Qual é o contexto histórico de Quincas Borba de Machado de Assis?
Você já ouviu a célebre frase: “Ao vencedor, as batatas”? Se sim, sabia que ela faz parte da obra “Quincas Borba” de Machado de Assis? Continue lendo para conhecer mais sobre o livro e o seu contexto histórico.
Quincas Borba: análise da obra
A obra “Quincas Borba” pode ser definida como um tipo de continuação de “Memórias póstumas de Brás Cubas”. Esse último título é considerado como um dos mais influentes da literatura brasileira. O texto de Quincas Borba foi publicado em uma revista, algo comum naquele período.
Assim como grande parte da obra de Machado de Assis, Quincas Borba também é uma obra que pertence ao Realismo. Nela, há profunda análise psicológica e a apresentação de um retrato fiel, porém, caricaturado de diferentes “tipos sociais” do período. O pessimismo é marcante no processo.
Humanitismo
Um dos pontos centrais dessa obra está na teoria de Quincas Borba, o homem. Ele é um filósofo que nos apresenta a sua teoria chamada de “Humanitismo”. Essa ideia tem forte diálogo com o conceito de Seleção Natural, de Charles Darwin.
O filósofo Quincas Borba nos apresenta uma situação hipotética em que há duas tribos, em um determinado lugar, que sofrem com a fome extrema. Entre essas duas tribos há um campo cheio de batatas. Logo, os dois grupos entrarão em batalha até a morte para que possam conquistar o campo e em consequência, as batatas (alimento).
Eis, que surge a famosa frase:
“Ao vencido, ódio ou compaixão. Ao vencedor, as batatas.”
Essa analogia reforça a ideia de que o mais adaptado ao ambiente é que o vence sempre e o menos adaptado perde a batalha e também a dignidade. Para compreender a obra, é necessário fazer um paralelo entre essa filosofia e o ponto de virada da trama e o desfecho de Rubião.
Quincas Borba: resumo da obra
Quincas Borba é um personagem da obra “Memórias póstumas de Brás Cubas”, ele é um dos amigos do protagonista. Já no livro que leva seu nome, ele é quem inicia a história bastante doente, quase em estado terminal. O protagonista desse livro é Rubião, a quem somos apresentados nesse começo.
Dono de várias posses, Quincas Borba, em seu leito de morte, conversa com seu amigo Rubião e diz que deixará para ele toda a sua fortuna. Além dos bens materiais, ele também deixará para o amigo o seu cãozinho, também chamado Quincas Borba. Inclusive, ele reforça que o animal é o seu bem mais precioso.
Rubião é um professor de Minas Gerais que levava uma vida simples até receber a fortuna de Quincas Borba como herança. O protagonista decide então se mudar para o Rio de Janeiro, assim poderá desfrutar o melhor do dinheiro na cidade mais importante do país.
Porém, esse sonho não se mostrará muito simples de acontecer. Na viagem de trem até a capital do Império Brasileiro, Rubião conhece Sofia e Cristiano. Para os dois fica evidente a inocência do professor e eles decidem tirar proveito disso. Será que o plano desse casal mal-intencionado deu certo? Leia para saber!
Contexto histórico de Quincas Borba
O livro “Quincas Borba” foi publicado em 1891. Essa história acontece no contexto do Brasil Imperial que está caminhando para o fim desse período.
Personagens principais do livro Quincas Borba
Confira abaixo os personagens principais do livro:
Quincas Borba (humano) – É amigo de Rubião e lhe deixa sua fortuna.
Quincas Borba (cão) – É o animal de estimação e melhor amigo de Quincas Borba (homem). Passa aos cuidados de Rubião quando seu tutor falece.
Rubião – O protagonista da obra é amigo de Quincas Borba e recebe sua herança. Com mentalidade inocente se deslumbra com a fortuna herdada e parte de Minas Gerais para o Rio de Janeiro.
Cristiano Palha – Esse personagem conhece Rubião em uma viagem de trem e ao perceber sua inocência decide se aproveitar disso.
Sofia – Muito ambiciosa, a esposa de Palha, seduz Rubião para alcançar seus objetivos.
Qual é o foco narrativo da obra Quincas Borba?
Essa história é narrada em terceira pessoa por um narrador onisciente. Isso significa que o narrador conhece todos os fatos e o que se passa na mente dos personagens. A narração nos apresenta a história através de um viés imparcial, isto é, que não toma a parte de nenhum lado.
Machado de Assis: conheça mais sobre o autor
Machado de Assis é um dos nomes mais importantes da Literatura Brasileira. Nascido em 1839, no Rio de Janeiro, Joaquim Maria Machado de Assis é filho de pai brasileiro e mãe nascida em Açores (domínio de Portugal naquela época).
A infância do autor não foi fácil, ele precisou enfrentar a perda de sua irmã mais nova e da mãe. Machado de Assis se dedicou ao jornalismo e à literatura. As obras de sua autoria são marcadas por seu humor ácido e pela sua forte crítica à vida colonial. Ele sempre buscou apresentar um retrato fiel da sociedade do período.
No decorrer do tempo se tornou influente, sendo o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras. Em 1908, Machado de Assis faleceu aos 69 anos de idade. Contudo, a sua obra se mantém viva e relevante até hoje. Um legado imensurável para a cultura do nosso país.
Gostou de saber mais sobre Quincas Borba e o seu autor Machado de Assis? Para conferir mais conteúdos como este e dicas para o Enem e o vestibular, acesse outros posts do blog do Hexag Medicina!