O que é arcadismo? - Hexag Medicina
07/02/2022 Literatura

O que é arcadismo?

Escrito por Hexag Educacional @hexagmedicina
O que é arcadismo?

A escola literária conhecida como Arcadismo nasceu na Europa, fazendo grande oposição à sua antecessora, o Barroco. Enquanto as obras literárias barrocas possuem vocabulário culto, linguagem complexa e exageros, as obras arcadistas se valem de vocabulário simples. Uma das características mais marcantes do arcadismo é o formalismo e o equilíbrio inspirados no Classicismo. 

Exatamente por se inspirar na tradição clássica, o Arcadismo é chamado também de Neoclassicismo. Outro nome pelo qual é conhecido é Setecentismo, por ter tido início nos anos 1700. Em Portugal, o Arcadismo se estendeu entre os anos 1756 e 1825. No Brasil, essa escola literária teve início em 1768 e perdurou até 1808. Continue lendo para saber mais. 

Arcadismo: influência iluminista

A escola literária do Arcadismo foi amplamente influenciada pelo Iluminismo. Este, por sua vez, foi um movimento intelectual que surgiu na Europa, no século XVII. A principal característica iluminista era a defesa do racionalismo em detrimento da religiosidade. 

Inclusive, o iluminismo foi responsável por impulsionar o começo da Revolução Francesa, movimento que levou a mudanças em vários países. O Arcadismo, em Portugal, surgiu em um momento de grandes transformações. Um exemplo claro disso é a expulsão dos jesuítas de Portugal e de suas colônias. O principal nome do Arcadismo português é Bocage. 

Arcadismo e a Inconfidência Mineira

O Arcadismo, no Brasil, se desenvolveu em um momento em que os brasileiros estavam buscando por sua liberdade. Dois dos autores de maior destaque do movimento – Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga – eram também líderes da Inconfidência Mineira. Esse movimento objetivava tornar Minas Gerais livre do domínio português.

É interessante mencionar que o Arcadismo é a última escola literária brasileira do era colonial. Esse período teve as seguintes escolas: Quinhentismo, Barroco e Arcadismo. O fim da era colonial deu início à era nacional, a primeira escola literária desse período é o Romantismo, que surgiu quatorze anos após a independência do Brasil. 

Arcádia

O nome dessa escola literária, Arcadismo, vem da palavra “arcádia”, que diz respeito à academia onde os poetas se encontravam para debater literatura. Por sua vez, as academias recebiam o nome de arcádia em referência a uma província que existia na Grécia com esse nome. Acreditava-se que nessa província os pastores encontravam a plena felicidade vivendo suas vidas simples.

Principais características do Arcadismo 

Confira a seguir as principais características do Arcadismo.

Oposição ao Barroco

O Arcadismo, diferente do Barroco, é simples e sem exageros. Os arcadistas prezavam pela expressão em latim: “inutilia truncat” que significa “cortar o inútil”. A ideia era deixar de lado os exageros para que as obras mantivessem o equilíbrio. A busca da literatura árcade busca a beleza da simplicidade das coisas. 

Linguagem simples

A linguagem das obras árcades é simples, isto é, emprega palavras do dia a dia. As frases estão sempre na ordem direta, sujeito e predicado. Além disso, dificilmente nessa literatura são utilizadas figuras de linguagem. Isso significa que as palavras são utilizadas no seu sentido próprio. Assim, os textos são bem mais compreensíveis. 

Influência iluminista

Nas obras do Arcadismo é possível observar as ideias que fazem parte do movimento intelectual conhecido como Iluminismo. No Iluminismo, o racionalismo era usado em detrimento da fé. 

Tradição clássica

A inspiração do Arcadismo é o Classicismo que também preza pela razão e equilíbrio. Assim como na tradição clássica, os autores árcades dão preferência para sonetas e há diversas menções de figuras mitológicas em suas obras.

Pseudônimos

Era comum que os autores árcades usassem pseudônimos, isto é, nomes falsos ao invés dos seus nomes. Por esse motivo eram chamados de “poetas fingidores”. 

Expressões em latim

Nas obras do Arcadismo há a presença de ideias das expressões em latim como, por exemplo: 

carpe diem (aproveitar a vida no presente)

Como a vida é breve é necessário aproveitá-la ao máximo.

locus amoenus (lugar agradável)

Esse é um lugar em que as pessoas vivem plenamente em paz.

fugere urbem (valorizar a vida do campo)

Dar mais importância para a vida do campo ao invés da vida em centros urbanos.

– Bucolismo (pastoralismo)

Um tema frequente nas obras árcades é a vida pastoril. O cenário e os personagens exaltam a natureza. Essa foi a forma que eles encontraram de se distanciar da agitação da vida das grandes cidades. 

O Arcadismo no Brasil

O Arcadismo teve início no Brasil no ano de 1768, com a publicação de “Obras Poéticas”, de Cláudio Manuel da Costa. Contudo, foi na obra “Vila Rica”, de 1773, do mesmo autor, que o Arcadismo transmitiu a mensagem do desejo de liberdade que havia na época. 

Essa escola literária nasceu no momento em que se manifestou o desejo de independência de Portugal entre os brasileiros. Cláudio Manuel da Costa, juntamente com Tomás Antônio Gonzaga (outro importante nome do Arcadismo), estavam entre as lideranças da Inconfidência Mineira. 

A obra “O Uraguai” de Basílio da Gama deixa evidente a sua mentalidade anti jesuítica e apresenta a influência da racionalidade do iluminismo. Santa Rita Durão segue uma linha parecida com a de Camões que propõe o retorno aos ideais do Classicismo, uma característica relevante do Arcadismo.

Os autores de maior destaque do Arcadismo brasileiro são: Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Santa Rita Durão e Basílio da Gama. 

Agora você tem um panorama do que é o Arcadismo!

Retornar ao Blog