Conceição Evaristo: autora que aparece nos maiores vestibulares
Conceição Evaristo é uma das escritoras mais presentes em listas de livros obrigatórios para vestibular e Enem. Uma obra da autora está na lista divulgada pela Fuvest (vestibular da USP) de 2026 e também figura na lista da Unicamp. Inclusive a autora já apareceu na prova do Enem. Continue lendo para conhecer mais sobre ela e sua obra.
Quem é Conceição Evaristo?
A escritora Maria da Conceição Evaristo de Brito nasceu, em 1946, na cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Sua família humilde vivia na favela de Pindura Saia. Conceição era a segunda mais velha de nove irmãos.
Durante a infância, a futura Personalidade Literária do Ano, do Prêmio Jabuti de 2019, ouvia as histórias de sua mãe e tias. Muitas dessas histórias incluíam relatos de escravização, o que se refletiria em sua produção literária.
Formação acadêmica
No começo dos anos 1970, Conceição Evaristo se mudou para o Rio de Janeiro. Na capital carioca se formou em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou como professora da rede pública de ensino da capital fluminense.
No ano de 1996, se tornou Mestre em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro. Sua tese tinha como título “Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade”. Em 2011, concluiu o doutorado em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense (UFF), sua tese foi intitulada “Poemas Malungos – Cânticos Irmãos”.
Cadernos Negros
Em 1990, Conceição Evaristo estreou na carreira literária com um livro de poemas e contos com o título de “Cadernos Negros”. A partir dessa publicação vieram diversas outras. O trabalho literário da autora conquistou um público bastante amplo, inclusive algumas de suas obras foram traduzidas para outros idiomas como francês e árabe.
A escritora já participou de publicações em países como Alemanha, Estados Unidos e Inglaterra. Paralelamente, Conceição Evaristo construiu ainda uma carreira como professora universitária. Já deu aulas em instituições de ensino e universidades dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul.
Características das obras de Conceição Evaristo
Conceição Evaristo é um dos principais nomes da Literatura Brasileira Contemporânea. As obras da escritora abordam temas como ancestralidade e genealogia afro-brasileira. Ela traça em letras o retrato do cotidiano da vida de mulheres negras e o preconceito como obstáculo na vida dessas personagens.
Uma das principais características das obras de Conceição Evaristo é a chamada “escrevivência”. O termo consiste na junção das palavras “escrever” e “vivência”, tendo sido criado pela própria autora. Refere-se à escrita que toma por base as experiências e memórias, individuais ou coletivas da autora.
A mulher negra é a figura central das obras da autora, essa é a forma que ela encontrou de traduzir suas experiências pessoais. Há os relatos de quem passou pelas experiências e ainda passa.
Obras de Conceição Evaristo
A escritora Conceição Evaristo é um dos nomes mais presentes nas listas de obras obrigatórias do Enem e vestibulares. A seguir apresentaremos mais detalhes sobre suas obras.
Olhos d’água
Em 2015, o livro “Olhos d’água” foi o vencedor do Prêmio Jabuti, na categoria Contos. Essa obra está presente na lista da Unicamp, nele é evidente a influência das experiências vividas por Conceição Evaristo. A obra busca dar voz a aqueles que foram silenciados e excluídos dos centros socioeconômicos.
Algo importante de citar é o fato de que muitos personagens negros da literatura brasileira foram escritos por autores brancos. Dessa forma, os livros de Conceição Evaristo nos oferecem a perspectiva de quem vivenciou as experiências.
Ponciá Vivêncio
O primeiro romance de Conceição Evaristo, “Ponciá Vivêncio”, conta a história de uma mulher negra de sua infância a sua vida adulta. A personagem está inserida em um contexto de descendentes de escravizados.
Becos da memória
Esse é o segundo romance da autora e apresenta o drama de uma comunidade favelada que está sendo removida. A obra tem como protagonista uma mulher negra que luta pela sua sobrevivência fugindo do preconceito e discriminação.
Poesias
Além de romances, Conceição Evaristo é também autora de poesias que tem como foco a denúncia da condição social dos afrodescendentes. Algo marcante na obra da escritora é que mesmo com o tom de denúncia, ela não perde a suavidade e a sensibilidade que a poesia demanda.
Qual é a importância de Conceição Evaristo para a literatura?
Atualmente, a escritora Conceição Evaristo é reconhecida no cenário nacional e internacional. Sua obra tem grande importância para a literatura brasileira por atribuir a experiência e a denúncia em sua produção.
A autora recebeu, em 2018, o Prêmio de Literatura do Governo de Minas Gerais, pelo conjunto da obra. No ano seguinte, 2019, foi contemplada com o título de Personalidade Literária do Ano pelo Prêmio Jabuti. Além disso, a escritora já foi convidada para dar palestras em universidades estrangeiras.
O viés crítico e, ao mesmo tempo, sensível proposto por Conceição Evaristo é essencial para a construção de uma literatura afrodescendente forte no Brasil. Sua obra faz importantes reflexões a respeito da discriminação racial e desigualdades sociais. Ela reverencia as suas raízes ancestrais.
Gostou de conhecer mais sobre a escritora Conceição Evaristo? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog Hexag Medicina!