30/07/2021 Literatura

O que é um texto crônico e quais as suas características?

Escrito por Hexag Educação @hexagmedicina
O que é um texto crônico e quais as suas características?

Saber o que é um texto crônico é essencial para a produção e interpretação de textos. Trata-se de um tipo de texto bastante publicado em revistas, blogs ou jornais. O estilo de escrita da crônica dá origem a um texto mais próximo do leitor. Mas, afinal, o que é crônica e quais são as suas principais características? Continue lendo para saber mais.

O que é um texto crônico?

O texto crônico é uma curta narração que aborda acontecimentos cotidianos, está situado entre o jornalismo e a literatura. É bastante popular em meios de comunicação como jornais, revistas e rádios. A crônica visa analisar criticamente as situações cotidianas, de maneira que o leitor possa fazer uma reflexão a respeito do tema.

A crônica funciona quase como uma conversa entre amigos, pois se vale de um texto simples e fala sobre fatos do cotidiano. A leitura do texto crônico é divertida e leve, propiciando entretenimento e reflexão para o leitor. Normalmente, esse tipo de texto se foca em temas populares do momento, contendo uma crítica objetiva a respeito. Crônicas podem estar fora dos padrões textuais a que estamos acostumados.

Em linhas gerais, a crônica pode ser entendida como um retrato verbal particular de acontecimentos urbanos. Apesar de não ser regra, relata de maneira diferente o que acontece cotidianamente com tom crítico, artístico ou humorado.

Características de um texto crônico

A principal característica do texto crônico é a sua “vida curta”, pois aborda temas cotidianos e factuais. O tema que está em pauta hoje não será o mesmo de amanhã, esse é o ponto que aproxima esse tipo de texto do jornalismo. A inspiração para as crônicas é o que acontece no dia a dia.

Normalmente, crônicas são escritas com linguagem simples e espontânea que fica entre a linguagem oral e a escrita. Esse é um ponto que gera identificação entre o leitor e o cronista. A seguir, apresentaremos de forma concisa as principais características de um texto crônico:

  • Linguagem simples e espontânea;
  • Narrativa a respeito de situações cotidianas;
  • Utilização de poucos personagens (em alguns casos, não há nenhum personagem);
  • Utiliza humor crítico, sarcástico e irônico;
  • Possui caráter crítico a respeito de comportamentos e situações;
  • Segue tempo cronológico determinado.

Função do texto crônico

Crônicas possuem caráter jornalístico, trata-se de um texto que narra e reflete a respeito do cotidiano. É um tipo de texto crítico que objetiva levar o leitor a refletir a respeito de um assunto específico. Bons cronistas são aqueles que percebem em seu dia a dia ideias, impressões ou visões da realidade que não são facilmente percebidos por todos.

Quais são os tipos de crônicas?

Confira a seguir mais detalhes sobre os diferentes tipos de texto crônico existentes.

Crônica descritiva

Tipo de texto crônico que faz uma descrição mais detalhada de atributos de objetos, animais ou pessoas. Normalmente, é um artigo descritivo a respeito de situações do dia a dia. Possui linguagem dinâmica e conotativa, descrevendo um lugar e/ou personagens.

Crônica narrativa

A crônica narrativa é aquela que se vale de elementos de narração na sua estrutura, pode ser narrada em 1ª ou 3ª pessoa do singular. Esse gênero literário é marcado pela narração de situações do dia a dia a partir de um viés individual.

Não é um texto com trechos longos de reflexão ou argumentação. A narrativa é o que predomina, nessa crônica, um enredo é apresentado com tempo, espaço e personagens. Dentre suas principais características estão crítica, ação e humor.

Crônica dissertativa

Nesse tipo de texto, há a apresentação explícita da opinião do autor a respeito de um assunto do dia a dia. Essa opinião pode ser escrita na 1ª pessoa do singular ou na 3ª pessoa do plural.

Crônica narrativo-descritiva

Possui características narrativas e descritivas de forma intercalada ao longo do texto. Os acontecimentos são apresentados em uma sequência temporal.

Crônica humorística

Assuntos de impacto social são trabalhados com ironia, sarcasmo e humor na crônica humorística. Comparações inusitadas podem ser usadas pelo autor para aproximar o tema do leitor. Alguns cronistas preferem construções mais cômicas e outros mais irônicas para tratar de temas relevantes. A criatividade é essencial.

Crônica lírica

Nesse tipo de texto, é utilizada uma linguagem poética e metafórica para demonstrar emoções como saudade, nostalgia e paixão. A demonstração de sentimentalismo é uma marca desse tipo de crônica.  

Crônica poética

Tipo de crônica que flerta com o estilo literário, apresentando versos poéticos na forma de crônica, incluindo reações e sentimentos de um determinado tema.

Crônica jornalística

Tipo de crônica em que são misturadas diferentes tipologias textuais, como a narrativa e a argumentativa, para expor fatos ou notícias do cotidiano. Nesse gênero, são empregados fragmentos narrativos, normalmente pequenos, em que são apresentados fatos não contados, buscando promover reflexão. Trechos mais longos de reflexão completam essa crônica a respeito do fato narrado.

O tema da crônica jornalística geralmente é do interesse de um grupo social e não somente do cronista. Em geral, essas crônicas têm como temas acontecimentos do dia ou da semana anterior.

Crônica histórica

Tipo de texto que se baseia em fatos ou fatos históricos com tempo, espaço e personagens definidos. A linguagem empregada costuma ser coloquial e leve.

Crônica-ensaio

Nesse tipo de texto crônico, há críticas duras a instituições de poder e relações sociais. A linguagem utilizada tende a ser sarcástica e irônica.

Crônica filosófica

Tipo de texto que reflete sobre um evento ou fato.

Agora você já sabe o que é um texto crônico e quais são as suas principais características.

Retornar ao Blog