Literatura infanto-juvenil: conheça a diferença da literatura tradicional - Hexag Medicina
02/09/2024 Literatura

Literatura infanto-juvenil: conheça a diferença da literatura tradicional

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
Literatura infanto-juvenil: conheça a diferença da literatura tradicional

A literatura infanto-juvenil é uma parte essencial da educação de crianças e adolescentes. Além de auxiliar na alfabetização dos pequenos, contribui para ampliar os horizontes de mundo que eles possuem. No artigo a seguir apresentaremos com mais detalhes a relevância desse tipo de produção textual. 

A literatura infanto-juvenil

A literatura infanto-juvenil é um estilo textual relativamente novo, a sua difusão teve início a partir do século XVII. Foi nesse período que a infância passou a ser construída socialmente, ou seja, as crianças deixaram de ser vistas apenas como adultos em miniatura. 

Houve o entendimento de que as crianças são indivíduos em formação e que essa etapa da vida exige atenção. No século XVIII, a criança já era considerada como um ser diferente do adulto. Havia a compreensão de que as crianças tinham necessidades e características próprias. 

Diferença entre literatura infanto-juvenil e literatura tradicional

A literatura infantil nasceu como um subsídio existencial que não podia ser alcançado pela educação em casa ou na escola. No começo, esse tipo de produção textual foi entendido como literatura menor, que precisava se adequar ao raciocínio infantil. 

Para que essa arte fosse adequada às crianças passou a utilizar ferramentas da pedagogia. Aí reside a principal diferença entre a literatura infanto-juvenil e a literatura tradicional. O texto é pensado para conversar e interagir com o imaginário da criança, precisa “falar a língua” dos pequenos. 

Além disso, também tem ainda como característica diferencial a finalidade de indução de comportamentos, normas, conduta e lições de moral. É um veículo para transmitir valores culturais e sociais. Pode ser entendido como um meio para alcançar uma finalidade educativa. 

Outras visões de mundo

Crianças e adolescentes estão na fase de construção de uma visão de mundo, nesse quesito, a literatura infanto-juvenil pode ser de grande ajuda. Esses textos promovem o contato com a realidade, outros lugares, tempos, visões de mundo, formas de agir e ser. 

Para as crianças, a literatura cumpre um papel de desvendamento de si mesmo. Contribui para que os mais jovens iniciem o processo de pensar e questionar em diferentes esferas da vida. A leitura é um exercício que permite desenvolver o potencial crítico. 

Como identificar um livro infanto-juvenil?

A literatura infanto-juvenil se caracteriza por ser direcionada a crianças e adolescentes. Nesse grupo há livros diversos, alguns voltados apenas para crianças e outros somente para adolescentes. Há estudiosos que separam essas categorias, ou seja, livros infantis e livros infanto-juvenis. 

Pelo fato de não haver muitos estudos e pesquisas direcionados para esse tipo de produção textual, é bom possível identificar algum desinteresse. Existe a impressão de que os acadêmicos ainda entendem esse tipo de literatura como algo menor. 

Normalmente as pesquisas estão mais voltadas para o livro infanto-juvenil no âmbito educacional. Porém, é importante ressaltar que existem clássicos nacionais e mundiais nessa categoria de produção literária. 

Alguns exemplos de autores de destaque nesse segmento, no Brasil, são: Júlia Lopes de Almeida (1862-1934) e Monteiro Lobato (1882-1948). A obra “Sítio do Picapau Amarelo”, de Lobato, é uma referência em termos de literatura infantil. 

Qual é a diferença entre literatura infantil e infanto-juvenil?

Outra pergunta pertinente a respeito da literatura infanto-juvenil é a sua diferença em relação à literatura apenas infantil. A resposta é bem simples, basicamente os livros classificados como infantis tem como público-alvo as crianças. As histórias focam em temas com relação ao universo infantil.

Já as obras infanto-juvenis são aquelas direcionadas tanto para crianças quanto para adolescentes. Nessas obras os temas e características estruturais são pensados para serem atrativos para diferentes faixas etárias dentro do grupo de crianças e adolescentes. Porém, é claro que esses aspectos variam de acordo com o perfil do autor. 

Esses dois tipos de literatura apresentam uma linguagem mais simples e menos hermética. Geralmente, os autores se valem de uma linguagem mais lúdica e lírica para agradar às crianças. São trabalhados temas associados à emoção ou aventuras para que a atenção dos leitores possa ser captada. 

Literatura para conquistar o público

O público leitor formado por crianças e adolescentes é menos previsível do que se imagina. Como outros grupos de leitores, possuem gostos diversos. É por isso que se faz a separação entre literatura infantil e juvenil. Além disso, podemos separar ainda o que é entretenimento e o que é arte.

Obras de literatura infantil e infantojuvenil:

  • O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry; 
  • Olívia tem dois papais, de Márcia Leite; 
  • Marcelo, marmelo, martelo, de Ruth Rocha; 
  • A bonequinha preta, de Alaíde Lisboa de Oliveira;
  • Pá & pedra, de Anderson de Oliveira; 
  • Meninos sem pátria, de Luiz Puntel; 
  • A vida íntima de Laura, de Clarice Lispector; 
  • Meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos; 
  • Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles; 
  • O escaravelho do diabo, de Lúcia Machado de Almeida;
  • A ilha perdida, de Maria José Dupré; 
  • Viagem ao centro da Terra, de Júlio Verne.

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