O que é lirismo?
O Lirismo ou Gênero Lírico é um dos três gêneros literários, os outros dois são o Épico e o Dramático. No artigo a seguir apresentaremos as suas principais características e assim será mais fácil compreender o conceito. Boa leitura!
Entenda o que é lirismo
Como citamos acima, o lirismo é um dos três gêneros literários ao lado do épico e dramático. O termo lírico é originário do latim “lyricu” e refere-se a “lira”, o instrumento que era usado para acompanhar poesias cantadas.
A qualidade de ser lírico diz respeito a algo extremamente romântico, com caráter fortemente sentimental. Na literatura, o lirismo representa uma tendência de expressar elementos autobiográficos e subjetivos.
Em relação a sua forma, o gênero lírico é composto basicamente por poesia (texto em verso). Os outros dois gêneros são encontrados mais na forma de prosa. No tocante ao conteúdo, o gênero lírico usa do lirismo para o desenvolvimento de temas mais subjetivos relacionados ao amor e a natureza.
Principais características do lirismo
Confira abaixo quais são as principais características do gênero lírico:
- Profunda sentimentalidade, emotividade e afetividade;
- Subjetividade;
- Poesia (texto em versos);
- Uso de metrificação e rima;
- Musicalidade.
O que é eu lírico?
Falando sobre lirismo é essencial definir o conceito de “eu lírico” também conhecido como “sujeito lírico” ou “eu poético”. O eu lírico não é o autor (pessoa real), mas sim uma entidade fictícia (feminina ou masculina), uma criação do poeta.
A função do eu poético é cumprir o papel de narrador ou enunciador do poema. Em outras palavras, o eu lírico representa a “voz da poesia”. Fica mais fácil de entender quando tomamos como exemplo as cantigas de amigos trovadorescas.
Essas cantigas eram escritas pelos trovadores, porém, o eu lírico é feminino. A voz feminina aparece como a pessoa que escreve o texto. Isso significa que não devemos confundir o sujeito autobiográfico (a voz do autor) com o sujeito poético (voz do poema).
O eu lírico, no gênero lírico, expressa as suas impressões e emoções através do seu mundo interior. É por esse motivo que muitas vezes aparece escrito com pronomes e verbos em primeira pessoa.
O que é metrificação?
Outra característica bastante recorrente no lirismo é o uso da metrificação. Então vale a pena explicar mais sobre o conceito. A métrica consiste na organização silábica, que é feita se baseando na fala e não na ortografia. Na metrificação a sonoridade dos versos é privilegiada. Conta-se da primeira até a última sílaba tônica do verso.
A classificação dos versos é feita conforme as sílabas métricas:
- Redondilhas – versos de 5 a 7 sílabas métricas. Versos com 5 sílabas são redondilhas menores enquanto os versos de 7 são redondilhas maiores;
- Versos de 8, 9, 10, 11 sílabas métricas – esses versos são classificados de acordo com sua quantidade. Um exemplo é o verso de 11 sílabas métricas que recebe o nome de hendecassílabos;
- Versos Alexandrinos – são os versos com 12 sílabas poéticas, eles têm grande importância para os textos épicos.
O que são gêneros literários?
Falamos ao longo do artigo a respeito de gêneros literários e é interessante apresentar esse conceito. Os gêneros literários nada mais são que as categorias dos textos literários. A classificação é feita partindo da sua forma e do seu conteúdo.
As características literárias que compõem esses gêneros são exploradas desde a Antiguidade. Segundo o filósofo grego Aristóteles, os gêneros literários são classificados em:
- Gênero lírico (palavra cantada);
- Gênero épico (palavra narrada);
- Gênero dramático (palavra representada).
Vale mencionar que, atualmente, o gênero épico é conhecido também como gênero narrativo.
Textos líricos: confira exemplos
A seguir você poderá conferir alguns exemplos de formatos de textos líricos.
- Soneto – esse termo é originário do italiano “soneto” cujo significado é “pequeno som”. O soneto é constituído por 14 versos (4 estrofes) em que há 2 quartetos (estrofe constituída por 4 versos) e 2 tercetos (estrofe constituída por 3 versos).
- Haicai – esses poemas breves são originários do Japão e formados por três versos (17 sílabas). Normalmente possuem temática relativa à natureza.
- Ode – esse termo em grego significa “canto”. Trata-se de um poema de exaltação de algo, normalmente personagens.
- Hino – semelhante à ode, o hino, também é um poema que visa exaltar e glorificar. Contudo, a sua temática principal envolve a pátria e divindades.
- Sátira – é uma poesia que objetiva ridicularizar vários temas que podem ser das esferas social, econômica, política entre outros.
- Elegia – esses poemas são tristes e seus principais temas são: amor não correspondido, a morte entre outros. Esse termo vem do grego e significa “canto triste”.
- Écloga – tipo de poesia pastoril cujo principal tema é a vida bucólica (no campo). É formada, muitas vezes, por diálogos.
- Idílio – apresenta semelhança ao idílio uma vez que também é uma poesia pastoril, contudo, não possui diálogos.
Gostou de saber mais sobre o lirismo? Para conferir mais conteúdos sobre literatura e outras disciplinas, navegue pelos posts do blog Hexag Medicina!