12/05/2021 Literatura

Gêneros Literários – Conheça os principais

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
Gêneros Literários – Conheça os principais

Conhecer os gêneros literários é importante para amplificar seu conhecimento da língua portuguesa e para ter um bom desempenho na redação das provas de vestibular. A seguir vamos apresentar os principais gêneros da literatura e como eles podem ser cobrados no vestibular. Vamos começar?

O que são gêneros literários?

Gênero literário consiste no conjunto de obras que possuem características parecidas, tanto no que diz respeito à forma quanto conteúdo. Basicamente, servem para categorizar os textos, facilitando, assim, a classificação das obras de acordo com sua construção.

A partir dessa divisão de gêneros, é possível encontrar diretrizes básicas para construir diferentes tipos de textos, como poemas, contos, romances, novelas, entre outros. No entanto, ainda que exista distinção entre os diferentes gêneros literários, é importante ressaltar que todos têm em comum a literatura.

A literatura é uma expressão artística que, além de funções recreativas, também funciona como uma ferramenta para fazer críticas sociais.

Conheça os tipos de gêneros literários

Conheça a seguir os principais tipos de gêneros literários e aprofunde os seus estudos.

Gênero Lírico

Através da função poética da linguagem, o gênero lírico, objetiva expressar as emoções e sentimentos dos autores. Dentre as suas principais características estão o uso de pronomes e verbos na primeira pessoa, utilização de figuras de linguagem, musicalidade e palavras sendo usadas em sentido conotativo.

Poemas e poesias, na Idade Média, eram escritos divididos por métrica (medida de um verso). Métricas são definidas pela quantidade de sílabas poéticas que denotam a complexidade do poema.

A combinação de palavras juntamente com a quantidade de sílabas no texto assim como a presença de rimas e aliterações originou o gênero literário lírico que, por sua vez, possui inúmeras estruturas, confira as que mais aparecem em provas de vestibular:

Elegia: expressa com ênfase sentimentos de tristeza, em especial os que se relacionam com a morte.

Epitalâmio: poema criado para homenagear noivos em seu casamento.

Ode ou hino: poesia criada para exaltar algo ou alguém, o hino, por sua vez, é feito para a glorificação de nações e pátrias.

Sátira: poesia cujo objetivo é ridicularizar situações ou até pessoas.

Gênero Épico ou Narrativo

Este é, certamente, um dos gêneros literários mais vistos em provas de vestibular por ser composto de obras que circulam desde sempre entre as sociedades, como contos, fábulas, romances e crônicas.

Os textos que se enquadram neste gênero apresentam um narrador responsável por contar a história e as ações realizadas pelos personagens. São textos que podem ser escritos em primeira ou terceira pessoa.

A narrativa, como um todo, precisa estar situada no espaço e tempo, de maneira que seja apresentada uma sucessão de acontecimentos. É importante que os textos respondam sempre a perguntas como: quem, o que, quando, onde e por quê.

Além disso, as narrativas precisam apresentar coerência dentre as suas partes, com introdução, desenvolvimento e conclusão (início, clímax e desfecho). Pode fazer uso de discurso direto, indireto ou indireto livre. Confira, a seguir, alguns dos principais tipos de obras do gênero épico ou narrativo.

Romance: caracteriza-se por ser uma narrativa longa, por esse motivo, é dividida em capítulos. Possui diversos personagens, sendo que alguns são protagonistas e outros são coadjuvantes. Podem existir histórias paralelas à trama principal.

Novela: as novelas são dinâmicas e estão divididas em episódios, contando uma história com continuidade.

Conto: o foco do conto está em um conflito que se resolve rapidamente. Há poucos personagens e apenas uma história.

Crônica: consiste em uma narrativa breve, cuja função é evidenciar algo extraído da vida cotidiana. Pode se referir a algo pessoal que aconteceu ou foi sentido pelo autor.

Gênero Dramático

A base do gênero dramático é ser feito de tal maneira que possibilita a encenação teatral do texto. Atores contam a história através de monólogos ou diálogos. Esse gênero foi criado na Grécia Antiga, tendo como palavra-chave a ação. A interpretação teatral dos estilos literários do gênero dramático promove o entretenimento da plateia e apresenta aos expectadores as alegrias e dores dos autores.

Todos os estilos que compõem esse gênero podem ser divididos em atos e cenas, a história se apresenta através da fala dos personagens. São utilizadas inúmeras indicações cênicas para tornar mais fácil representar teatralmente e compreender a movimentação da história.

Anteriormente, esse gênero literário contava apenas com estilos trágicos e cômicos. Porém, no decorrer do tempo e com a atualização da literatura, outras formas de diálogo e monólogo foram criadas, passando a integrar esse gênero. A seguir você confere quais são os principais que aparecem nos vestibulares.

Tragédia: representação de cena trágica que visa levar ao alívio emocional de quem assiste.

Comédia: caracteriza-se pela representação de uma cena cômica que leva a plateia aos risos.

Tragicomédia: combina elementos cômicos e trágicos em cenas diversas do enredo.

Farsa: apresenta uma crítica social sem que haja preocupação com o questionamento de princípios e valores.

Esses são os principais gêneros literários! Para conferir mais conteúdos de literatura, além de dicas para o Enem e o vestibular, navegue pelo blog do Hexag Medicina!

Retornar ao Blog