Mulher idealizada;
- Poesia confessional;
- Narcisismo;
- Egocentrismo;
- Temática da morte;
- Defesa de valores nobres como honra, coragem e altruísmo.
O que é o spleen byroniano?
O termo “spleen” é bastante associado ao poeta inglês Lord Byron e significa algo como tédio, mau humor e melancolia. Essas manifestações do humor nas obras do poeta, estão geralmente relacionadas a amores não correspondidos. Podem ser reflexos também da descrença na vida devido à aproximação da morte.
Obras de Lord Byron
Confira as principais obras de Lord Byron:
- “Fugitive pieces” (1806);
- “Bardos ingleses e críticos escoceses” (1809);
- “A peregrinação de Childe Harold” (1812);
- “Valsa: um hino apostrófico” (1813);
- “The Giaour” (1813);
- “A noiva de Abydos” (1813);
- “O corsário” (1814);
- “Ode a Napoleão Bonaparte” (1814);
- “Lara” (1814);
- “A maldição de Minerva” (1815);
- “O cerco de Corinto” (1816);
- “Poemas” (1816);
- “Monodia sobre a morte do honorável R. B. Sheridan” (1816);
- “O prisioneiro de Chillon e outros poemas” (1817);
- “Manfredo” (1817);
- “O lamento de Tasso” (1817);
- “Beppo” (1818);
- “Mazeppa” (1819);
- “Don Juan” (1819);
- “Marino Faliero” (1821);
- “Sardanapalus” (1821);
- “A idade do bronze” (1823);
- “A ilha” (1823);
- “Werner” (1823).
O que foi a Geração Byroniana?
A segunda geração do Romantismo brasileiro foi fortemente influenciada pelo byronismo. Por esse motivo, é conhecida como geração ultrarromântica ou byroniana. Nas obras desses autores há forte apelo pessimista e depressivo. É possível identificar influência também de Goethe.
As características mais marcantes das obras da geração byroniana são:
- Sentimentalismo intenso;
- Egocentrismo;
- Apresentação de temas como o amor, a tristeza e em alguns casos do grotesco;
- Forte influência do estilo de Lord Byron.
A idealização no byronismo
A idealização é bastante presente nas obras da geração byroniana podendo ser referente à mulher, ao herói ou ao amor. As descrições, baseadas em forte sentimentalismo, tendem a ser exageradas. As características dos personagens são supervalorizadas num sentido de alcance do ideal.
A mulher é descrita como um símbolo de pureza e o amor entendido como ideal maior. Na poesia byroniana é recorrente a ideia de que o amor é a única possibilidade de o sujeito se realizar.
Principais autores e obras da Geração Byroniana
Os dois nomes de maior destaque da segunda geração romântica brasileira são Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu.
Principais obras de Álvares de Azevedo:
- “Macário” (1852);
- “Lira dos vinte anos” (1853);
- “Noite na taverna” (1855).
Principal obra de Casimiro de Abreu:
- “As primaveras” (1859).
A geração do “Mal do Século”
A segunda geração romântica também ficou conhecida como a geração do “Mal do Século”. Essa denominação tem relação com os principais temas abordados pelos autores que eram o tédio, o pessimismo, o amor não correspondido e a insatisfação.
Características do Mal do Século
As principais características do chamado mal do século podem ser observadas em livros de autores como Goethe, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire. Confira abaixo essas características:
- Ambientação noturna;
- Misticismo;
- Satanismo;
- Ritualismo;
- Alienação;
- Sarcasmo;
- Recorte depressivo da realidade.
O byronismo teve grande influência no trabalho de poetas do mundo todo. Para conferir mais conteúdos sobre literatura e outras disciplinas, navegue pelos posts do blog Hexag Medicina!