Quais são as características das obras de Émile Zola?
O romancista Émile Zola é um dos principais nomes do Naturalismo francês e uma referência do movimento em escala global. Nesse artigo você poderá conhecer mais sobre a sua biografia e as características de suas obras. Boa leitura!
Quem foi Émile Zola?
Nascido em 2 de abril de 1840, em Paris, França, Émile Zola ficou órfão de pai aos 7 anos, em 1847. O escritor viveu sua infância na cidade de Aix-en-Provence. Estudou, posteriormente, no Colégio Bourbon.
Começou a escrever textos literários aos 13 anos de idade. Aos 18 anos, mudou-se para Paris e quando completou 20 anos decidiu fazer faculdade de Direito, Contudo, não passou nos testes de ingresso.
Para poder sobreviver, procurou emprego e trabalhou durante dois meses nas docas. Mais uma vez desempregado, enfrentou uma série de dificuldades financeiras. Isso só mudou quando conseguiu um emprego na editora Hachette, em 1862.
A carreira de romancista
Foi a partir de 1870, que Émile Zola decidiu dedicar mais tempo para o seu trabalho literário. Pouco mais de uma década, Zola se tornou um dos nomes mais relevantes do Naturalismo europeu.
A obra de maior destaque de Émile Zola é “Germinal”, publicada em 1885. O romancista utiliza nesse livro duas das principais características do Naturalismo: o determinismo e a zoomorfização.
Émile Zola e o casa Dreyfus
Em 1898, Zola já era um dos escritores franceses mais respeitados em seu país. Foi nesse ano que ele se envolveu no polêmico caso Dreyfus. Alfred Dreyfus (1859-1935) foi um oficial judeu condenado por traição.
O romancista publicou, no jornal L’Aurore, uma carta que viria a se tornar famosa, dirigida ao presidente francês em defesa de Dreyfus. Com o título bastante sugestivo “J’accuse…!” (Eu acuso…!), o texto redigido por Zola deu origem a um grande escândalo.
Inclusive, as autoridades francesas condenaram o escritor pelas acusações feitas por ele nessa carta. Zola fugiu para Londres, na Inglaterra. Porém, apenas um ano depois ele pode retornar à França, quando Dreyfus foi absolvido.
Busca por justiça
O nome de Émile Zola entrou para a história como o de um notável francês contrário às injustiças. Esse forte sentimento de justiça pode ser identificado em suas obras. Em 29 de setembro de 1902, o romancista faleceu em sua casa em Paris, França.
O motivo do óbito foi asfixia decorrente de um problema na sua lareira. Por sua constante inconformidade com injustiças houve aqueles que sugeriram que Zola fora assassinado. Porém, isso nunca foi provado. Tornou-se uma referência do movimento naturalista, em seu país de origem e no mundo.
Principais características das obras de Émile Zola
Émile Zola é um escritor naturalista e as características mais marcantes de suas obras são:
- Objetividade (uso de linguagem sem sentimentalismo);
- Determinismo (o meio, a raça e a época tem forte influência nos personagens);
- Cientificismo (forte valorização dos métodos científicos);
- Antirromantismo (não são feitas idealizações);
- Crítica sociopolítica (há a discussão a respeito de problemas da sociedade);
- Zoomorfização (características animalescas são atribuídas a personagens humanos).
Germinal: a principal obra de Émile Zola
O romance “Germinal” é a principal obra do naturalista Émile Zola. Ao longo das páginas, o autor apresenta aos leitores as condições subumanas de trabalho das minas de carvão da França, do século XIX.
A obra tem viés socialista uma vez que faz duras críticas à exploração da mão de obra de pessoas mantidas na miséria enquanto a burguesia enriquece. Etienne Lantier, o protagonista de “Germinal”, é um desempregado que chega à cidade de Montsou.
Lantier é de Marchiennes, mas precisou sair de lá por não ter conseguido emprego. Em pouco tempo ele consegue trabalho na mina de carvão de Voreux. Na obra, Zola nos apresenta o meio como sendo responsável pela animalização dos seus trabalhadores.
Determinismo e zoomorfização
As duas principais características da obra de Émile Zola são profundamente trabalhadas em “Germinal”. Etienne influencia os mineiros a fazer uma greve para tentar conquistar melhores condições de trabalho. Os trabalhadores da mina vivem em condições subumanas.
Contudo, os mineiros sofrem sem seus salários e sem ter como sustentar suas famílias. As reivindicações dos trabalhadores são ignoradas pelos burgueses. Nesse cenário de desespero e falta de perspectivas, tem início um confronto sangrento com a força policial.
Derrota aparente
No fim do romance, apesar da derrota aparente, Etienne se dá conta de que agora os operários conhecem sua força. Mesmo que tenham sido derrotados, eles não se esquecerão da luta e a paz com os opressores não será mais uma possibilidade.
Resumo sobre Émile Zola
- Nasceu em 1840 e faleceu em 1902.
- Enfrentou dificuldades financeiras antes de fazer sucesso como escritor.
- O envolvimento de Zola no caso Dreyfus quase o levou para a prisão.
- As duas principais características de suas obras são: o determinismo e a zoomorfização.
- É um autor do Naturalismo francês.
- Sua principal obra é “Germinal”.
Gostou de saber mais sobre Émile Zola? Para conferir mais conteúdos sobre literatura e outras disciplinas, navegue pelos posts do blog Hexag Medicina!